Seguimento Litoral Centro - Agosto 2017

• Thread starter Thread starter criz0r
  • Data de início Data de início
Grandes registos aqui partilhados, excelente acompanhamento como sempre.
Na minha zona, concelho de Cascais, ficou praticamente de fora da convecção, o habitual portanto, já os concelhos vizinhos levaram um bom massacre.
Basicamente só ouvi alguns roncos, eram umas 15 horas talvez.
@miguel podemos competir, acho que ganho em termos de ausência de trovoada, este escudo é fortissimo! :D

Em Outubro faz 1 Ano a ultima que tive mesmo aqui em cima, queres mesmo competir? :p

Bom dia,

A trovoada ontem foi bem generosa aqui para os lados da Capital, na Margem Sul o AA (Anticiclone de Almada), mostrou que continua a ser um escudo eficaz contra as trovoadas. O sistema anti missil Norte Americano é uma brincadeira comparado com aquilo :D .
A manhã acordou chuvosa e assim se vai mantendo com uma quase total ausência de vento, já tinha saudades destes dias cinzentos.

Olá,
Ontem aqui na Ericeira um dia de praia bem simpático. De frente para o horizonte, a Oeste, boas abertas, pouco vento e água do mar a excelente temperatura (já mereciamos) e uma ondinha "just for the fun". Virados para terra, a Este, céu antracite e de quando em vez raiado de luminosos relâmpagos. Zero chuva na praia com direito a esplêndido pôr-do-sol com a praia vazia :)
Hoje está totalmente encoberto e deve estar a chover pois tenho terraço, mesa e cadeiras tudo molhado e não me parece ser só humidade. Mas isto das férias é uma canseira e portanto não consigo arrastar-me lá fora para confirmar :rolleyes:

• Gosto
Reactions: StormRic e Tyna
Bom dia!

Nesta manhã animação tem passado ao lado de Leiria, assim sendo o céu tem variado entre períodos de muito nublado e algumas abertas de Sol e apenas alguns pingos dispersos que se traduziram em 0mm acumulados.

• Gosto
Reactions: StormRic e WHORTAS
Deixo aqui o conteúdo de ontem (tudo com o telemóvel).

Primeiro este trovão que fez os vidros tremer, a descarga parece ser em Monte Abraão mas pelo tempo que se demora a ouvir o som acho que é no Tejo: (primeira vez que apanho um raio em foto/vídeo :D) Os primeiros segundos são em slow motion. O trovão dura cerca de 20 segundos!

Fotos por ordem cronológica:

15h00 - Sul

E288Iad.jpg

15h08 - Norte

5UMmNIp.jpg

15h30 - Norte

nvtVEJM.jpg

Aqui um cenário comum, depois de uma valente chuvada a ponte da CREL a despejar tudo no vale do Jamor:

ZTK91Bi.jpg

Já de noite, a chuva durante o dia ativou o aquífero debaixo do parque. Esta pequena nascente é um resultado da impermeabilização da vertente oeste da serra da Silveira, sem quase cobertura vegetal para absorver, vai tudo montanha abaixo e a água aparece no ponto mais baixo da urbanização. Normalmente o seu destino seria a ribeira de Belas, mas com esta encanada o único destino deste riacho é a inundação e entupimento de sarjetas :hmm:

vzLQagA.jpg

E com isto estão feitos 26,1 mm só ontem, um dos dias mais chuvosos do ano e mais de 400% do normal mensal :eek:

Boas,

Choveu bem de manhã, ainda que por muito pouco tempo.
Rendeu 0,4 mm.

Neste momento 20,3ºC e nebulosidade baixa.
____

O sol deve regressar assim como o vento, mas nada de especial.
A epoca da nortada está a finalizar, se o inicio é variavel Maio/Junho, o fim é mais vincado, quase sempre inícios de setembro.
Infelizmente a estação de referência ficou offiline no pico da nortada deste verão, no dia 8 de Agosto, não percebi bem o que se passou com a estação, não sei se foi algum estrago, manutenção, ou ausência dos moradores.
Até ao inicio da tarde de dia 8 de Agostor,rendeu rajada máxima anual de 87 km/h, embora a 2 kms a norte, na minha casa deve ter ido aos 95 kmh/100 km/h, não tenho duvidas disso.
No outro dia reparei que no telhado predio a frente do meu, está uma antena dobrada, foi certamente a nortada de 8,9,10 de Agosto, foi demoníaca.

Espero bem que a estação não desapareça, pois assim voltamos a ter esta zona sem cobertura de vento, o que seria muito mau.
Está visto que tenho mesmo forçar a instalação da estação do meu telhado.