Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
fotosde à pouco de uns aguaceiros próximos a norte, a primeira vê se um bocado do arco íris por debaixo da nuvem

108hawy.jpg

33ff5ug.jpg

maxima de 17.5ºC, actual 16.3ºC

Boa noite.
A festa foi longe daqui e com alguns trovoes audíveis.
Depois, estava eu no quintal e.. VRuumm, mesmo em cima da cabeça.
Só 1 mas.. pela diferença do raio para o trovão foi a menos de 500 metros daqui.
Acontece que no IPMA não ha registo deste "RAIOS PARTA"
Isto foi entre as 20:30h e as 20:45h
Alguém tem este registo ?

Boas.
Não encontro registos digitais desta descarga mas...

A descarga foi a 140 metros de mim, no Para-Raios da Igreja da Barosa.
O raio passou por cima da minha posição, e fez "tangente" a uma das torres da igreja.
O barulho do arco a cortar o ar foi impressionante.

6fOw3Nz.jpg

yHcLs5T.jpg

Algumas das pedras foram "atiradas" a mais de 30 metros
Estes pedaços aterraram na sebe !
sfpvOM6.jpg

Maxima de 17.1ºC
Neste momento já com 8.7ºC

Boa noite

A frente que passou foi desconcertante. Zero de acumulado em várias estações. Se não tivesse visto diria que as estações estavam entupidas. Mas com efeito, aqui em Carcavelos, por exemplo, a chuva fraca nunca conseguiu mais do que humedecer.

A frente foi sim regar com algum significado o Algarve e também o Alentejo mas mais dispersa neste caso.

Acumulados horários e total para a região litoral centro. Penso que o pluviómetro de Rio Maior está entupido ou bloqueado. Zero quando se viu ecos mais do que amarelos a passar por cima?
Pelo menos aqui em Carcavelos não passaram ecos desses, verdes no máximo.

hRl89JP.gif

Esta manhã, Azenhas do Mar, Sintra.

Lindas! Apanhei essas nuvens em vídeo, mas daqui. O panorama dessas fotos é espectáculo.

@StormRic , falaste ontem nas azedas, olha esta foto num valeiro junto ao vale da mula...parece primavera. :lol:

Elas até são muito bonitas, mas... praga!! Só costumam aparecer assim em força lá para Março, embora despontem algumas com as primeiras chuvas de outono/inverno. :rolleyes:

Duas fotos tiradas esta manha!

fotosde à pouco de uns aguaceiros próximos a norte, a primeira vê se um bocado do arco íris por debaixo da nuvem

:thumbsup: belas fotos!

Aqui por Carcavelos só foi mais interessante o amanhecer. Depois o céu limpou, ficando alguns cumulus no horizonte apenas.

Mínima de 12,6ºC e a máxima não desarma, 18,8ºC, continua a ser primaveril com o sol a aquecer muito, como se fosse verão em locais abrigados. Mesmo sem sol directo o termómetro na varanda chegou aos 27ºC.

Humidade a descer dos 91% da 1h da madrugada até aos 55% de uma tarde bem sequinha.

A crista anticiclónica, autêntica passadeira para as depressões a norte, reconstituiu-se rapidamente e a pressão neste momento já atingiu os 1030,4 hPa!

:palmas: espectáculo de reportagem!

Muito bom os 61 Km/h de Montachique, mesmo assim pensava em mais mas a interioridade talvez já influencie um pouco, no entanto são 408 m.
Ali às 17:25 apanhaste uns quase undulatus asperatus. O ambiente das tiradas ao crepúsculo ficou excelente.
Apesar da neblina toda acho curioso que de Montemor se conseguisse ver a Arrábida, muito melhor do que eu daqui.

:thumbsup:,
por acaso são 409 m ( está marcado no marco geodésico :D ),
era interessante saber por exemplo em dois locais distintos, num dia ventoso, que velocidades se obtêm numa mesma hora, como por exemplo em Sintra e outro ou neste local por ex., embora ainda tenho de descobrir outro perto de casa mais elevado e descoberto, ainda observei um morro, mas tenho de descobrir o acesso,

só mais uma consideração, talvez na Peninha as velocidades do vento possam ser aceleradas pelas paredes do edifício, tem sido perto das paredes que obtenho os maiores registos, embora nem sempre é assim, aqui no Cabeço de Montachique, é amplo sem nada, o vento achei que era mais constante, pode ter sido por acaso, tenho de ir lá mais vezes, alias quando fazia passeios todo-terreno na zona de Loures passávamos sempre por este local e era significativa a redução da temperatura e o vento que quase sempre fazia, daí saber que podia fazer algumas medições de jeito, ah e ter uma temperatura mais digna da altura do ano em que estamos :lol:.

• Gosto
Reactions: StormRic