Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Nada de especial a relatar sobre estes últimos dias, o panorama tem sido sempre o mesmo: Manhãs frescas com neblina/nevoeiro seguido de tardes soalheiras e agradáveis. As nebulosidade alta também tem marcado presença.

Sábado, dia 1:

Mínima: 6,6ºC
Máxima: 16,0ºC

Ontem, dia 2:

Mínima: 6,1ºC
Máxima: 16,3ºC

Mínima de hoje: 10,1ºC
T. Atual: 13,9ºC
HR: 78%
Vento: N / 3,2 Km/h
 

Manuel Amador

Cumulus
Registo
1 Mar 2018
Mensagens
281
Local
Samora Correia
Bom dia

A reportar de Setúbal, onde aproveitei para ir ao choco frito. Dia bastante agradável, até de mais em termos de temperatura, quase que ia dar um mergulho.
2667c4a8321401d975043da9e27a0e10.jpg


Enviado do meu TRT-LX1 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Mesmo, aliás tudo é incrível, água,altura, paisagem.
O @Ricardo Carvalho é um privilegiado. :cool:


Bem verdade João, e tu tiveste num dos meus preferidos ! Serra do Risco, com uma cota máxima de 380mt , num local chamado Píncaro ;) Já não vou lá à algum tempo, a tua foto deixou.me com saudades! Muitas pessoas conhecem a Serra da Arrábida como um só, mas tu já vi que não és desses! :thumbsup:Dentro do PNA , a Arrábida é apenas a serra mãe, porque depois não nos falta tantas outros locais belíssimos para explorar! Serra da Achada, Serra do Louro, Serra de São Luis, Serra de São Franscico, etc! Além disso temos os quatro vales maravilhosos, o de Barris, o de Alambre, de Picheleiros , e da Rasca, enfim muita coisa maravilhosa para se desfrutar e viver, um confesso privilegiado , é verdade! :D Mas tu também não te podes queixar , porque Sintra ou Arrábida cada uma bela à sua maneira :uau:

O tempo,

Noites de Dezembro que não parecem ser, e dias amenos que também de Dezembro têm ainda pouco! Em compensação muita humidade com a persistência dos dias com nevoeiro, hoje aqui pelo vales não foi excepção.

Tatual: Vento fraco predominate de NNE, 67% de HR , e 18.6ºc .
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,

Dia de bastante nebulosidade e nevoeiro até por volta das 9:00, quando se começou a dissipar.
A mínima foi de 8,6°C na Charneca e de 7,3°C em Corroios.

Em Corroios agora estão 15°C e céu pouco nublado.
De salientar que o chão continua muito ensopado. A humidade relativa não tem deixado a água das chuvas evaporar. Se continuar assim, quando as próximas chuvas vierem, o solo continuará com água e assim a erva continuará verde. :rain:
_________________
@Ricardo Carvalho eu também já fui à Serra do Risco, inclusive ao Píncaro e às Marmitas dos Gigantes, irmão da Margem Sul :). Eu tinha imagens, mas como já foi há tanto tempo (6-7 anos), eu não sei se as tenho ainda.
Vou ver se as encontro. :huh:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@remember Aqui está a explicação do BestWeather:

"Anticiclone, mas com muitas nuvens.

Este fim de semana será marcado pela presença de um anticiclone subtropical sobre o território continental.
Este tipo de anticiclone, ao contrário dos anticiclones térmicos, costuma estar associado a massas de ar mais húmidas e quentes.

Teremos assim um fim de semana com nuvens e nevoeiros em muitos locais, especialmente do Norte, Centro e Interior, com o Algarve e Litoral Sudoeste a desfrutar de mais sol.

Uma língua de ar tropical marítimo deverá atingir directamente a Galiza e o extremo Noroeste, deixando chuvas localmente fortes e persistentes entre a Galiza e o Gerês, e mais dispersas pelas montanhas do Norte, Centro e alguns pontos do Litoral das mesmas regiões.

Este padrão deverá manter-se pelo menos até meados da próxima semana, sendo que a partir da 2ª semana de Dezembro (dia 5 em diante) aumentam as probabilidades de precipitação mais generalizada."
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Espero bem que não tenha sido dessa forma, que tenha sido da janela de um avião, porque a zona onde está a passar está na rota de aproximação/descolagem da pista do aeroporto de Lisboa!!
Se a câmara tiver um bom zoom foi feito do alto de Monsanto, zona do anfiteatro. O ângulo parece mesmo esse.

Hoje está assim na Póvoa

15,0°C
75%

Vento fraco de Leste

9f78d260c0931a0a8289dfe39860b722.jpg
921dea092fdd7c5411f17120e7116d19.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Se a câmara tiver um bom zoom foi feito do alto de Monsanto, zona do anfiteatro. O ângulo parece mesmo esse.

Hoje está assim na Póvoa

15,0°C
75%

Vento fraco de Leste

9f78d260c0931a0a8289dfe39860b722.jpg
921dea092fdd7c5411f17120e7116d19.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
Halo solar muito ténue ;)
_________

Máxima alta: 18,4ºC

Hoje foi a vez do Tejo e Guadiana se juntarem nestes dias consecutivos de nevoeiro:

hY8rYYS.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem verdade João, e tu tiveste num dos meus preferidos ! Serra do Risco, com uma cota máxima de 380mt , num local chamado Píncaro ;) Já não vou lá à algum tempo, a tua foto deixou.me com saudades! Muitas pessoas conhecem a Serra da Arrábida como um só, mas tu já vi que não és desses! :thumbsup:Dentro do PNA , a Arrábida é apenas a serra mãe, porque depois não nos falta tantas outros locais belíssimos para explorar! Serra da Achada, Serra do Louro, Serra de São Luis, Serra de São Franscico, etc! Além disso temos os quatro vales maravilhosos, o de Barris, o de Alambre, de Picheleiros , e da Rasca, enfim muita coisa maravilhosa para se desfrutar e viver, um confesso privilegiado , é verdade! :D Mas tu também não te podes queixar , porque Sintra ou Arrábida cada uma bela à sua maneira :uau:

O tempo,

Noites de Dezembro que não parecem ser, e dias amenos que também de Dezembro têm ainda pouco! Em compensação muita humidade com a persistência dos dias com nevoeiro, hoje aqui pelo vales não foi excepção.

Tatual: Vento fraco predominate de NNE, 67% de HR , e 18.6ºc .

Boas Ricardo,
Passei o dia por aí perto, de manhã a escolha foi a praia de Alpertuche e lapa de Santa Margarida.
Ao final da manhã subimos a serra do Risco(dado que o nevoeiro tinha se dissipado), e visita às marmitas do gigante, foram 14 kms de um trilho circular. :thumbsup:
Duas notas: Fiquei impressionado com a quantidade de medronheiros, não tinha noção...e fiquei igualmente impressionado com as marcas na terra, provavelmente javalis.
------
11,5 graus
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Aqui tenho os meus resultados:

Charneca da Caparica:
Máx: 16,8°C
Mín: 8,6°C
Número de horas com nevoeiro: 7

Corroios:
Máx: 16,7°C
Mín: 7,3°C
Número de horas com nevoeiro: 8

A língua de ar subtropical que nos tem afetado deverá manter-se até amanhã.
Agora estão 10°C.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa noite,

Finalmente um dia mais quente:uau: desde sábado para secar a roupa, humidade dentro de casa acima dos 70% e 80% não dá com nada, como alguém já tinha referido e bem:buh:
Máxima de 16.5ºC e minima actual de 10.8ºC, a lestada têm marcado presença, está mais ventoso que nos últimos dias.
10.8ºC, 93% de HR e vento fraco de NNE 5 km/h

Off topic: dia de propagação troposférica razoável, o pico será entre amanha e sexta-feira
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,

Hoje parece estar mais frio.
:cold:8,5°C e céu pouco nublado.