Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2015

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Com algum tipo de aviso, especial, local, ou qualquer outra coisa para Setúbal, que não o corriqueiro aviso amarelo e "chuva por vezes forte" para quase todo o território, muitas pessoas poderiam ter por exemplo, retirado as suas viaturas de certos locais ou não estacionado lá quando foram para o trabalho.

StormRic, esquece, porque para a maioria das pessoas bem podem colocar todos e quaisquer avisos que estão-se maribando, como um dos muitos exemplos, basta ver como se conduz em dias de chuva, eu num troço entre Odivelas e Benfica, pelas 14:00h apanhei dois acidentes, são carros mais antigos a andar nas horas, seguramente muitos com pneus de "25€" sem qualquer segurança, eu num carro com tracção integral, ESP´s, ABS´s e etc´s ando mais devagar, porque no jipe ( tracção traseira ) nem passo dos 50 - 60 km/h e é em curvas abertas, por isso,

---------------//--------------

realidade de hoje, manhã um pouco chuvosa, a pausar a meio da manhã, estava no meu mecãnico, pelas 12:00h começo a ouvir um som forte, era chuva que caia nas horas durante uns 15 min. e eu a preparar-me para tomar banho gratuito :lol: pois tinha de vir embora, mas terminou, por curiosidade em Benfica segundo a minha irmã na mesma altura não choveu nada,

quando cheguei a Benfica era este o estado de uma das ruas,

23646413482_a7b6e150dd_o.jpg
23128097093_7cd514ea2e_o.jpg

a mínima ficou-se pelos 13,7º C, actualmente ainda estão 16,7º C ( até estou a duvidar disto, mas no carro tinha a marcar 16º - 17º C +- pelas 19:45h ).

Foto tirada um pouco antes das 13h quando chegava bastante nevoeiro

Boa foto, com claridade, mostra muito bem o ambiente mais comum durante o dia de hoje.

fiz uma pesquisa pelo instagram e facebook, as fotos que mostraram aqui, foram publicadas pelas 15h30/16h, outras mais tarde. Esta foi publicada às 19h40 +/-, mas de resto não encontro mais nada.

:thumbsup: boa descoberta esta foto, talvez a que mostre melhor toda a extensão da tromba. Estranho o pouco interesse relativo que este fenómeno despertou, não haver mais pessoas que tenham tirado fotos, pois é uma tromba perfeita, daquelas de galeria, será que estamos a ficar habituados a isto?

Penso que se pode então concluir que terá sido por volta das 15h ou pouco depois.

Que frustração não ter ângulo daqui que pudesse tê-la avistado porque estava com certeza à vista pelas fotos que tirei, só que o prédio tem orientação NNW-ESE e a Cova do Vapor fica já oculta.

Vou agora examinar melhor todas as fotos e pela forma da nuvem relacionar com as que tirei, para determinar não só o momento mas o aspecto que tem vista de longe uma nuvem que produza uma tromba tão bem formada como esta.

É pena não ter a sequência de radar completa, acho que só guardei algumas imagens.

Entretanto, resumo do dia que findou, aqui em Carcavelos praia:

Mínima de 16,0ºC (incrível mas natural numa situação de fluxo tropical sem ter passado a frente fria). Máxima de 18,5ºC e o dia termina com 16,6ºC.

HR entre 82%, ao amanhecer, e 96% com o nevoeiro e a chuva da manhã.

Acumulado de 3,6 mm em dois períodos de chuva: entre as 8h e as 9h30, batida a vento de Leste moderado com rajadas fortes, 2,8 mm; das 10h30 ao meio-dia, 0,8 mm.

O evento produziu assim até agora, em dois dias, 12,2 mm. Dos menores valores em toda a área da Grande Lisboa e arredores.

Mantém-se o vento de SSE, à medida que a nebulosidade da frente fria (estamos ainda em sector quente) se aproxima de WSW, mas ainda a centenas de quilómetros. Pelas previsões, nunca chegará a passar cá. As temperaturas amanhã serão notavelmente tropicais.

wybBpjU.gif

Agora sem confusões, vamos la fazer o balanço destes 2 dias de forte precipitação:
Total acumulado de ontem (até as 0h) - 35 mm
Total acumulado de hoje - 10,2 mm (basicamente durante o periodo da manhã até às 13h)

Logo, um total de 45,2 mm nos 2 dias! :) Balanço bastante positivo, dentro dos valores esperados e sem estragos de maior felizmente! De assinalar apenas pequenas inundações aqui na zona.
Pena que tenha chegado ao fim, talvez com sorte la para o fim de semana tenhamos mais precipitação segundo o ECM...

Vi algumas fotos aqui das nuvens "ventosas" que passaram pela vossa zona, não dá para ver mais ou menos os horários e tentar traçar uma linha com isso? Custa-me a crer que aquela nuvem do vídeo não tenha seguido com fúria para outros lados e ser aquela que eles falaram aqui.

Edit: fiz uma pesquisa pelo instagram e facebook, as fotos que mostraram aqui, foram publicadas pelas 15h30/16h, outras mais tarde. Esta foi publicada às 19h40 +/-, mas de resto não encontro mais nada.

As minhas fotos dessa, suposta, célula foram tiradas às 15:33.
Como a célula passou mesmo de raspão de onde moro, consegui traçar um possível trajeto, porém não sei a que horas é que a tromba de água apareceu...
Dava cá um jeitaço ter acesso a imagens mais antigas do radar...
99HPCEy.jpg

----------------
Sigo com uns incríveis (e horríveis) 17,0°C!! Nunca senti calor dentro da cama nesta altura do ano!! :calor:
O dia foi chuvoso de manhã e bastante abafado.
Que venham os dias monótonos de sol e calor :D

Última edição:
Como a célula passou mesmo de raspão de onde moro, consegui traçar um possível trajeto, porém não sei a que horas é que a tromba de água apareceu...

:thumbsup: bom trabalho! Vou juntar agora as fotos que tenho entre as 15h e as 15h30; o vídeo habitual também ajuda. Será interessante procurar nos históricos das webcams, se houver. Penso por exemplo na webcam na Cruz Quebrada.

Entretanto, aqui estão os acumulados do evento de três dias, 12, 13 e 14, e resumo do mês até hoje às 00h:

IUABnIA.gif

Destaque para Setúbal, claro, com um evento de período de retorno de no mínimo várias dezenas de anos.

E ainda a região oeste, Sintra, Lisboa, e até Coruche especialmente pelo alívio na seca.

Geofísico está, obviamente, entupido.

É notável, pela ausência de precipitação significativa, a faixa costeira de Peniche a Mira e a coexistência dos valores relativamente reduzidos na vizinhança de Setúbal, nomeadamente Pegões.

Última edição:
99HPCEy.jpg

----------------
Sigo com uns incríveis (e horríveis) 17,0°C!! Nunca senti calor dentro da cama nesta altura do ano!! :calor:

Excelente trabalho ;).
Segundo o autor do vídeo, o vídeo foi captado por volta das 15horas.

" este fenómeno foi filmado na zona da costa da Caparica, mais precisamente na parte mais a norte (cova do vapor) pelas 15:00."

99HPCEy.jpg

----------------

Mas quando não se tem acesso às imagens de radar antigas, qual é o 2º plano?

Enviar um e-mail à beachcam a perguntar se nos podiam enviar alguma gravação da tromba de água por volta das 14:30h-15:00h da câmera da costa de caparica São João.

• Gosto
Reactions: Gerofil e TiagoLC
Não haverá possibilidade de ser esta, @StormRic ?
De certeza que é essa! Sabemos agora que a tromba de água apareceu perto da Cova do Vapor por volta das 15:00 e demorou 30 minutos para chegar à minha zona e as fotos que tirei foram captadas às 15:33.
--------------
Boas!
A mínima ficou nos 16,8°C. Dormi mal por causa do calor...já não estava habituado :hehe:
Há algumas nuvens no céu que às vezes tapam o sol mas mesmo assim está um tempo muito agradável. Agradável demais...

Realmente aqui por Lisboa está meio abafado, sente-se humidade no ar e que aliada à temperatura demasiado alta para a época, é um pouco desconfortável...
Este Anticiclone está a durar há demasiado tempo. A atmosfera tem que se equilibrar e este Anticiclone vai ter que terminar um dia, temo é que nesse dia apareçam eventos extremos que causem algumas complicações...