Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018



Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Por cá sigo com 13.7ºc e 92%HR, e o sol espreita pouco e espaçadamente.
A máxima é de 14.4ºc pelas 13:23.
Em relação à precipitação registada por alguns, o GEM era o único que referia essa precipitação, ontem e para a minha localização previa 0.6 mm.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Não choveu aqui na alta da Póvoa.
Encoberto pela madrugada e manhã, houve estratocumulus, que perduram em 7/8, e cumulus.
Agora 12,6°C e 84%.
Há um fino "smog" no ar.
Finalmente amarelecem as folhas das últimas árvores que resistiram ao outono.
Já não há poças de água em sítio algum por aqui.

Vento fraco predominante de NE mas o movimento das nuvens é de NW.
b30a1018196af7488d92f85835eeba98.jpg
c4631f780f3d67d75e6b087f83f2255f.jpg
4a9c68ce9ea87365ddbefe1e2b7cf5df.jpg
21ff130dc81b0be5920e66ec5b13b4b2.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Em que zona do Montijo vives? Aqui na zona mais "periférica" o nevoeiro matinal era mais cerrado. Aliás, tem sido incrível a repetição de como se formam os bancos de nevoeiro inicialmente rasos e "fantasmagóricos" a partir das 16/17h nos campos mesmo aqui ao lado. Já perdi a conta aos dias assim desde que começou este tempo mais estável. Hoje mais um, com o nevoeiro a engrossar e a invadir lentamente a zona urbana. Fresquinho com 8 graus.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
Boa Tarde amigo @rozzo Não fazia ideia que também vivias no Montijo, pelos vistos tenho um vizinho aqui no fórum :D Eu vivo na zona do Esteval ;)
O nevoeiro é bastante frequente nesta zona até mesmo no verão e causa enormes assimetrias na cidade. Os quatro pontos propícios para a sua formação são os terrenos baldios na zona norte da cidade, o Parque Municipal, o rio Tejo e o Vale Salgueiro (pequena vala que vai desde a Lusoponte até ao E.lecrec), sendo que este último fica perto da minha habitação.
Mal o sol se ponha e o nevoeiro começa logo a formar-se nestes 4 locais, expandindo-se ao resto da cidade ao longo da noite, sendo que quando saio do trabalho à meia-noite já o nevoeiro está totalmente instalado. Na manhã seguinte acontece o oposto: à medida que o dia avança, o nevoeiro começa a dissipar-se aos poucos em toda a cidade e a partir da hora de almoço fica apenas concentrado junto ao rio.
No entanto há casos mais raros, que foi o caso de ontem, em que o dia começa com céu limpo e chega-se ao fim da manhã e o nevoeiro instala-se vindo de norte, mais concretamente da lezíria. Por aqui permaneceu maioritariamente em altitude, apenas foi cerrado ao principio por alguns minutos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Boa Tarde amigo @rozzo Não fazia ideia que também vivias no Montijo, pelos vistos tenho um vizinho aqui no fórum :D Eu vivo na zona do Esteval ;)
O nevoeiro é bastante frequente nesta zona até mesmo no verão e causa enormes assimetrias na cidade. Os quatro pontos propícios para a sua formação são os terrenos baldios na zona norte da cidade, o Parque Municipal, o rio Tejo e o Vale Salgueiro (pequena vala que vai desde a Lusoponte até ao E.lecrec), sendo que este último fica perto da minha habitação.
Mal o sol se ponha e o nevoeiro começa logo a formar-se nestes 4 locais, expandindo-se ao resto da cidade ao longo da noite, sendo que quando saio do trabalho à meia-noite já o nevoeiro está totalmente instalado. Na manhã seguinte acontece o oposto: à medida que o dia avança, o nevoeiro começa a dissipar-se aos poucos em toda a cidade e a partir da hora de almoço fica apenas concentrado junto ao rio.
No entanto há casos mais raros, que foi o caso de ontem, em que o dia começa com céu limpo e chega-se ao fim da manhã e o nevoeiro instala-se vindo de norte, mais concretamente da lezíria. Por aqui permaneceu maioritariamente em altitude, apenas foi cerrado ao principio por alguns minutos.

Sim, o que presencio são essencialmente esses nos terrenos a norte do Montijo, pois vivo mesmo no limite urbano, junto ao final da Circular na zona do estabelecimento prisional. Os nevoeiros que se apanha ao fim do dia ali ao longo de toda essas estrada que circunda o Montijo são mesmo "à filme", bastante fantasmagóricos. Tenho de ver se consigo algum registo fotográfico interessante.
Também já vi ao fim da tarde nevoeiro "que dava pelo joelho" completamente estagnado no meio do Parque Municipal, muito curioso mesmo. :)

Na verdade não vivo na zona há muito tempo, mas de qualquer forma, a sinóptica destes últimos tempos tem sido propícia pois claro a nevoeiros nestas zonas habituais. São frequentes as manhãs que o nevoeiro termina exatamente no final da ponte Vasco da Gama do lado norte, pouco conseguindo invadir Lisboa, excepto zona ribeirinha e zona do aeroporto.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Esta manhã na serra, cota 200 mts.
Não estava frio nenhum, cerca de 14 graus.
O mais impressionante é que practicamente a cota 500 mts no Monge e estavam 13 graus... nem em altitude estava frio.


Foto muito boa! A retratar na perfeição a imagem que tenho na cabeça quando penso na Serra de Sintra :)

--

Vai morrinhando por aqui com a temperatura nos 13,0ºC. A mínima foi de 7,9ºC.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Hoje foi um dia muito esquisito. :intrigante:
Começou com nuvens que quase parecia que estava de noite, depois o sol apareceu em força à hora de almoço, mas vieram logo as nuvens por volta das 16:00.
Nota-se que há uma névoa bastante fantasmagórica para os lados de Lisboa, é de duvidar, pois pode ser poluição. :wacko: "Smog", mais cientificamente.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 16,4°C
Mín: 7,3°C
Nevoeiro: 6 horas

Corroios
Máx: 16,5°C
Mín: 7,1°C
Nevoeiro: 8 horas

A partir de sábado deixarei de seguir a meteorologia a partir daqui da Charneca, por certas razões.

Neste momento estão 12,3°C e céu muito nublado.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Oh que tanga de tempo, nem ata, nem desata... Nevoeiro ainda não levantou e parece estar com dificuldade em levantar...

Não chove, nem deixa chover... Vento nem vê-lo, que pasmaceira...

12.9° C e 90% de HR, depois de uma mínima de 8.2° C.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Tanto pedi que olha... Chove pela Póvoa...
0.2 mm acumulados

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Última edição:

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Pelas 19:00 lá caiu um chuvisco, tal como previsto pelo GEM.
Agora sigo com 13.6°c e 96%HR, desde o chuvisco que a temperatura não desce.
Os extremos do dia foram os seguintes.
Tmin. 8.6°c (1:02)
Tmax. 14.4°c (13:23)
Vento max. 10 Km/h N
Precip. 0.2 mm efeito da humidade.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk