Seguimento Litoral Centro - Abril 2018



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Por aqui dia de Verão com 24.3°c de máxima ,nortada moderada, e com uma rajada máxima de 28km/h! Ou seja, um dia muito agradável

Sigo com 15.7°c, e espero que o panorama mude, porque este Abril sim, já tem muitas semelhanças com Abril de 2017 , e isto muitos dias seguidos já não é nada bom! Supostamente estamos na Primavera, mas não parece nada

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Isto está a ganhar proporções algo perigosas. Rajada de 93 km h. A estação já está a contar precipitação devido ao vento, nunca tinha acontecido.
Estou neste momento com rajadas de 100 km/h na boa.

As diferenças para aqui são tão abismais, que parece que estas a 300 ou 400klm de distância, incrível!

Que corra tudo bem

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As diferenças para aqui são tão abismais, que parece que estas a 300 ou 400klm de distância, incrível!

Que corra tudo bem

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Verdade, isto é um fenómeno local daí os registos brutais, mas hoje está a passar as marcas. Infelizmente não há mais membros nesta zona e sou sempre dos poucos a reportar estes vendavais extremos. Obrigado. Esta zona tem algum poder de encaixe, mas lá está não há milagres, possivelmente é a noite com mais nortada dos últimos 6 ou 7 anos, é obra.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Verdade, isto é um fenómeno local daí os registos brutais, mas hoje está a passar as marcas. Infelizmente não há mais membros nesta zona e sou sempre dos poucos a reportar estes vendavais extremos.
Dos fenómenos mais localizados que conheço no nosso Pais, merecia um estudo muito profundo, acho que só o efeito topográfico da serra de Sintra não explica tudo

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Explica muito, pois do lado de lá da serra não existe quase vento nenhum.
A vento ganha força ao descer a vertente sul, o facto estar perto do ponto ocidental também ajuda.
Já cheguei apanhar mais vento à cota 250 do que a cota 400 Mts, por exemplo. Isto é muito complexo para os modelos preverem.
Há alguns estudos cheguei a partilhar aqui no fórum.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Dos fenómenos mais localizados que conheço no nosso Pais, merecia um estudo muito profundo, acho que só o efeito topográfico da serra de Sintra não explica tudo

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Há uns tempos, ainda se falou aqui pelo fórum em fazer um crowdfunding e apostar numa estação meteorológica naquela zona. Tenho a certeza que seriam obtidos registos de fazer inveja aos do IPMA e uma boa oportunidade para se estudar melhor este assunto.

Por aqui tudo tranquilo, a rajada máxima ficou-se pelos 42km/h.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Na Peninha devem andar pelos 100km/h ? O arpėge acertou em cheio na previsão.

Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk

@criz0r 100 km/h tenho eu aqui na minha rua. lol
O Arpege falhou pois para eu ter 100 km/h aqui, houve rajadas de 120 km/h noutra localidades.
Compreendo que surja logo na cabeça a Peninha, mas acho fabuloso uma estação à cota 78 mts registar rajadas de 93 km/h , 97 km/h e 98 km/h.
Na Peninha até pode não estar tão extremo, pois esta la nevoeiro cerrado devido ao capacete, por vezes as cotas abaixo é que levam forte e feio. Um dia que a malta se reúna para as medições irás perceber melhor isso. :thumbsup:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@jonas_87 sim é verdade, o Arpége colocou ontem uma previsão de rajadas até 80km/h mas essa zona continua ser um autêntico quebra-cabeças para os modelos.
Não sei se não será mesmo um fenómeno único no nosso País ou pelo menos desconheço outro local que seja tão propício a nortadas desse calibre.
A ultima vez que estive ai perto, foi precisamente num dia de vento forte e tive dificuldade em segurar o carro na A5. Era com cada guinada de lado..