Seguimento Litoral Centro - Abril 2018

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Que gigante! :w00t: Nunca tinha visto uma tão grande! Há mais assim por aí ou é a excepção? Devia estar protegida :cool:

Por aqui a manhã acordou já com o chão molhado, ao mesmo tempo vai caíndo uma morrinha.

Que eu me lembre, também nunca tinha visto uma amendoeira deste tamanho, creio que ele deve ter mais de 7 metros de altura, e o seu tronco completamente rugoso.
Creio que ele não deve ter qualquer tipo de protecção, ela estava já dentro de um silvado que foi limpo á pouco tempo.
E mesmo velhinha ainda continua a produzir amendoas.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Por aqui a manhã acordou já com o chão molhado, ao mesmo tempo vai caíndo uma morrinha.

Que eu me lembre, também nunca tinha visto uma amendoeira deste tamanho, creio que ele deve ter mais de 7 metros de altura, e o seu tronco completamente rugoso.
Creio que ele não deve ter qualquer tipo de protecção, ela estava já dentro de um silvado que foi limpo á pouco tempo.
E mesmo velhinha ainda continua a produzir amendoas.
Estive a consultar o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público do ICNF e não há nada registado no concelho de Torres Novas. Caso não conheças, podes verificar aqui:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresPesquisa

E uma vez que qualquer pessoa pode sugerir uma árvore ou arvoredo para classificação, não tem de ser sequer o proprietário, força aí! Contacta o ICNF que eles mandam lá alguém para ver se merece ser classificada ou não. Contacto no final da página:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/aip/aip-condiciona-vantagens-classificacao
:D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estive a consultar o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público do ICNF e não há nada registado no concelho de Torres Novas. Caso não conheças, podes verificar aqui:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresPesquisa

E uma vez que qualquer pessoa pode sugerir uma árvore ou arvoredo para classificação, não tem de ser sequer o proprietário, força aí! Contacta o ICNF que eles mandam lá alguém para ver se merece ser classificada ou não. Contacto no final da página:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/aip/aip-condiciona-vantagens-classificacao
:D

Eu lembro-me de no ano passado ter consultado esses dados, e acho que também não tinha encontrado também registo de algumas árvores aqui na minha área mais próxima.
A árvore em questão não se situa no concelho de Torres Novas, mas sim na freguesia de Casével, concelho de Santarém.
Sim, tenho de fazer isso, pois também queria que o ICNF viesse calssificar uma outra árvore que é uma oliveira, no terreno que eu tenho arrendado, deve ter á volta de uns 700 anos.

32091033170_98b1a8557b.jpg


Esta foto foi de á 2 anos atrás, quando ainda não tinha sido podado, pois ela agora já estão "vestida", novamente e pronta a produzir cerca de uns 300 quilos de azeitona, como é o habitual.

Os aguaceiros fracos continuam.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Morrinha persistente durante toda a manhã, tudo bem encharcado Acumulado de 1.8mm , vamos ver se o que se avista no radar ainda deixa mais qualquer coisa, antes do início de uma semana
primaveril

16.9 °c

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

1,3 mm
14,4ºC


Deixo um registo de ontem no vale da ribeira das Vinhas, Cascais.
Embora na foto não se perceba o caudal é bem elevado, ao ponto de se ouvir a ribeira na estrada por cima do vale, na zona das Varandas de Cascais, impressionante.



Offtopic:
No outro dia encontrei uma foto tremendamente antiga do polo de captação de águas do Pisão.Hoje em dia é um sistema certamente moderno, mas em 1934 era assim.

 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Eu lembro-me de no ano passado ter consultado esses dados, e acho que também não tinha encontrado também registo de algumas árvores aqui na minha área mais próxima.
A árvore em questão não se situa no concelho de Torres Novas, mas sim na freguesia de Casével, concelho de Santarém.
Sim, tenho de fazer isso, pois também queria que o ICNF viesse calssificar uma outra árvore que é uma oliveira, no terreno que eu tenho arrendado, deve ter á volta de uns 700 anos.

32091033170_98b1a8557b.jpg


Esta foto foi de á 2 anos atrás, quando ainda não tinha sido podado, pois ela agora já estão "vestida", novamente e pronta a produzir cerca de uns 300 quilos de azeitona, como é o habitual.

Os aguaceiros fracos continuam.
Bom, também não há nada classificado em Casével, está aí a tua deixa... :D

Quanto à oliveira, pensa bem, pois depois de classificada não lhe podes fazer nada sem a autorização do ICNF.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom, também não há nada classificado em Casével, está aí a tua deixa... :D

Quanto à oliveira, pensa bem, pois depois de classificada não lhe podes fazer nada sem a autorização do ICNF.

Eu só estou á espera que os herdeiros do terreno venham de França, para assinarmos a escritura do terreno, a minha ideia é mesmo proteger a oliveira, pois é uma das maiores aqui da localidade e arredores.
A mesma oliveira, é apreciada por muitas pessoas que passam na estrada e param só para lhe tirar fotografias.
Eu creio que ainda existe muitos mais exemplares de árvores aqui na região, mesmo muito antigos, é só uma questão de procurar bem com atenção.
Mas sim de facto no distrito de Santarém só existe 20 árvores protegidas pelo ICNF.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mínima: 11,8ºC
Máxima: 17,4ºC
Acumulado: 4,8 mm

Dia de céu nublado com chuva fraca, que foi diminuindo de frequência ao longo da tarde. O vento foi nulo durante todo o dia.

T. Atual: 15,2ºC
HR: 59%
Vento: Nulo
 
Última edição: