Pedro1993
Super Célula
Por aqui, o dia segue ameno, com 25.4ºC neste momento, e algumas nuvens dispersas.
mínima de 10.4ºC
mínima de 10.4ºC
Boas tardes
Vento moderado de oeste e céu quase limpo, apenas alguns cirrus. Bastantes kitesurfers a aproveitar o vento estável.
TA: 19ºC
HR: 75%
Máxima de 19,1ºC à volta das 14:40, mínima de 13,1ºC entre as 6:30 e as 7:00 (dados da Rua da Alemanha); 21,6ºC pelas 13:23 e 16,2ºC pelas 6:45 (dados da Rua da Bélgica).
Ao comparar as duas estações aqui do bairro sou levado a concluir que uma peca por excesso e a outra talvez ligeiramente por defeito, tendo ainda em conta outras estações na zona. A Rua da Bélgica está a apresentar a máxima bastante correlacionada com o momento da culminação quando o sol está descoberto, mas o aquecimento do ar atmosférico normalmente leva a máxima a só ser atingida uma a duas horas depois; falta-lhe um RS eficiente, possivelmente.
Há momentos o panorama da região quanto a vento e temperaturas era este:
A região de Lisboa apresenta frequentemente o efeito da brisa marítima que contorna toda a costa desde o Cabo da Roca ao estuário do Tejo. Mais para o interior o vento estabiliza na direcção geral de acordo com a situação sinóptica. Há uma zona intermédia onde coexistem direcções variáveis.
Desconhecia a existência dessas duas estações no nosso bairro, sempre me guiei por Nova Oeiras...
Excelente... Obrigado pela info vizinho.
Boas noites,
2 fotos tiradas ao final desta tarde.
Guincho
Cascais
que luz bonita na Cresmina! (que estranho sítio para testar o kite...)
O individuo tem andado por lá, já o vi uma serie de vezes, também não entendo o motivo de andar ali a experimentar o parapente.
A arriba tem pouco mais que 20 metros.
Uma duvida, na foto onde se ve o rasto a projectar sombra. O avião desloca-se a uma altitude superior às nuvens correcto ?É um parapente, tens razão, eu a dizer que era um kite mas realmente tem os fios muito curtos para kite. Deve ser estreante mas desconfio que ainda se magoa mais de uma altura tão pequena, se não apanhar o vento logo de feição.
Aqui em Carcavelos: 16,4ºC e 84%.
Céu com nuvens altas finas, Lua lá no alto, não vejo um halo como ontem.
Já agora, aqui está a história dos últimos dois dias para se ver a evolução enquanto não acontece algo meteorologicamente mais significativo. Nem sequer vi "barquinhos" embora poucas vezes observei.
Dia 29, 4ªfeira.
Amanhecer, cumulus muito humilis... talvez mesmo estratocumulus:
O céu do chuvisco efémero pela tarde:
Nuvens desconjuntadas ao fim da tarde:
Cumulus humilis/mediocris a revelar vento fraco à superfície mas mais intenso nos níveis baixos logo acima:
Para sul e sueste, muitos cirrus variados, e Lua:
Não houve cores ao pôr-do-sol:
À noite a Lua tinha um ténue halo 22º e uma coroa:
Ontem dia 30, 5ªfeira:
Azul resplandecente com o sol alto:
Depois cada vez mais cirrus e cirrostratus até que apareceu, já tarde, o inevitável halo.
Esta imagem é interessante pois nela se vê que os rastos de avião formavam-se a um nível diferente das nuvens que produziam o halo, projectando sobre elas uma sombra.
O halo resistiu pouco tempo, mesmo assim já foi notável ter aparecido com o sol tão baixo. Note-se como o rasto gerou cirrocumulus/altocumulus:
Para sueste, a entrada do ar húmido a grande altitude propiciou a formação de numerosos contrails:
A barra de altocumulus criada pelo rasto de avião cresceu ainda mais:
Estranha caligrafia no céu. A Lua vai andando...
As últimas cores do poente que se desvaneceram logo a seguir. Cirrus soprados pela forte corrente nos níveis altos, despedida de Abril:
Isto foi esticar o assunto... nota-se um ligeiro "formigueiro" pela expectativa da entrada do Maio que parece prometer ser interessante em termos meteorológicos.
Boa tarde. Sei já venho tarde, mas quero deixar-vos aqui uma imagem daquilo que se passou no último domingo de manhã. Esta é a linha de uma shelfcloud a entrar em terra. Espetacular!
Esta é a linha de uma shelfcloud a entrar em terra. Espetacular!
Uma duvida, na foto onde se ve o rasto a projectar sombra. O avião desloca-se a uma altitude superior às nuvens correcto ?
Outra duvida (de maçarico), o rasto é provocado pelo calor que sai do motor, que com a diferença de temperatura se condensa, o que não entendo é como este rasto dá origem a um alto/cirru cúmulo, a humidade que resulta do processo de condensação do calor gerado pelo motor é suficiente para gerar um cúmulo naquele nível da atmosfera ?