Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
neste momento ouço mar, não é inédito, todos os anos acontece, mas não deixa de ser interessante, estando eu a 4/5 kms da costa do Guincho.

O mar está muito ruidoso esta noite!

Está de facto a aumentar bastante o ruído do mar desde há uma hora mais ou menos.

Imagem de satélite interessante. Aquele penacho nos Cantábricos é impressionante. E a grande massa de ar frio a empurrar a linha de células aqui também:

LQcgGWO.gif

Último registo horário, dá conta da passagem em Ansião e Lousã das células que também afectaram Coimbra.

U1UOABg.gif

A não contribuição do radar de Coruche para a manta de ecos faz com que os ecos do radar de Loulé espalhem a detecção da precipitação, mas na verdade esse feixe intercepta as nuvens já a altitude grande, acima dos níveis baixos. Quando o alcance do radar do sul termina, os ecos de Arouca são muito mais detalhados e reflectem de facto a precipitação nos níveis mais baixos, que podem atingir a superfície.

KbsqGAX.gif

Última edição:
Boa noite.
A festa foi longe daqui e com alguns trovoes audíveis.
Depois, estava eu no quintal e.. VRuumm, mesmo em cima da cabeça.
Só 1 mas.. pela diferença do raio para o trovão foi a menos de 500 metros daqui.
Acontece que no IPMA não ha registo deste "RAIOS PARTA"
Isto foi entre as 20:30h e as 20:45h
Alguém tem este registo ?

Boas!

A animação tem passado toda junto ao Litoral, logo aqui estou a ver navios, apenas caíram uns borrifos que molharam o chão e nada mais até agora.

Temperatura é de 16.3ºC na minha estação, ridícula para Dezembro, ainda para mais a esta hora...

Acabou de desabar o céu em Peniche
Já acalmou, mas foi um pé de água de "meter" medo!

Peniche já está dentro do raio de alcance do radar de Loulé cujos ecos parecem sobrepôr-se aos de Arouca, o que resulta numa baralhada indefinida.

Terá sido o prolongamento da longa linha de células que passou aí. Nos ecos de Arouca há até quase ao laranja, mas com a camada do de Loulé por cima nem parece :facepalm:.

IbfULse.gif

Mais um dia, mais umas imagens do tempo deste dia de "inverno" :lmao:,
começo pela mínima que registei aquando da "estadia" na margem sul, uns 11,6º C, de referir que ontem a noite conseguia ouvir o som do mar,
hoje de manhã fui dar a caminhada pela Fonte da Telha até a Bela Vista, de manhã pelas 9:30h já tinha mais de 17º C coisa que quase nem no verão acontece, mas estava algum vento, pouca roupa e calções rumo a praia, aqui vento já com alguma intensidade e de sul, a agua do mar, bom com 48 anos nunca pensei em molhar os pés e pernas no mar sem qualquer dificuldade em termos térmicos em Dezembro, se não fosse o vento dava para ir a banhos, no verão já senti mais frio, o céu começou a ficar bem bonito e ameaçador, lutar contra o vento para chegar rápido ao carro e começar a "disparar", infelizmente não levei a compacta, teve de ser com o telemóvel,

fica o registo da manhã, esta tirada logo em casa, onde roguei pragas por não ter levado pelo menos a compacta, pressas,

23855240415_47b7b2b374_o.jpg

já na praia aquando do regresso da volta, pena de não poder ligar a nossa memória visual a um computador porque vi cenários bonitos e bons para uns tornados :lol:,

23829124056_55a806f7d3_o.jpg
23227083144_e1b23d25b4_o.jpg
23746865652_541d0d2a52_o.jpg

eu dentro da agua ( na boa ) e o vento a todo o gás,

23772735281_fbf153813b_o.jpg

um pouco de ginástica para "apagar" o betão que reina na Fonte da Telha,

23227083034_62401346aa_o.jpg

a tarde depois de descarregar a lenha que trazia no jipe ( também servem para trabalhar ) e como já era tarde para ir até a zona de Sintra e também todas a semanas não há orçamento que aguente, fui até ao Cabeço de Montachique na esperança de fazer alguns registos de vento, mas ainda fui a Montemor para umas vistas e registos,

aqui nuns breves minutos ainda registei 41,9 km/h,

23227083004_c7ea985811_o.jpg
23228429153_3f56bd62da_o.jpg

já então no Cabeço de Montachique, onde já mais demoradamente registei 61,6 km/h, na Peninha devia de estar bom, devia, aqui o vento mais constante na casa dos 40 - 45 km/h, não foi fácil fotografar, pois já estava a ficar escuro, mais fresco que na base, onde registei 15,8º C e um windchill de quase 8º C :cold:, mas a teimosia e tramada,

23746865542_a5d2f13422_o.jpg

nesta estrutura o vento provocava uma espécie de musica, ainda gravei, mas não ficou grande coisa,

23772735091_24f8225022_o.jpg
23487311689_7e3852ee65_o.jpg
23559509400_8cec7f8035_o.jpg
23559509780_e919a90a1e_o.jpg

de referir que durante este tempo não choveu, na zona de Loures onde fiz uma breve paragem, estava demasiado ameno, está a fazer falta aquele frio desta época,
tem chovido por aqui desde +- as 19:45h, mas com pingas grossas mas pouca quantidade e assim ainda está,
temperatura de 15,6º C.