Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Manhã de nevoeiro cerradíssimo. A visibilidade é certamente igual ou inferior a 30m. O número de dias consecutivos com este fenómeno é surreal e já dura desde o último episódio de chuva.

7cbfdf57f6b6cc2bc005404df61fa7cd.jpg
e733100d409356c4fc83b194297cc91c.jpg


Enviado do meu Nokia 2 através do Tapatalk
Tal e qual por aqui...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Bom dia,

Hoje e que está bonito, não se vê um palmo à frente

Nove manhãs com nevoeiro

Bom dia,
É normal termos vários dias de nevoeiro na Póvoa com este tempo anticiclónico inclusive dias e noites inteiras seguidas com nevoeiro (sem levantar durante o dia).
Aliás aquela triste situação da legionella há poucos anos ocorreu na sequência de vários dias consecutivos de nevoeiro.

E com o nevoeiro temos temperaturas baixas. Pelas 7h30 estavam 5,9ºC na Quinta da Piedade.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Sim, lembro-me de nessa altura estarmos com tempo muito húmido, não sei se com dias idênticos ou se com dias chuvosos.

O que não é muito recorrente é tantos dias seguidos com manhãs a amanhecer com nevoeiro, como o @crizor disse e bem desde o último episódio de chuva. Já lá vão nove manhãs, segundo os meus registros.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

41b1f16317e4e44de140e8957d7e9668.jpg
c170066a1e7b74225b644c24119047dd.jpg
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Boas,
Por aqui, a esta altitude (cerca de 220m), não chegou o nevoeiro, mas via-se bem os mantos nos vales (hoje mais ligeiros) e denso no rio.
Está também menos húmido (na casa dos 60%) e o sol está terrível, parece mais de Setembro, que de Dezembro!
Para comprovar, pus um sensor desprotegido em pleno sol e chegou aos 33ºC!!
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Boas,
Por aqui, a esta altitude (cerca de 220m), não chegou o nevoeiro, mas via-se bem os mantos nos vales (hoje mais ligeiros) e denso no rio.
Está também menos húmido (na casa dos 60%) e o sol está terrível, parece mais de Setembro, que de Dezembro!
Para comprovar, pus um sensor desprotegido em pleno sol e chegou aos 33ºC!!

Circulação anti-ciclónica a 850 hPa, oriunda de África, até de latitudes bem baixas, ao nível de Cabo Verde!

i-sKrvFmt.gif
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Manhã de nevoeiro para variar, mas desta vez foi bem mais intenso e prolongado, que acumulou 0,3 mm.
Agora o sol já brilha e a temperatura vai subindo aos poucos :cool:

@remember concordo contigo, isto é que tem sido cá uma dose de nevoeiro, tem ocorrido todos estes últimos dias durante a madrugada e manhã, hoje então foi desde ontem ao inicio da noite. Graças a ele, ontem tive a máxima mais baixa de Dezembro, a contrastar com as temperaturas primaveris que tem ocorrido um pouco por toda a região :wacko:

Tenho-me esquecido de dizer, a mínima do dia 3 acabou por ser batida perto da meia-noite, passando a ser 9,6ºC

Extremos de ontem:
Mínima: 7,5ºC
Máxima: 14,5ºC

Mínima de hoje: 6,4ºC
T. Atual: 13,7ºC
HR: 80%
Vento: NE / 5,4 Km/h
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Manhã bastante triste, com nevoeiro até ao meio dia. Apesar de já não estar nevoeiro, ainda se nota alguma humidade.
A temperatura mínima foi de 8,4°C na Charneca e de 6,7°C :cold:em Corroios.
Neste momento estão 14,8°C e céu limpo. De salientar que a temperatura aumentou em 40% na última hora, uma subida bastante grande. :shocking:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@criz0r obrigado pela partilha das imagens, irmão almadense. É de facto impressionante o nevoeiro de hoje de manhã.
Os mesmos agradecimentos para @Tiagolco.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O sítio é bonito, e com o castelo de Sesimbra a espreitar lá ao longe ainda fica mais :) A última foto, mesmo sem castelo, é a mais bonita, no entanto


Obrigado João, é o Jardim em frente ao meu trabalho! Ou seja, era o que estava mais à "mão" para registar mais um belíssimo poente outonal ;)

-----------------------------------------------
Quanto ao tempo mais do mesmo,
Nevoeiro e mais nevoeiro! Eu confesso que até gosto bastante , e hoje até dissipou cedo! No entanto ainda deu para uma fotos :D Pelo terceiro dia consecutivo a minha estação acumula 0.3mm , devido ao dito cujo! Ou seja , muita precipitação oculta tem recebido a serra :) A mínima foi de 6.3ºc , e neste momento sigo com muito sol, 55% de HR e 18.5ºc ! Amanhã provavelmente não será muito diferente .

As da praxe :nicephoto:

IMG_2963 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2962 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2961 by Ricardo Carvalho, no Flickr

IMG_2967 by Ricardo Carvalho, no Flickr