Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
É essa a minha ideia também. Penso que há uma correlação forte com o vento fraco de Leste.

Neste momento, 13,4ºC e 78% (já não é tão anormal como a noite passada).
As temperaturas em toda a região oeste para sul da linha Peniche-Santarém até à margem esquerda do estuário do Tejo estavam bastante homogéneas entre os 11º e os 14ºC.

O poente foi espectacular mas especialmente pela dinâmica das nuvens ao entardecer, com uma clara subsidência nos níveis altos a dissipar as camadas superiores de nuvens até ao nível de uma fraca corrente de sueste que incluía altocumulus e cirrocumulus. Mas logo abaixo também havia altocumulus, de sudoeste, que não foram dissipados.

Fica aqui o filme do dia com os episódios mais significativos:

Amanhecer submerso em espessa nebulosidade média e alta proveniente de sudoeste. Estreita faixa de cor no nascente, insignificante:

Da culminação ao meio da tarde, notável dança de nuvens no seguimento da abertura da espessa camada, fantasmagórica mesmo, nos níveis médio e alto; nuvens formam-se, outras dissipam-se, tudo com movimentos caóticos cruzados:

Entardecer e anoitecer, HD e écran completo recomendados (ou 4K se possível):

4k não funciona no meu pc de 2009. O vídeo está a evoluir imenso que nem os nossos pcs estão adaptados ao quotidiano.

Durante o dia/verão,digamos que é normal ser mais frio,o vento é uma constante, agora o que me intriga mesmo é à noite, só vejo uma hipótese, quando ha acalmia total talvez ocorra por lá uma " pequena inversão", não vejo outra razão que justifique o registo de minimas baixas que as minhas.
Carta militar, e o a provavel movimentação do ar frio, gerado naquela zona com muita vegetação.
O declive é muito fraco, mas ainda são quase 70 metros de desnivel desde a zona mais alta da Quinta da Marinha e a referida estação.

a8dkWvN.jpg

Sigo com 13,3ºC , céu estrelado e vento fraco.
Seiça em altas, segue nos 3,3ºC

Sim, sim, essa conclusão também tinha chegado, resta-me "analisar" se quando existe o tal frio, se está algum vento e de onde vem, mas tenho a sensação de que não vem do interior, numa próxima passagem, que em principio não deverá ser tão cedo, quero verificar a situação,

-------------------//-----------------

e hoje ( ou melhor, ontem ) volta a estar um dia ameno mas encoberto, vento quase nulo e ainda tenho 12,7º C e 83% Hr, parece que está um "caracol" a querer mostrar o ar da sua graça a sul, mais loguinho vou até perto da Covilhã, terra do meu pai e estou a espera de frioooo :lol:.

Boa noite!
Já foi um dia mais normal para o mês de Dezembro em termos de temperaturas que foram um pouco mais baixas, e mais uma vez o céu esteve com muita nebulosidade média e alta todo o dia. O vento foi fraco ou nulo para variar...
Temperaturas: 10,9ºC / 15,9ºC
De momento estão 13,2ºC, o vento mantém-se fraco/nulo e o céu continua muito nublado por nuvens altas fazendo com a temperatura desça muito lentamente!

Boa tarde!
Tem sido uma bela manha de sol e vento fraco. No entanto, para o quadrante sul ja se vê alguma nebulosidade convectiva a chegar (cumulus) e o vento começa a aumentar ligeiramente de intensidade, ja sopra moderado de Leste. Já deu para encobrir o sol!
Dia mais quente com 16,4ºC actuais
Minima de 11,1ºC

4k não funciona no meu pc de 2009. O vídeo está a evoluir imenso que nem os nossos pcs estão adaptados ao quotidiano.

No meu também não, que por acaso também é de 2009! :p Acima dos 1080p começa logo a tropeçar, só dá para ver aos soluços.

Hoje houve alguma mudança, fruto da linha de instabilidade no Algarve e das trovoadas a sul.

Mínima de 12,7ºC e máxima de 18,1ºC.

Humidade entre 70% e 83%.

Nebulosidade cumuliforme mas que não consegue evoluir localmente mais do que cumulus humilis a mediocris, estratocumulus a maior parte do tempo.
Vêem-se congestus longe a Sueste, apesar da neblina espessa, e mais longe ainda, a SSE, vislumbram-se muito mal o que serão os topos da trovoada entre Odemira e Santiago do Cacém.

Vento de Leste fraco a moderado.

Nebulosidade cumuliforme mas que não consegue evoluir localmente mais do que cumulus humilis a mediocris, estratocumulus a maior parte do tempo.
Vêem-se congestus longe a Sueste, apesar da neblina espessa, e mais longe ainda, a SSE, vislumbram-se muito mal o que serão os topos da trovoada entre Odemira e Santiago do Cacém.
Achas que chega cá alguma coisa com o deslocamento do centro da depressão?

• Gosto
Reactions: guisilva5000