Seguimento Litoral Centro - Abril 2015



StormRic

Furacão
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23 Jun 2014
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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Vento moderado de oeste e céu quase limpo, apenas alguns cirrus. Bastantes kitesurfers a aproveitar o vento estável.
TA: 19ºC
HR: 75%


Máxima de 19,1ºC à volta das 14:40, mínima de 13,1ºC entre as 6:30 e as 7:00 (dados da Rua da Alemanha); 21,6ºC pelas 13:23 e 16,2ºC pelas 6:45 (dados da Rua da Bélgica).
Ao comparar as duas estações aqui do bairro sou levado a concluir que uma peca por excesso e a outra talvez ligeiramente por defeito, tendo ainda em conta outras estações na zona. A Rua da Bélgica está a apresentar a máxima bastante correlacionada com o momento da culminação quando o sol está descoberto, mas o aquecimento do ar atmosférico normalmente leva a máxima a só ser atingida uma a duas horas depois; falta-lhe um RS eficiente, possivelmente.

Há momentos o panorama da região quanto a vento e temperaturas era este:
WgUNKKt.jpg


A região de Lisboa apresenta frequentemente o efeito da brisa marítima que contorna toda a costa desde o Cabo da Roca ao estuário do Tejo. Mais para o interior o vento estabiliza na direcção geral de acordo com a situação sinóptica. Há uma zona intermédia onde coexistem direcções variáveis.
 

StormRic

Furacão
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23 Jun 2014
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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O céu tem vindo a ficar mais nublado por nuvens altas. Os poucos cirrus do início da tarde cobrem agora 5/8 e já incluem cirrostratus a tornarem-se mais espessos para oeste.

Curiosamente a anterior máxima já foi destronada, tendo chegado aos 20,2ºC por volta das 18h; desceu agora para 19,3ºC. A outra estação atingiu os 20,4ºC e está neste momento nos 20,1ºC.
Humidade relativa 74%/71%.

Vento moderado de oeste. Visibilidade tem melhorado ao longo do dia, a neblina é quase inexistente do lado de terra, vê-se muito bem a Arrábida.

Temperaturas às 18h:
Rn8pqkl.jpg
 
M

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Boas tardes

Vento moderado de oeste e céu quase limpo, apenas alguns cirrus. Bastantes kitesurfers a aproveitar o vento estável.
TA: 19ºC
HR: 75%


Máxima de 19,1ºC à volta das 14:40, mínima de 13,1ºC entre as 6:30 e as 7:00 (dados da Rua da Alemanha); 21,6ºC pelas 13:23 e 16,2ºC pelas 6:45 (dados da Rua da Bélgica).
Ao comparar as duas estações aqui do bairro sou levado a concluir que uma peca por excesso e a outra talvez ligeiramente por defeito, tendo ainda em conta outras estações na zona. A Rua da Bélgica está a apresentar a máxima bastante correlacionada com o momento da culminação quando o sol está descoberto, mas o aquecimento do ar atmosférico normalmente leva a máxima a só ser atingida uma a duas horas depois; falta-lhe um RS eficiente, possivelmente.

Há momentos o panorama da região quanto a vento e temperaturas era este:
WgUNKKt.jpg


A região de Lisboa apresenta frequentemente o efeito da brisa marítima que contorna toda a costa desde o Cabo da Roca ao estuário do Tejo. Mais para o interior o vento estabiliza na direcção geral de acordo com a situação sinóptica. Há uma zona intermédia onde coexistem direcções variáveis.

Desconhecia a existência dessas duas estações no nosso bairro, sempre me guiei por Nova Oeiras...
Excelente... Obrigado pela info vizinho.
 
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StormRic

Furacão
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23 Jun 2014
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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas noites,

2 fotos tiradas ao final desta tarde.

Guincho

Cascais

:thumbsup: que luz bonita na Cresmina! (que estranho sítio para testar o kite...:huh:)
O parque de estacionamento de Cascais dá uma boa vista do céu para oeste, também costumo tirar lá fotos :cheers:

A GoPro é óptima para abarcar o máximo de céu. ;)

A invasão de cirrus e outras nuvens altas e médias está relacionada com a chuva que vai pelo norte, ainda vai demorar um par de dias a chegar cá abaixo.
 
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StormRic

Furacão
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23 Jun 2014
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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O individuo tem andado por lá, já o vi uma serie de vezes, também não entendo o motivo de andar ali a experimentar o parapente.
A arriba tem pouco mais que 20 metros.

É um parapente, tens razão, eu a dizer que era um kite mas realmente tem os fios muito curtos para kite. Deve ser estreante mas desconfio que ainda se magoa mais de uma altura tão pequena, se não apanhar o vento logo de feição.

Aqui em Carcavelos: 16,4ºC e 84%.
Céu com nuvens altas finas, Lua lá no alto, não vejo um halo como ontem.

Já agora, aqui está a história dos últimos dois dias para se ver a evolução enquanto não acontece algo meteorologicamente mais significativo. Nem sequer vi "barquinhos" embora poucas vezes observei.

Dia 29, 4ªfeira.

Amanhecer, cumulus muito humilis... talvez mesmo estratocumulus:
wrwjS8Z.jpg


O céu do chuvisco efémero pela tarde:
ZG72syv.jpg


Nuvens desconjuntadas ao fim da tarde:
liYx3Jn.jpg


Cumulus humilis/mediocris a revelar vento fraco à superfície mas mais intenso nos níveis baixos logo acima:
U6bFnbS.jpg


Para sul e sueste, muitos cirrus variados, e Lua:
LLIkqW8.jpg


Não houve cores ao pôr-do-sol:
xtEW8yw.jpg


À noite a Lua tinha um ténue halo 22º e uma coroa:
a1UQMcj.jpg


Ontem dia 30, 5ªfeira:

Azul resplandecente com o sol alto:
urBCvGJ.jpg


Depois cada vez mais cirrus e cirrostratus até que apareceu, já tarde, o inevitável halo.
Esta imagem é interessante pois nela se vê que os rastos de avião formavam-se a um nível diferente das nuvens que produziam o halo, projectando sobre elas uma sombra.
e8Y9u7k.jpg


O halo resistiu pouco tempo, mesmo assim já foi notável ter aparecido com o sol tão baixo. Note-se como o rasto gerou cirrocumulus/altocumulus:
lYb7wQk.jpg


Para sueste, a entrada do ar húmido a grande altitude propiciou a formação de numerosos contrails:
WhRopw9.jpg


A barra de altocumulus criada pelo rasto de avião cresceu ainda mais:
K1Pl0Zh.jpg


Estranha caligrafia no céu. A Lua vai andando...
gmFBRjp.jpg


As últimas cores do poente que se desvaneceram logo a seguir. Cirrus soprados pela forte corrente nos níveis altos, despedida de Abril:
lb9sdSO.jpg



Isto foi esticar o assunto... nota-se um ligeiro "formigueiro" pela expectativa da entrada do Maio que parece prometer ser interessante em termos meteorológicos.
 

ruival

Cirrus
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5 Ago 2012
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Lisboa
É um parapente, tens razão, eu a dizer que era um kite mas realmente tem os fios muito curtos para kite. Deve ser estreante mas desconfio que ainda se magoa mais de uma altura tão pequena, se não apanhar o vento logo de feição.

Aqui em Carcavelos: 16,4ºC e 84%.
Céu com nuvens altas finas, Lua lá no alto, não vejo um halo como ontem.

Já agora, aqui está a história dos últimos dois dias para se ver a evolução enquanto não acontece algo meteorologicamente mais significativo. Nem sequer vi "barquinhos" embora poucas vezes observei.

Dia 29, 4ªfeira.

Amanhecer, cumulus muito humilis... talvez mesmo estratocumulus:
wrwjS8Z.jpg


O céu do chuvisco efémero pela tarde:
ZG72syv.jpg


Nuvens desconjuntadas ao fim da tarde:
liYx3Jn.jpg


Cumulus humilis/mediocris a revelar vento fraco à superfície mas mais intenso nos níveis baixos logo acima:
U6bFnbS.jpg


Para sul e sueste, muitos cirrus variados, e Lua:
LLIkqW8.jpg


Não houve cores ao pôr-do-sol:
xtEW8yw.jpg


À noite a Lua tinha um ténue halo 22º e uma coroa:
a1UQMcj.jpg


Ontem dia 30, 5ªfeira:

Azul resplandecente com o sol alto:
urBCvGJ.jpg


Depois cada vez mais cirrus e cirrostratus até que apareceu, já tarde, o inevitável halo.
Esta imagem é interessante pois nela se vê que os rastos de avião formavam-se a um nível diferente das nuvens que produziam o halo, projectando sobre elas uma sombra.
e8Y9u7k.jpg


O halo resistiu pouco tempo, mesmo assim já foi notável ter aparecido com o sol tão baixo. Note-se como o rasto gerou cirrocumulus/altocumulus:
lYb7wQk.jpg


Para sueste, a entrada do ar húmido a grande altitude propiciou a formação de numerosos contrails:
WhRopw9.jpg


A barra de altocumulus criada pelo rasto de avião cresceu ainda mais:
K1Pl0Zh.jpg


Estranha caligrafia no céu. A Lua vai andando...
gmFBRjp.jpg


As últimas cores do poente que se desvaneceram logo a seguir. Cirrus soprados pela forte corrente nos níveis altos, despedida de Abril:
lb9sdSO.jpg



Isto foi esticar o assunto... nota-se um ligeiro "formigueiro" pela expectativa da entrada do Maio que parece prometer ser interessante em termos meteorológicos.
Uma duvida, na foto onde se ve o rasto a projectar sombra. O avião desloca-se a uma altitude superior às nuvens correcto ?
Outra duvida (de maçarico), o rasto é provocado pelo calor que sai do motor, que com a diferença de temperatura se condensa, o que não entendo é como este rasto dá origem a um alto/cirru cúmulo, a humidade que resulta do processo de condensação do calor gerado pelo motor é suficiente para gerar um cúmulo naquele nível da atmosfera ?
 

Garcia

Cumulus
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5 Jan 2014
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Santa Bárbara (Lourinhã)
Boa tarde. Sei já venho tarde, mas quero deixar-vos aqui uma imagem daquilo que se passou no último domingo de manhã. Esta é a linha de uma shelfcloud a entrar em terra. Espetacular!
E7g12sJ.jpg

bem apanhado.. :thumbsup:
ora visto que levei com isso praticamente em cima, e visto que também estavas relativamente perto, essa foto foi tirada de onde? Santa Cruz? Praia Azul? :)
é que esse gradeamento de madeira até me parece familiar.. :intrigante:
 
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StormRic

Furacão
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23 Jun 2014
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Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta é a linha de uma shelfcloud a entrar em terra. Espetacular!

:w00t: Espectacular sem dúvida! Obrigado pela captura e partilha, muito boa a foto!:thumbsup:

Uma duvida, na foto onde se ve o rasto a projectar sombra. O avião desloca-se a uma altitude superior às nuvens correcto ?
Outra duvida (de maçarico), o rasto é provocado pelo calor que sai do motor, que com a diferença de temperatura se condensa, o que não entendo é como este rasto dá origem a um alto/cirru cúmulo, a humidade que resulta do processo de condensação do calor gerado pelo motor é suficiente para gerar um cúmulo naquele nível da atmosfera ?


Off-topic:
Sim, está mais alto, dado que o sol ainda está alto não podia iluminar os dois níveis por baixo, logo o rasto está acima da camada de cirrostratus. Nota-se até que há três níveis de nuvens altas sobre as quais se projecta a sombra, sendo o mais alto o de cirrus uncinus e os outros de cirrostratus.

O alastramento do rasto implica que há humidade suficiente, 60% pelo menos, naqueles níveis da atmosfera. A temperatura deve ser inferior a cerca de -36ºC. A estas altitudes (normalmente superiores a 8 Km) o vapor de água necessita de um processo para despoletar a condensação e as partículas expelidas pelos reactores actuam neste sentido. Portanto, o primeiro rasto é o próprio vapor de água que é um produto da combustão nos reactores a condensar, assim que no meio do ar àquelas baixas temperaturas arrefece o suficiente. Esta formação pode ser bastante rápida, e também durar pouco tempo se o ar ambiente estiver suficientemente seco (o rasto volta a evaporar-se ao expandir-se). Já o alastramento em nuvem necessita da tal humidade elevada e resulta da condensação do vapor de água da própria atmosfera (o vapor de água expelido pelos reactores nunca seria suficiente para gerar tão grande extensão de nuvens) por acção das partículas funcionando como núcleos de condensação e deposição.

Neste artigo está a explicação mais completa da qual traduzi em resumo: http://en.wikipedia.org/wiki/Contrail
 
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