Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Algumas imagens ainda do dia 1.

Para ENE (Coruche), entre as 17:06 e as 17:49 utc




7Aisf7C.jpg


JLa1x8s.jpg


Y0qlf1I.jpg


K380n2h.jpg



Para SSE (Alcochete), cerca das 18:40 utc

FxqkAmK.jpg


JEizBBx.jpg


3nSJzMF.jpg


dSQ6u3u.jpg

Muito mais fotogénico esse céu do que o de nimbostratos sensaborões de hoje.:D
Belas fotos as usual! :thumbsup:
_______________

A estação voltou a estar on a partir do meio da tarde, logo 0 mm de acumulação visto que nem sequer choveu a partir daí, mas com o que o que choveu antes disso duvido que acumulasse. :lol:

Céu muito nublado, e tempo ameno devido ao vento de S/SW, 18ºC.
 
Última edição:


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa tarde ao fórum. O vento de SO sopra fresco e moderado aqui pelo Feijó e já traz consigo cheiro de chuva e maresia, o que é bastante agradável. :)

Há cerca de 1h vi-me forçado a ter de sair para ir fazer algumas compras a um supermercado próximo já que neste momento tenho 3 gerações debaixo do mesmo tecto, e fiquei de certa forma encantado com o bailado aéreo das andorinhas rente ao solo, despreocupadamente voando à volta das nossas pernas como se nem ali estivéssemos, e de facto só eu estava na rua naquele momento. Fez-me voltar aos tempos de infância na zona da Cova da Piedade quando a minha avó me dizia que quando as visse a voar baixinho era sinal de chuva e tinha de voltar para casa deixando a brincadeira na rua para trás.

Por esta altura 18,5ºC, 68% de humidade relativa e pressão nos 1010hpa. Venha de lá essa chuvinha que é bem precisa.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois daqueles chuviscos, pouco mais caiu. O céu continuou nublado, a chuva nem vê-la... Amanhã, pelo menos, teremos chuva bem distribuída por todo o país, com acumulados entre 10 e 30 mm. Isso esperemos nós! ;)

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 18,8°C
Mín: 9,8°C
Prec: 0,1 mm

Corroios
Máx: 19,3°C
Mín: 10,3°C

Agora estão 16,8°C e céu nublado, com a pressão a descer bem. :surprise:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de alguns aguaceiros que cairam neste final de tarde, a noite segue bem cinzenta, e ouvi agora passar um bando de gaivotas, o que não é muito normal, por estas bandas.
Vai valendo as muitas dezenas de pirilampos para iluminar esta noite.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
E depois de alguns aguaceiros que cairam neste final de tarde, a noite segue bem cinzenta, e ouvi agora passar um bando de gaivotas, o que não é muito normal, por estas bandas.
Vai valendo as muitas dezenas de pirilampos para iluminar esta noite.

pirilampo em Abril? Também não é normal, pelo menos na minha zona é coisa de Junho...
Por aqui nada...nem um pingo
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Dia ameno com céu muito nublado, apresentando-se com algumas abertas no final do dia.
Ocorreram alguns aguaceiros fracos/dispersos ao inicio da tarde, mas apenas molharam o chão. A maior da parte dos ecos no radar eram virga...
O vento soprou moderado de SW, por vezes temporariamente forte e com rajadas pontuais a partir do final da manhã, enfraquecendo bastante agora no final do dia.
Em principio, amanhã é que deverá chover bem :rain:

Extremos de hoje: 9,4ºC / 19,1ºC

T. Atual: 16,6ºC
HR: 80%
Vento: SW / 2,2 Km/h
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
pirilampo em Abril? Também não é normal, pelo menos na minha zona é coisa de Junho...
Por aqui nada...nem um pingo

Verdade, muitas dezenas de pirilampos, a sobrevoarem os campos, aqui em redor, mesmo em zonas de influencia, dos candeeiros da estrada, já começa a ser um ritual isto acontecer em dias que antecedem a chuva, pois já aconteceu na semana passada.
Deixo a foto, de um que estava pousado, hoje mesmo.

20200404-204617.jpg
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
lindos!! Mas acho que deve ser uma espécie diferente da que eu estou habituado. os daqui aparecem em noites calmas de Inicio de Verão...

Verdade, muitas dezenas de pirilampos, a sobrevoarem os campos, aqui em redor, mesmo em zonas de influencia, dos candeeiros da estrada, já começa a ser um ritual isto acontecer em dias que antecedem a chuva, pois já aconteceu na semana passada.
Deixo a foto, de um que estava pousado, hoje mesmo.

20200404-204617.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
lindos!! Mas acho que deve ser uma espécie diferente da que eu estou habituado. os daqui aparecem em noites calmas de Inicio de Verão...

Tens, aqui um tópico, onde, fazemos os avistamento, e com mais detalhes sobre estes seres que cada estão mais ameaçados, este estava com a luz sempre ligada, não piscava, como tantos outros que observei no mesmo momento.
Tendo em conta que as noite ainda estão bem fresca, e húmidas devido ao orvalho, de facto, em noite mais amenas, como falas-te observam também com mais intensidade.

https://www.meteopt.com/forum/topico/vaga-lumes-de-portugal.2213/pagina-28
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite pessoal.
Por aqui sigo com 16.3ºc e 85%HR. O vento perdeu um pouco de força após as 22.
O resumo do dia foi o seguinte.

Resumo diário
04-04-2020 (Sábado)
Vento Max: 50 km/h SE
Temperatura: 19.0°c | 12.2°c
Humidade: 86% | 65%
Pressão: 1011.1 hPa | 1008.0 hPa
Chuva:0.0 mm Rate Max. 0.0 mm/h
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acabei de ser acordado por chuva muito forte na Amadora .

Se continuar assim muito mais tempo vai provocar pequenas inundações nos locais habituais.

Sim, aqui na Póvoa chegou essa linha de instabilidade, corre a água na rua como não via há muitas semanas, diria mesmo meses.
Esta oclusão traz bastante mais precipitação, em linhas oblíquas à frente:
Pu7Uh4x.jpg


mbm4NlA.jpg


OWzzoZj.jpg


O movimento, tal como desde o poente, mantém-se de Sul/SSE nos níveis baixos mas de SW nos níveis médios:


 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia ! Hoje SIm já chove :rain:! Ontem foram só uns chuviscos e vento.
Segundo as estações meteorológicas amadoras, a do @Ricardo Carvalho leva 12mm, a do @vortex leva 13,5mm, a da Quinta do Anjo leva 13mm.