dia com muitas nuvens e tempo abafado, o vento marca presença vindo de norte com rajadas de 22 km/h, rajada máxima até agora de 29 km/h.
20.8ºC com 64% de HR e 1011 hPa
Boa tarde, céu com cirrus e cirrostratus espessos mas de cobertura variável.
A apresentação do sistema nubloso associado ao centro depressionário é interessante, ciclogénese em marcha. A franja de precipitação fraca atinge agora o barlavento, ainda sem registo de acumulados por lá:
A corrente de Leste que se enrola à volta do centro gerou uma frente quente, a análise das 6h assinala-a:
A essa hora o aspecto da nebulosidade ainda não mostrava o enrolamento em espiral tão alargado e previsto na carta de prognóstico para as 12utc (13h):
Há alguma carga de poeiras do Sahara arrastada pela circulação em torno do centro depressionário. Pode esperar-se precipitação com lama, a deposição prevista é bastante importante (acima dos 100 mg/m2 em 3h de acumulação entre as 16h e as 19h) especialmente na região Sul:
Dia D, dia de transição meteorológica Dias consecutivos de muita instabilidade , CAPE muito acima dos 1000 é bem representativo disso
Por agora 20.5ºc ,e vento moderado de SW! Mais logo ao final de tarde/noite talvez já tenhamos alguma precipitação, mas os próximos dias são muito prometedores
A intensidade do eco de radar do segmento da frente em aproximação à RLC aumentou na última hora, já se espera chuva pelo menos moderada em alguns pontos:
Na imagem de satélite/massas de ar esse segmento é o que apresenta temperatura mais baixa/maior altitude dos topos das nuvens:
A rotação de SE em torno do centro pode no entanto levar essa parte da frente para NW, apesar da deriva para Norte, sem atingir a RLC.