Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Céu a limpar, temperatura a cair, já vou nos 10,6ºC, vento fraco, maravilha!

Sem dúvida! Cheguei agora da rua e a queda da temperatura pouco antes do sol desaparecer foi muito sensível, parecia que tinham aberto o frigorífico!

Várias células numa linha de Sintra para norte e especialmente a célula de Lisboa mantiveram-se até cerca de meia hora antes do pôr-do-sol.
Para sudoeste sobre o oceano grandes células ao longe com extensas bigornas, associadas a uma linha de instabilidade no sector Leste do núcleo depressionário em geração no bordo do anticlone e que irá afectar o tempo na Madeira, previsão de neve nos picos!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom isto de estar em casa carregado de dores após mais uma cirurgia tem as suas vantagens :lmao:, estava bem instalado na cama de repouso eis que começo a notar que estava a escurecer, olhei para o relógio porque pensava que já passava das 17:00, mas não, algo se passava, carregado de dores levantei-me e peguei na máquina, céu muito interessante, alias mesmo durante a manhã já assim se apresentava, mas nada de relevante, mas isto já era outra coisa, pouca chuva, mais pingos grossos que molharam o chão e tempo já bem fresco,

tive pena de não ter condições para ir ao alto de Montemor porque certamente teria um cenário brutal, mas foi o que pude arranjar

do meu ponto de vista para;

Serra da Amoreira,

15765057088_47475212d8_o.jpg


vistas para Lisboa/aeroporto,

15765182300_df93406ab8_o.jpg


Monsanto - Amadora,

15950504981_791bb8d560_o.jpg

15926679276_95c18d1464_o.jpg

:palmas: Belos apanhados, sempre com a maior vontade de nada perder, lindos congestus! Força nessa recuperação, Vitor!!:thumbsup::thumbsup:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Conseguiste cruzar alguma coisa ? Será que estava no mar ? Custa a crer um cone tão largo não ter o vórtice na superfície, mesmo que pouco visível.
Grandes registos ! Quem diria, é destas surpresas que eu gosto.

Estava em terra de certeza, vou fazer o cruzamento agora mas o próprio eco de radar era claramente sobre terra. Foi um acaso ter visto pois estava no limite da visibilidade aqui da varanda e não me passava pela cabeça que estas células relativamente pouco volumosas e aparentemente com baixa actividade pudessem desenvolver um fenómeno destes, olhei apenas com mais atenção por acaso e foi só o tempo de apanhar a câmara. Mas o Ricardo Martins leva o prémio da "caça", aquele avistamento e seguimento para lá da serra de Sintra é fabuloso! Estou convencido que se procurarmos nas redes sociais talvez tenhamos a sorte de ter mais algum testemunho, não podemos ser só nós dois.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,216
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Actuais 9,6ºC, em queda ligeira, com 71% de humidade, em queda, e 1024 hPa de pressão.

Vento fraco, fraquinho.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resultado da intersecção das direcções para a Funnel cloud do... Guincho! E mais exactamente, Restaurante o Púcaro, portanto se tivesse tocado o solo, testemunhos não faltariam. Esta localização é para mim uma coincidência espantosa pois ainda há alguns dias atrás me lembro de procurar e pôr fotos do street view precisamente da área do restaurante porque tinha havido uma notícia de queda de árvores devido ao vento.

mkFSrA8.jpg

ur2JkzB.jpg


as direcções tomadas de Carcavelos são bastante rigorosas (+- 100m); as de Terrugem são mais imprecisas pois a referência no horizonte são os cimos da serra de Sintra, nomeadamente o Monte Rodel, cimo rochoso do qual se tomaram duas larguras aproximadas da base como medida para a direita, sendo a imprecisão nesta localização aumentada sensivelmente para o dobro à distância do Guincho.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Ainda não vos chegou o diluvio que houve na Amadora? Os tais "aguaceiros fracos" que davam tornaram-se aguaceiros fortes.

Choveu entre as 14h30 e só parou às 16h30 mas a precipitação forte chegou entre as 15h-15h30 e podem reparar se forem ao radar do IPMA veem um ponto amarelo mesmo por cima da Amadora e quase estacionário. Sem dúvida que ficou lá muito tempo!
Não pensava que chovesse tanto hoje, aliás até pensava que ia chegar ao final do dia com 0mm mas acumulou 8mm e com uma precip. rate de 35,6mm às 15h04!

Também vi milhares de formações no céu muito interessantes mas não consegui tirar fotos :( Só tirei uma foto do arco-iris das 16h após o diluvio.

Nuvem a norte de manhã:
OBTKnBb.jpg


Arco-iris:
z67fvUG.jpg


Eu falo de diluvio apesar dos valores não serem muito estrondosos, 8mm em 1 hora não é nada mau, mas a precipitação foi bastante localizada e esta estação localizava-se um pouco mais longe de mim, eu estava mesmo na Reboleira e acredito que deve ter acumulado uns 15mm só em 1 hora, estavam as estradas todas inundadas, poças em todo o lado e ainda bem que a Amadora até tem um bom escoamento!

Máxima: 16,1ºC
Desceu 3ºC com a passagem da célula
Minima: 8,4ºC!

Atual: 9,9ºC e vai descendo ainda mais! Acho que o valor mais baixo deve ser registado entre sábado e segunda!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ainda não vos chegou o diluvio que houve na Amadora? Os tais "aguaceiros fracos" que davam tornaram-se aguaceiros fortes.

Choveu entre as 14h30 e só parou às 16h30 mas a precipitação forte chegou entre as 15h-15h30 e podem reparar se forem ao radar do IPMA veem um ponto amarelo mesmo por cima da Amadora e quase estacionário. Sem dúvida que ficou lá muito tempo!
Não pensava que chovesse tanto hoje, aliás até pensava que ia chegar ao final do dia com 0mm mas acumulou 8mm e com uma precip. rate de 35,6mm às 15h04!

Também vi milhares de formações no céu muito interessantes mas não consegui tirar fotos :( Só tirei uma foto do arco-iris das 16h após o diluvio.

Nuvem a norte de manhã:
OBTKnBb.jpg


Arco-iris:
z67fvUG.jpg


Eu falo de diluvio apesar dos valores não serem muito estrondosos, 8mm em 1 hora não é nada mau, mas a precipitação foi bastante localizada e esta estação localizava-se um pouco mais longe de mim, eu estava mesmo na Reboleira e acredito que deve ter acumulado uns 15mm só em 1 hora, estavam as estradas todas inundadas, poças em todo o lado e ainda bem que a Amadora até tem um bom escoamento!

Máxima: 16,1ºC
Desceu 3ºC com a passagem da célula
Minima: 8,4ºC!

Atual: 9,9ºC e vai descendo ainda mais! Acho que o valor mais baixo deve ser registado entre sábado e segunda!

:D eu estava à espera que alguém reportasse precisamente isso! :thumbsup:Óptima observação, todas essas informações vou cruzá-las com as fotos que tirei daqui para essa célula, aliás saí para isso mesmo, para ver o que estava a acontecer nessa mancha de radar, daqui só de casa só via para sul. Efectivamente a célula estacionou, não saíu daí até se esfumar (é mesmo esse o termo), parece que espremeu as nuvens até à última gota, via-se as nuvens a dissolverem-se e a água a caír, em grande parte na periferia parecia virga. Foi tudo abaixo no próprio sítio enquanto mais a oeste outras células se iam desenvolvendo e deslocando lentamente para SSW. Daqui a pouco já ponho algumas fotos, tiradas de Carcavelos, tinha pouca visão da base mas um aspecto global da célula.
Bonito arco-íris!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais duas fotos da funnel cloud, na fase final perto da dissipação e mostrando a célula responsável que curiosamente até nem tinha um aspecto imponente, eu diria, uma vulgar célula de aguaceiro em massa de ar frio. Algo se passa este ano para em situações tão diferentes e com esta frequência imprevista aparecerem estes fenómenos extremos, que me lembre nunca tinha observado um ano com tantas trovoadas (desde há mais de 40 anos de registos fotográficos).
9BzBb5E.jpg

gesN2PT.jpg