Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,659
Local
Espinho, Aveiro
É essa a minha ideia também. Penso que há uma correlação forte com o vento fraco de Leste.

Neste momento, 13,4ºC e 78% (já não é tão anormal como a noite passada).
As temperaturas em toda a região oeste para sul da linha Peniche-Santarém até à margem esquerda do estuário do Tejo estavam bastante homogéneas entre os 11º e os 14ºC.

O poente foi espectacular mas especialmente pela dinâmica das nuvens ao entardecer, com uma clara subsidência nos níveis altos a dissipar as camadas superiores de nuvens até ao nível de uma fraca corrente de sueste que incluía altocumulus e cirrocumulus. Mas logo abaixo também havia altocumulus, de sudoeste, que não foram dissipados.

Fica aqui o filme do dia com os episódios mais significativos:

Amanhecer submerso em espessa nebulosidade média e alta proveniente de sudoeste. Estreita faixa de cor no nascente, insignificante:


Da culminação ao meio da tarde, notável dança de nuvens no seguimento da abertura da espessa camada, fantasmagórica mesmo, nos níveis médio e alto; nuvens formam-se, outras dissipam-se, tudo com movimentos caóticos cruzados:


Entardecer e anoitecer, HD e écran completo recomendados (ou 4K se possível):


4k não funciona no meu pc de 2009. O vídeo está a evoluir imenso que nem os nossos pcs estão adaptados ao quotidiano.
 


Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Durante o dia/verão,digamos que é normal ser mais frio,o vento é uma constante, agora o que me intriga mesmo é à noite, só vejo uma hipótese, quando ha acalmia total talvez ocorra por lá uma " pequena inversão", não vejo outra razão que justifique o registo de minimas baixas que as minhas.
Carta militar, e o a provavel movimentação do ar frio, gerado naquela zona com muita vegetação.
O declive é muito fraco, mas ainda são quase 70 metros de desnivel desde a zona mais alta da Quinta da Marinha e a referida estação.

a8dkWvN.jpg

_______________________

Sigo com 13,3ºC , céu estrelado e vento fraco.
Seiça em altas, segue nos 3,3ºC

Sim, sim, essa conclusão também tinha chegado, resta-me "analisar" se quando existe o tal frio, se está algum vento e de onde vem, mas tenho a sensação de que não vem do interior, numa próxima passagem, que em principio não deverá ser tão cedo, quero verificar a situação,

-------------------//-----------------

e hoje ( ou melhor, ontem ) volta a estar um dia ameno mas encoberto, vento quase nulo e ainda tenho 12,7º C e 83% Hr, parece que está um "caracol" a querer mostrar o ar da sua graça a sul, mais loguinho vou até perto da Covilhã, terra do meu pai e estou a espera de frioooo :lol:.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa noite!
Já foi um dia mais normal para o mês de Dezembro em termos de temperaturas que foram um pouco mais baixas, e mais uma vez o céu esteve com muita nebulosidade média e alta todo o dia. O vento foi fraco ou nulo para variar...
Temperaturas: 10,9ºC / 15,9ºC
De momento estão 13,2ºC, o vento mantém-se fraco/nulo e o céu continua muito nublado por nuvens altas fazendo com a temperatura desça muito lentamente!
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa tarde!
Tem sido uma bela manha de sol e vento fraco. No entanto, para o quadrante sul ja se vê alguma nebulosidade convectiva a chegar (cumulus) e o vento começa a aumentar ligeiramente de intensidade, ja sopra moderado de Leste. Já deu para encobrir o sol!
Dia mais quente com 16,4ºC actuais
Minima de 11,1ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
4k não funciona no meu pc de 2009. O vídeo está a evoluir imenso que nem os nossos pcs estão adaptados ao quotidiano.

No meu também não, que por acaso também é de 2009! :p Acima dos 1080p começa logo a tropeçar, só dá para ver aos soluços.


Hoje houve alguma mudança, fruto da linha de instabilidade no Algarve e das trovoadas a sul.

Mínima de 12,7ºC e máxima de 18,1ºC.

Humidade entre 70% e 83%.

Nebulosidade cumuliforme mas que não consegue evoluir localmente mais do que cumulus humilis a mediocris, estratocumulus a maior parte do tempo.
Vêem-se congestus longe a Sueste, apesar da neblina espessa, e mais longe ainda, a SSE, vislumbram-se muito mal o que serão os topos da trovoada entre Odemira e Santiago do Cacém.

Vento de Leste fraco a moderado.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Nebulosidade cumuliforme mas que não consegue evoluir localmente mais do que cumulus humilis a mediocris, estratocumulus a maior parte do tempo.
Vêem-se congestus longe a Sueste, apesar da neblina espessa, e mais longe ainda, a SSE, vislumbram-se muito mal o que serão os topos da trovoada entre Odemira e Santiago do Cacém.
Achas que chega cá alguma coisa com o deslocamento do centro da depressão?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000