Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Maxima redonda por cá, 30 graus!
Tenho que recuar semanas e mais semanas até encontrar um dia de com tal t.máxima.
Neste momento 23,6 graus.
Agora estamos numa ronda de mínimas tropicais, a próxima madrugada deverá ser já a primeira.

Já agora, ontem andei pela serra e vi o impacto da muita precipitação oculta/nevoeiro/temperaturas frescas.
Lado norte mesmo próximo da Peninha.



Salvo erro esta linha de água é o "rio Touro", sinceramente não esperava que estivesse ainda a correr.




Do lado sul vi árvores caídas, não aguentaram as nortada extremas.
Um exemplo




top baby names 1970
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,

Maxima redonda por cá, 30 graus!
Tenho que recuar semanas e mais semanas até encontrar um dia de com tal t.máxima.
Neste momento 23,6 graus.
Agora estamos numa ronda de mínimas tropicais, a próxima madrugada deverá ser já a primeira.

Já agora, ontem andei pela serra e vi o impacto da muita precipitação oculta/nevoeiro/temperaturas frescas.
Lado norte mesmo próximo da Peninha.



Salvo erro esta linha de água é o "rio Touro", sinceramente não esperava que estivesse ainda a correr.




Do lado sul vi árvores caídas, não aguentaram as nortada extremas.
Um exemplo




top baby names 1970
Sempre bonita a Serra de Sintra, boas fotos!! :thumbsup:
Outro mundo com tudo ainda bastante verde sendo que a diferença é bastante notável entre o lado Norte e o lado Sul. Seria interessante saber o acumulado gerado pela precipitação oculta.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
IPMA abusou um bocado nas máximas para Lisboa e Setúbal, o vento de Sul fez das suas...

Máxima: 28,5ºC
Mínima: 16,1ºC
Tal e qual, máxima de 33.1°C por aqui. O vento foi predominante de Sul durante a tarde, mudando para o quadrante Norte depois das 17, atingindo a máxima na mesma altura.

A mínima foi quase tropical com 19.6°C, agora 26°C, e 43% de HR e vento fraco de NNE.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
IPMA abusou um bocado nas máximas para Lisboa e Setúbal, o vento de Sul fez das suas...

Máxima: 28,5ºC
Mínima: 16,1ºC
Ontem as máximas foram, de facto, um pouco abusivas e o vento de Sul fez das suas. Confirmo essa questão! É o que dá o IPMA seguir apenas um modelo... :(

Já hoje não me posso queixar, pois a temperatura esteve nos valores previstos. A máxima ultrapassou os 30°C, no entanto a mínima foi bem fria para a época do ano. Amanhã terei um dia "infernal" aqui na Charneca, provavelmente o dia mais quente do ano. Deverei ter temperaturas dignas de registo, mas logo veremos o que acontece... :sweat: :calor:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 30,2°C
Mín: 15,8°C

Corroios
Máx: 33,4°C
Mín: 15,2°C

Agora estão 21,1°C e céu limpo. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Máxima de 34.9°c, agora estamos assim...

55547878b65b61da90c894ea1419686b.jpg


Amanhã vai ser mesmo a doer


8cdcec3f9ec0118bc89708448ca5c8b7.jpg
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Ontem as máximas foram, de facto, um pouco abusivas e o vento de Sul fez das suas. Confirmo essa questão! É o que dá o IPMA seguir apenas um modelo... :(

Já hoje não me posso queixar, pois a temperatura esteve nos valores previstos. A máxima ultrapassou os 30°C, no entanto a mínima foi bem fria para a época do ano. Amanhã terei um dia "infernal" aqui na Charneca, provavelmente o dia mais quente do ano. Deverei ter temperaturas dignas de registo, mas logo veremos o que acontece... :sweat: :calor:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 30,2°C
Mín: 15,8°C

Corroios
Máx: 33,4°C
Mín: 15,2°C

Agora estão 21,1°C e céu limpo. :)
O IPMA segue o ECMWF e o Arome. Falta é verificar se o GFS também não colocava calor..
Normalmente damos só importância quando falham nas temperaturas..
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
E pronto, já começou o Inferno. Depois de uma noite com vento nulo e mínima de 17,8°C, o vento agora sopra predominante de Nordeste e a temperatura já segue nos 23,2°C. Hoje vai ser um dia mesmo muito bom!!! :facepalm: :calor:

PS: 23,5°C.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Mínima de 19.5°c, mas grande parte da madrugada sempre acima dos 20°c, neste monento vento fraco de NE , e a este ritmo muito provavelmente este será o dia mais quente do ano por cá até ao momento! São apenas 12.30h , e já registo 34.1°c, com apenas 23 % de HR! Notável aquecimento
da água do mar das 9.00h da manhã, para agora

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sempre bonita a Serra de Sintra, boas fotos!! :thumbsup:
Outro mundo com tudo ainda bastante verde sendo que a diferença é bastante notável entre o lado Norte e o lado Sul. Seria interessante saber o acumulado gerado pela precipitação oculta.

Obrigado.
O lado norte é sempre muito húmido e consequentemente verdejante.
Claro que não tenho dados concretos, mas imagina um dia inteiro de capacete, ou vá uma uma tarde e noite, acredito que renda uns 1 mm ou 1,2 mm, se multiplicares por 25 (dias), já foi uma boa rega. Isto é só um exemplo teórico.

Espreita este trabalho sobre o tema, mas na Madeira.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www3.uma.pt/sprada/documentos/academicos/8%20congresso%20da%20agua.pdf&ved=2ahUKEwjK4vvYtpbkAhVBxYUKHZ_fAjoQFjABegQIAxAB&usg=AOvVaw27e1z6fOfdigcxqfGrJdjb


Valores impressionantes!
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.