Uma coisa que achei curiosa hoje foi o seguinte: de tarde apanhei o comboio da fertagus para Setúbal, e tanto no caminho de ida como no caminho de volta, as variações de temperatura ao longo das estações eram bastante consideráveis.
Quando saí de Corroios estavam 37ºC (este valor era acusado na minha estação e nos painéis informativos dos comboios), eram mais ou menos 15h. Até Penalva a temperatura foi sempre subindo, tendo chegado aos 39ºC pouco antes de chegar a esta estação.
A partir daqui foi sempre a descer, por exemplo no Pinhal Novo só estavam 35ºC, em Palmela 33ºC e em Setúbal, para meu espanto, 31ºC. Estes 31ºC foram mostrados nos painéis e também em dois termómetros daqueles exteriores das farmácias, portanto penso que esta temperatura registada terá alguma fiabilidade.
Quando pensei eu que ia sair do comboio em Setúbal e apanhar
um bafo daqueles, afinal estava fresquinho. E não havia vento.

E notava-se mesmo que estava um tempo fresco e com mais humidade no ar.
Alguma razão em especial para, Setúbal que costuma ser tão quente nestes eventos assim, ter sido
possivelmente a zona mais fresca de todo o percurso? Está bem que Setúbal é ao pé do rio, o que por vezes ajuda, se houver alguma brisa, o que não era o caso de hoje. E ainda por cima, estes 31ºC foram observados numa zona totalmente urbana e abrigada, no meio de prédios e ruas, e os termómetros das farmácias estavam ambos
ao sol. É que nem à sombra estavam...
Sei que a fiabilidade dos termómetros através dos quais tirei estas informações vale o que vale, mas mesmo assim fiquei bastante espantado com estas medições que fui observando.
Não sei se mais tarde este post será removido deste tópico e colocado noutro lado, mas de qualquer maneira fica aqui a minha dúvida.