Seguimento Litoral Centro - Abril 2020



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,064
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Isto é que foi um dia em grande!
O acumulado total ainda subiu mais um pouco, chegando aos 19,3 mm. Choveu quase o dobro que em fevereiro só hoje... :rain:
Ainda caiu granizo, embora muito fino e praticamente invisível (apenas vi o granizo devido aos resguardos pretos da varanda). :surprise:

Dados de hoje:

Charneca de Caparica
Máx: 13,8°C
Mín: 7,3°C
Prec: 19,3 mm

Corroios
Máx: 12,6°C
Mín: 8,1°C

Agora estão 8,1°C e céu limpo. :)
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
893
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Confirmo o aguaceiro de granizo por volta das 18h na zona de Sintra, com a temperatura a cair aos 8,7ºC durante este aguaceiro.

Acumulados no Concelho:
Algueirão - 11,7 mm
Belas (Serra da Carregueira) - 20,1 mm
Galamares - 24,9 mm
Mucifal - 23,6 mm
Pêro Pinheiro - 11,7 mm
Magoito - 10,2 mm
Acrescento 17,6 mm em Nafarros.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,741
Local
Loures
Ficam aqui umas fotos da célula que causou bastante granizo em alguns locais na zona de Sintra no final da tarde.


IMG_0006-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr

Era muito complicado incluir a célula toda numa só fotografia, como podem ver na 1ª foto. Portanto, montei várias panorâmicas com fotos tiradas na vertical, e fiz ainda uma panorâmica vertical com fotos horizontais. Nas panorâmicas a célula pode parecer pequena, mas a "amplitude" nas panorâmicas vai desde sensivelmente os 200º até aos 310º, enquanto que em apenas uma foto a amplitude ia apenas de 220º a 280º (sensivelmente metade). Talvez esta brincadeira no paint ajude a explicar :D A verde o campo de visão de apenas uma foto (na horizontal), a verde o campo de visão das panorâmicas (tiradas na vertical).

jJoZLeK.png


Vamos às fotos.

[/url
]IMG_9950-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

IMG_9983-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

A tal panorâmica na vertical.
Junção de 5 fotos tiradas na horizontal, umas em cima das outras.

IMG_0006-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

IMG_0022-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

IMG_0034-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr
https://flic.kr/p/2iL3ppa
Tenho outras fotografias da célula quando passou para o quadrante Este, na minha opinião bem mais interessantes, mas o meu computador está cada vez mais lento a processar as fotos e não consegui ter tudo pronto hoje. Vamos ver se amanhã consigo.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Depois da rega excelente de ontem eis que o dia nasce com um sol radioso. :cool:
Ontem choveu bem mais do que estava à espera, as estações meteorológicas amadoras aqui da zona, registaram em média 20 mm de precipitação, excelente! :)

Deixo aqui umas fotos do final do dia!

0d9B4gV.jpg

W8G4cmc.jpg

HxDcbNH.jpg

NQAnx3p.jpg

eNDyxLg.jpg


Wjtu3At.jpg

FSoqgdd.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Ontem ao final da tarde, já depois do tempo abrir, ainda houve um aguaceiro de granizo.

Já depois da célula passar, pareceu-me ver alguma rotação, mas pode ter sido sugestão, não tenho a certeza. A célula tinha uma eco laranja no radar e quando já se afastava tirei-lhe esta foto:


bd67dcbf5601ef76af4e93fda9c2ad4c.jpg



Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,326
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Hoje o céu limpou, apenas alguns estratocumulus apareciam ao longe.
Ligeira subida da temperatura, 17,9ºC e 48% foi o registado na rua pelas 16h (15h utc).
Ainda vento de NW, até 20 Km/h aproximadamente.

Ficam dois registos de ontem, ao poente/crepúsculo mo miradouro do costume (Salvação, Santa Iria de Azóia).

Neste time-lapse 4K é possível percebermos a localização do centro do núcleo depressionário, na altura localizado perto de Peniche, a NW deste ponto de observação. As nuvens mais distantes deslocam-se de ENE, as próximas de W:
9yi1tqa.jpg

8ptlVwg.jpg




Vídeo FHD, montagem de vários segmentos, acelerado 32 vezes, para Sul: