Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Mais um dia solarengo e com algum calor à mistura. A mínima foi de 16,4°C na Charneca e de 18,1°C em Corroios. :)

Agora estão 26,6°C e céu limpo.

@jonas_87 Compreendo o que me dizes, mas por aqui não há razão de queixa, nem aqui nem em grande parte do país. Os da Ericeira também não se podem queixar das temperaturas, porque essas até têm sido as do costume. Já noutras coisas, sim, o verão de 2019 tem sido diferente dos anteriores, mas continuo a achar que as pessoas têm memória de perna curta. :shocking:
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje passei a manhã toda num figueiral tradicional, em A-do-Freire, em Torres Novas, já com a Serra D'Aire, logo ali ao lado, e a foto de fundo era esta ás 9 da manhã, em que era bem visível o capacete a cobrir a serra, aliás, agora tem sido assim todos os dias.
A manhã até foi agradável em termos de temperatura, pois "corria" sempre uma brisa fresca.
Agora a tarde, segue um pouco mais fresca, em relação ao dia de ontem, 30.7ºC.

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Mínima: 15,9ºC
Máxima: 25,5ºC

Aproveitar e deixar a casa bem fresca visto que para a semana parece que teremos a maior onda de calor por Lisboa. Conto 7 dias consecutivos... Dia 3 ou 4 devo ter novo recorde. Felizmente nada de temperaturas muito extremas, mas a duração do evento é chato.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Hoje passei a manhã toda num figueiral tradicional, em A-do-Freire, em Torres Novas, já com a Serra D'Aire, logo ali ao lado, e a foto de fundo era esta ás 9 da manhã, em que era bem visível o capacete a cobrir a serra, aliás, agora tem sido assim todos os dias.
A manhã até foi agradável em termos de temperatura, pois "corria" sempre uma brisa fresca.
Agora a tarde, segue um pouco mais fresca, em relação ao dia de ontem, 30.7ºC.


Foste aos figos?
Não estão secos?
Estou agora em Carcavelos, e hoje notei aqui que alguns figos estão algo secos, ainda que se comam bem. Já as figueiras que crescem junto a água, estão com figos bem maiores, como seria de esperar.

Aqui sopra agora um vento, por vezes moderado.
Céu limpo e estão cerca de 24 graus.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mínima: 15,9ºC
Máxima: 25,5ºC

Aproveitar e deixar a casa bem fresca visto que para a semana parece que teremos a maior onda de calor por Lisboa. Conto 7 dias consecutivos... Dia 3 ou 4 devo ter novo recorde. Felizmente nada de temperaturas muito extremas, mas a duração do evento é chato.

Infelizmente vamos ter de aguentar mais esse evento escaldante, e quanto a refrescar a casa, não existe muito que se possa fazer perante essa situação adversa, eu falo por mim, em que no 1º dia de calor, pode rondar os 40ºC, tenho uma temperatura agradável no interior de casa, sem ligar o arrefeciemento, mas ao 2º dia o caso já fica muito complicado, com a casa muito quente, e depois é sempre a piorar, em que tenho de ligar os aparelhps logo de manhã cedo, até pela noite dentro, pois tenho dias em que nem consigo adormecer, com as temperaturas superiores as 25ºC.

@belem, trata-se de um projecto de um grupo operacional, que está a tentar não deixar que morra a cultura do figo, no concelho de Torres Novas, que é conhecida pelo seu tradicional figo preto.
Neste momento os que está já não, estão já secos, pois a figueira é uma árvore que se estiver água por perto, cresce muito, e dá uns bons figos, só que por vezes estragam-se mais rapidamente.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Estes últimos dias têm sido fantásticos e de autêntico verão, dispensava completamente o "inferno" que regressa já a partir de segunda :buh:
Os dias têm sido quentes, mas as noites têm sido bem frescas, fruto da inversão devido à ausência de nortada durante a madrugada, exceto nesta última.

Quarta:
Mínima: 17,5ºC
Máxima: 28,1ºC

Quinta:

Mínima: 16,4ºC
Máxima: 30,2ºC

Sexta:

Mínima: 15,9ºC
Máxima: 30,8ºC

Hoje:
Mínima: 17,9ºC

Máxima: 28,0ºC

T. Atual: 24,7ºC
HR: 53%
Vento: NW / 11,9 Km/h
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Infelizmente vamos ter de aguentar mais esse evento escaldante, e quanto a refrescar a casa, não existe muito que se possa fazer perante essa situação adversa, eu falo por mim, em que no 1º dia de calor, pode rondar os 40ºC, tenho uma temperatura agradável no interior de casa, sem ligar o arrefeciemento, mas ao 2º dia o caso já fica muito complicado, com a casa muito quente, e depois é sempre a piorar, em que tenho de ligar os aparelhps logo de manhã cedo, até pela noite dentro, pois tenho dias em que nem consigo adormecer, com as temperaturas superiores as 25ºC.

@belem, trata-se de um projecto de um grupo operacional, que está a tentar não deixar que morra a cultura do figo, no concelho de Torres Novas, que é conhecida pelo seu tradicional figo preto.
Neste momento os que está já não, estão já secos, pois a figueira é uma árvore que se estiver água por perto, cresce muito, e dá uns bons figos, só que por vezes estragam-se mais rapidamente.

Parabéns pela iniciativa!
O figo é um fruto popular em Portugal, já desde pelo menos o período dos caçadores do Mesolítico (em Muge, por exemplo).
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Parabéns pela iniciativa!
O figo é um fruto popular em Portugal, já desde pelo menos o período do Mesolítico (em Muge, por exemplo).

O projecto, não é meu, mas tenho-o acompanhado, desde o seu inicio, e a única solução para não deixar morrer uma cultura, e os últimos hectares de figueira no concelho de Torres Novas que ainda estão em plena produção, e tudo isto ajuda a valorizar o nosso território interior, de modo a que não haja ainda desertificação e mais incendios.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas,

Hoje por volta das 19h.

Grande registo João, já fui festejar um aniversário de casamento ai na Fortaleza do Guincho
------------------------------
Por cá mínima de 16.9°c, e máxima de 31.3°c , modelos carregam mais no calor para semana

Tatual: 19.7°c





Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

d9048bb9d19f0c1c971c5a3f74a76fe4.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993
Estado
Fechado para novas mensagens.