Bom dia. Por Cacilhas, chove moderado e certinho por enquanto. Acordei há pouco com chuva forte e rajadas de vento. Por enquanto,ainda nada de trovoada.
Estranhamente, as últimas descargas já ocorreram há mais de uma hora, e correspondem à frente que ainda está a umas boas dezenas de quilómetros da costa oeste. Esta foi a mais potente: 223 kA às 2:13 utc. Embora os alinhamentos de células sejam preferencialmente Sul-Norte, o movimento é para N/NNE. O eixo Setúbal/Palmela/Montijo com células laranja.
Entretanto parou de chover, mas mesmo assim foram 10,7 mm e hora e meia de chuva contínua. Não tarda muito deverá voltar a chover... Entretanto acho que vou dormir. Até amanhã...
Imagem de satélite bem composta, frente com boa actividade e células a nascerem de Sul: A actividade eléctrica, no entanto, parece ter cessado em todo o lado. A última DEA registada pelo IPMA foi há quase hora e meia, a 80 Km a oeste de Cascais.
O IPMA não está, portanto, a registar tudo. Estava realmente a parecer-me estranho, com ecos laranja e tanta célula.
E eu a pensar que iria conseguir dormir... Qual quê? Voltou a chover, com curtos períodos de abrandamento! Sigo com 11,9 mm. Há pouco também ouvi um trovão longínquo...
Quatro descargas a NE de Alcochete, não dei por elas aqui da Póvoa. A última foi há 8 minutos, 3h44 utc: 87 kA