Seguimento Litoral Centro - Agosto 2017

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Impressionante, fui agora à rua e vi ramos de árvores partidos, alguns toldos danificados e outros detritos espalhados pelas ruas. Já há muito tempo que não via uma situação destas de Nortada extrema aqui em Almada.

@jonas_87 mais um excelente registo. Como eu te invejo :D.

Obrigado, ver se quarta-feira volto a fazer novos registos,logo vejo onde os faço.
Inveja? Então, desta mini Peninha aqui ao lado? :D

Isto da nortada agressiva é engraçado e tal, mas a temperatura da agua do mar não pára de cair, esta semana em Cascais vai tocar nos 15ºC!
_______

Bem, novo dia fresco, já começa a ser regra.
T.maxima: 21,0ºC
T.actual: 16,7ºC
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Dia Bastante desagradável devido ao vento e baixa de temperaturas... Realmente este ano, o calor foi todo para o interior e sul, o Algarve têm estado em grande... Notei isso quando estive por lá, a meio de julho, muito calor e a água um pouco mais fria que o normal...
Da avaliação que faço, normalmente quando isto acontece em Julho com muita nortada e temperaturas mais baixas do que o "normal" é sinal de "prolongamento" do Verão, mas pode ser que me engane.

29,2ºC de Máx e 17,9ºC actuais, mínima atingida durante a noite passada igual neste momento
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@jonas_87 podes ter a certeza, que se não tivesse de ir trabalhar na 4ªfeira o meu destino seria a Peninha. Raio das férias que só vêm para a semana :disgust:.
Achas que existem condições para se ultrapassar a barreira dos 100km/h de rajada lá em cima neste dia?

Quanto à agua do mar, a melhor temperatura que apanhei este ano foi precisamente em... Abril :D. De resto tem estado bem geladinha.

A temperatura está neste momento em queda livre, 18,4ºC e uma acalmia significativa da Nortada.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
@jonas_87 podes ter a certeza, que se não tivesse de ir trabalhar na 4ªfeira o meu destino seria a Peninha. Raio das férias que só vêm para a semana :disgust:.
Achas que existem condições para se ultrapassar a barreira dos 100km/h de rajada lá em cima neste dia?

Quanto à agua do mar, a melhor temperatura que apanhei este ano foi precisamente em... Abril :D. De resto tem estado bem geladinha.

A temperatura está neste momento em queda livre, 18,4ºC e uma acalmia significativa da Nortada.
De facto na quarta será um bom dia para voar :D Acho que ainda dou lá um saltinho.

Por aqui estão 16,1ºC neste momento, possivelmente vou ter a mínima mais baixa de Agosto hoje.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 podes ter a certeza, que se não tivesse de ir trabalhar na 4ªfeira o meu destino seria a Peninha. Raio das férias que só vêm para a semana :disgust:.
Achas que existem condições para se ultrapassar a barreira dos 100km/h de rajada lá em cima neste dia?

Claro que sim, até bem abaixo da Peninha tipo cota 200 mts /250 mts em certos locais isso pode acontecer.Vai ser forte e feio. Até te digo mais, no sítio do vídeo de ontem os valores vão ser extremos, tem potencial para isso.
O IPMA já fez duas atualizações no presente aviso do Vento, começou com rajadas até 70 km/h , subiu para 75 km/h, subiu agora para os 80 km/h.
Aparentemente amanhã será o dia do verão com mais nortada.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bons dias,

Igualei hoje, a mínima mais baixa deste Verão de 17,2ºC.
Madrugada bem fria e os próximos 2 dias a história vai ser igual.

Claro que sim, até bem abaixo da Peninha tipo cota 200 mts /250 mts em certos locais isso pode acontecer.Vai ser forte e feio. Até te digo mais, no sítio do vídeo de ontem os valores vão ser extremos, tem potencial para isso.
O IPMA já fez duas atualizações no presente aviso do Vento, começou com rajadas até 70 km/h , subiu para 75 km/h, subiu agora para os 80 km/h.
Aparentemente amanhã será o dia do verão com mais nortada.

Deve ser brutal, se tiver tempo na 4ªfeira ainda dou um saltinho ao elevador panorâmico de Almada, que é dos locais mais ventosos do Concelho.
Entretanto a Nortada já vai soprando por vezes forte, para posteriormente atingir novo pico ao fim do dia.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pena o IPMA ter tantas estações offline, Cabo da Roca sempre esquecida...

17,5ºC atuais

Sinceramente acho ridículo a estação do Cabo da Roca não estar online como todas as outras.
Basicamente só sabemos alguns dados, nos boletins, como é o caso do passado mês de Julho.
E mais, existe uma Davis, naquela torre com o radar ou lá o que é aquilo, a estação está a uns bons 25 metros do solo, faço ideia os registos.
O cabo da Roca tem mais rajada que o Cabo Raso pela altitude, do que propriamente a influencia da aceleração do vento da vertente sul da serra, como acontece com o cabo Raso.