Seguimento Litoral Centro - Abril 2018

Que gigante! :w00t: Nunca tinha visto uma tão grande! Há mais assim por aí ou é a excepção? Devia estar protegida :cool:

Por aqui a manhã acordou já com o chão molhado, ao mesmo tempo vai caíndo uma morrinha.

Que eu me lembre, também nunca tinha visto uma amendoeira deste tamanho, creio que ele deve ter mais de 7 metros de altura, e o seu tronco completamente rugoso.
Creio que ele não deve ter qualquer tipo de protecção, ela estava já dentro de um silvado que foi limpo á pouco tempo.
E mesmo velhinha ainda continua a produzir amendoas.

Por aqui a manhã acordou já com o chão molhado, ao mesmo tempo vai caíndo uma morrinha.

Que eu me lembre, também nunca tinha visto uma amendoeira deste tamanho, creio que ele deve ter mais de 7 metros de altura, e o seu tronco completamente rugoso.
Creio que ele não deve ter qualquer tipo de protecção, ela estava já dentro de um silvado que foi limpo á pouco tempo.
E mesmo velhinha ainda continua a produzir amendoas.
Estive a consultar o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público do ICNF e não há nada registado no concelho de Torres Novas. Caso não conheças, podes verificar aqui:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresPesquisa

E uma vez que qualquer pessoa pode sugerir uma árvore ou arvoredo para classificação, não tem de ser sequer o proprietário, força aí! Contacta o ICNF que eles mandam lá alguém para ver se merece ser classificada ou não. Contacto no final da página:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/aip/aip-condiciona-vantagens-classificacao
:D

Estive a consultar o Registo Nacional do Arvoredo de Interesse Público do ICNF e não há nada registado no concelho de Torres Novas. Caso não conheças, podes verificar aqui:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/ArvoresPesquisa

E uma vez que qualquer pessoa pode sugerir uma árvore ou arvoredo para classificação, não tem de ser sequer o proprietário, força aí! Contacta o ICNF que eles mandam lá alguém para ver se merece ser classificada ou não. Contacto no final da página:
http://www2.icnf.pt/portal/florestas/aip/aip-condiciona-vantagens-classificacao
:D

Eu lembro-me de no ano passado ter consultado esses dados, e acho que também não tinha encontrado também registo de algumas árvores aqui na minha área mais próxima.
A árvore em questão não se situa no concelho de Torres Novas, mas sim na freguesia de Casével, concelho de Santarém.
Sim, tenho de fazer isso, pois também queria que o ICNF viesse calssificar uma outra árvore que é uma oliveira, no terreno que eu tenho arrendado, deve ter á volta de uns 700 anos.

32091033170_98b1a8557b.jpg

Esta foto foi de á 2 anos atrás, quando ainda não tinha sido podado, pois ela agora já estão "vestida", novamente e pronta a produzir cerca de uns 300 quilos de azeitona, como é o habitual.

Os aguaceiros fracos continuam.

Última edição:
Morrinha persistente durante toda a manhã, tudo bem encharcado Acumulado de 1.8mm , vamos ver se o que se avista no radar ainda deixa mais qualquer coisa, antes do início de uma semana
primaveril

16.9 °c

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boas,

1,3 mm
14,4ºC

Deixo um registo de ontem no vale da ribeira das Vinhas, Cascais.
Embora na foto não se perceba o caudal é bem elevado, ao ponto de se ouvir a ribeira na estrada por cima do vale, na zona das Varandas de Cascais, impressionante.

Offtopic:
No outro dia encontrei uma foto tremendamente antiga do polo de captação de águas do Pisão.Hoje em dia é um sistema certamente moderno, mas em 1934 era assim.

Eu lembro-me de no ano passado ter consultado esses dados, e acho que também não tinha encontrado também registo de algumas árvores aqui na minha área mais próxima.
A árvore em questão não se situa no concelho de Torres Novas, mas sim na freguesia de Casével, concelho de Santarém.
Sim, tenho de fazer isso, pois também queria que o ICNF viesse calssificar uma outra árvore que é uma oliveira, no terreno que eu tenho arrendado, deve ter á volta de uns 700 anos.

32091033170_98b1a8557b.jpg

Esta foto foi de á 2 anos atrás, quando ainda não tinha sido podado, pois ela agora já estão "vestida", novamente e pronta a produzir cerca de uns 300 quilos de azeitona, como é o habitual.

Os aguaceiros fracos continuam.
Bom, também não há nada classificado em Casével, está aí a tua deixa... :D

Quanto à oliveira, pensa bem, pois depois de classificada não lhe podes fazer nada sem a autorização do ICNF.

Bom, também não há nada classificado em Casével, está aí a tua deixa... :D

Quanto à oliveira, pensa bem, pois depois de classificada não lhe podes fazer nada sem a autorização do ICNF.

Eu só estou á espera que os herdeiros do terreno venham de França, para assinarmos a escritura do terreno, a minha ideia é mesmo proteger a oliveira, pois é uma das maiores aqui da localidade e arredores.
A mesma oliveira, é apreciada por muitas pessoas que passam na estrada e param só para lhe tirar fotografias.
Eu creio que ainda existe muitos mais exemplares de árvores aqui na região, mesmo muito antigos, é só uma questão de procurar bem com atenção.
Mas sim de facto no distrito de Santarém só existe 20 árvores protegidas pelo ICNF.

Boa Tarde

Mínima: 11,8ºC
Máxima: 17,4ºC
Acumulado: 4,8 mm

Dia de céu nublado com chuva fraca, que foi diminuindo de frequência ao longo da tarde. O vento foi nulo durante todo o dia.

T. Atual: 15,2ºC
HR: 59%
Vento: Nulo

Última edição: