Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
O dia começou nublado e abriu a meio tarde. Fui dar um saltinho à Costa da Caparica para ver o mar e o pôr do sol:
s3ZXX9I.jpg
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de um inicio de manhã bem fresca, a rondar os 6ºC, houve direito a uma tarde bem amena com a máxima a chegar aos 17ºC.
Aproveitei esta tarde amena para ir fazer a caminhada de Natal, passando por alguns vales onde não se via um raio de sol.
Sigo com 12.4ºC.

Os ribeiros vão mantendo um caudal estável.


zt63xx.jpg


14cyyop.jpg


2nate1y.jpg


2929w1v.jpg
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia
Já há várias semanas que não faço seguimento por causa da faculdade... Espero que tenham passado um ótimo Natal!
Tenho seguido os meus dados da estação e noto que a condensação do ar húmido no pluviometro me regista precipitações que na realidade não existiram... Do tipo 0.1/0.2mm. Esses dados são para ser contabilizados?

15.6°C

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
Olá @charlie17 penso que esses dados devem ser contabilizados sim, porque provavelmente são resultado de precipitação oculta. Se estiver errado, já sabem... Estamos sempre a Aprender.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde,

Depois da azáfama dos doces, estamos de volta ao normal

Dia de voltar aos treinos, muita humidade no ar, o céu só limpou após as 14h.

Dia mais frio deste mês de dezembro, 13.7° C de máxima e 7.8° C de mínima, já com 11.4° C e 91% de HR.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Boa Tarde

Dia de Natal algo ameno e com nuvens altas. Espero que todos tenham passado um ótimo dia com a família, o tempo esteve agradável para passeios :)
Hoje o céu já está limpo, após uma manhã com nevoeiro em altitude.

Segunda-feira, dia 24:

Mínima: 6,5ºC
Máxima: 13,4ºC

Terça-feira, dia 25:

Mínima: 6,1ºC
Máxima: 14,6ºC

Mínima de hoje: 5,9ºC
T. Atual: 12,7ºC
HR: 79%
Vento: Nulo


Em que zona do Montijo vives? Aqui na zona mais "periférica" o nevoeiro matinal era mais cerrado. Aliás, tem sido incrível a repetição de como se formam os bancos de nevoeiro inicialmente rasos e "fantasmagóricos" a partir das 16/17h nos campos mesmo aqui ao lado. Já perdi a conta aos dias assim desde que começou este tempo mais estável. Hoje mais um, com o nevoeiro a engrossar e a invadir lentamente a zona urbana. Fresquinho com 8 graus.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
O dia teve sol, mas foi de pouca dura, pois surgiu às 13:30 e só durou 3 horas completas (o sol põe-se às 17:00):facepalm:. O por-do-sol foi acompanhado de muita névoa e nebulosidade baixa.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 16,3ºC
Mín: 5,4ºC
Prec: 0,4 mm (devido à humidade)

Corroios
Máx: 16,5ºC
Mín: 5,1ºC

Neste momento estão 8,5ºC e nevoeiro. Mais do mesmo! :sono:
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Olá @charlie17 penso que esses dados devem ser contabilizados sim, porque provavelmente são resultado de precipitação oculta. Se estiver errado, já sabem... Estamos sempre a Aprender.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Pois, realmente sempre me questionei de que forma o pessoal do IPMA trata esses dados de precipitação devido a condensação nos pluviómetros deles... obrigado na mesma!

Entretanto, perto das 20h um nevoeiro bastante intenso começou a descer a enconsta do vale do Sorraia e instalou-se lá em baixo, não se vê a vila (nem as luzes). Parecia fumo, adoro esse efeito!

7.6ºC
98% HR
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Por cá sigo com 9.7°c e 98%HR.
O nevoeiro já se faz sentir, e fez a temperatura subir depois de pelas 23:20 ter registado a mínima do dia com 8.3°c.
Em relação á questão de contabilizar os registos de precipitação por efeito da humidade, eu neste mês já levo 3.0 mm, e sempre atribui estes valores aos totais de precipitação, até porque é água em suspensão que acaba no solo. Não sei qual a norma, se é que existe.
Nunca tive tanta quantidade de precipitação por efeito da humidade.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boa noite

Tenho andado a "leste" das previsão e confesso que esperava tempo seco por estes dias...

Ora pra me contrariar...
Chove em Peniche! E não é nada levezinha!

Aproveito para desejar a todos continuação de Boas Festas!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Bom dia.
Já choveu, 1.2mm.
Temperatura nos 10.7°C