Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
E estamos a chegar ao fim de mais um ano, com umas boas tardes, sempre com sol, e muita visibilidade, ao longe a Serra D'Aire e Candeeiros.
As árvores que se observam neste vale, são principalmente carvalhos, que ainda estão com as folhas em tons de castanho, mas sempre que o vento sopra causa um "chuva" de folhas que caem para o chão.

9bazpe.jpg
Belíssima foto Pedro Não fossem as árvores despidas, ninguém diria que estamos no final de Dezembro
Obrigado pela partilha!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Belíssima foto Pedro Não não fossem as árvores despidas, ninguém diria que estamos no final de Dezembro
Obrigado pela partilha!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Obrigado @Ricardo Carvalho, é bem verdade, tem sido uns óptimos dias de sol, mas também já começam a fartar, até porque a chuva tem andado um bocado ausente.
Vamos ver se ela regressa no próximo ano, com muita vontade.;)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigado @Ricardo Carvalho, é bem verdade, tem sido uns óptimos dias de sol, mas também já começam a fartar, até porque a chuva tem andado um bocado ausente.
Vamos ver se ela regressa no próximo ano, com muita vontade.;)
De nada Pedro Sim, é verdade! Até eu que gosto a valer de dias com sol , já estou um bocadinho farto deste marasmo meteorológico, mas a chuva a seu tempo virá! Se por um lado já fazia falta uma entrada fria, isso não ter acontecido tem permito ter níveis de HR muito altos, o que ajuda muito nestas situações de bloqueios fortíssimos já tão frequentes no nosso clima! Temos que ter calma, por enquanto nada de situações preocupantes, longe disso , e o Inverno ainda mal começou!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
De nada Pedro Sim, é verdade! Até eu que gosto a valer de dias com sol , já estou um bocadinho farto deste marasmo meteorológico, mas a chuva a seu tempo virá! Se por um lado já fazia falta uma entrada fria, isso não ter acontecido tem permito ter níveis de HR muito altos, o que ajuda muito nestas situações de bloqueios fortíssimos já tão frequentes no nosso clima! Temos que ter calma, por enquanto nada de situações preocupantes, longe disso , e o Inverno ainda mal começou!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Sim tens razão, os sucessivos dias de nevoeiro, tem deixado muita humidade no solo, e os ribeiros já levam um bom caudal, tendo em conta o que choveu, estamos muito melhor do que no ano passado, isso sem dúvida nenhuma.
Costuma-se dizer que "o frio ande lá por onde andar, que ao natal há-de vir parar", mas desta vez não se aplicou o ditado popular, a seu tempo, também logo deve de aparecer.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa noite.
Primeira geada da época.
Dia de sol e similar ao de ontem, com temperatura mínima de 0.9°C e máxima de 18.3°C.
Agora já com 6.4°C
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Já estou de regresso ao Litoral Norte, mas como prometido, cá deixo as primeiras partilhas do Litoral Centro, neste caso concreto do litoral sintrense.
Como já referi há uns dias, dei um pulinho no dia 27 às Azenhas do Mar, com passagem pela Praia do Magoito para ver as suas fantásticas arribas e a vista que se estende para sul até ao farol do Cabo da Roca. Um final de tarde muito bem passado neste belíssimo troço da costa portuguesa. A repetir :)


Magoito Beach. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


Cabo da Roca Lighthouse from Magoito Beach. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


Cabo da Roca Lighthouse from Magoito Beach. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


:w00t: Absolutamente maravilhosa esta arriba. Logo ao lado está uma não menos interessante duna fóssil, da qual se vê uma pontinha na primeira foto :)


Magoito Beach. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


E as Azenhas... dispensam apresentações, ao fim de 44 anos, finalmente lá fui :lol: Belíssimas. Portugal, apesar de muito estragadinho nalguns sítios, continua, felizmente, a ser um país cheio de coisas bonitas para ver.


Azenhas do Mar. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


Azenhas do Mar. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


Azenhas do Mar. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


Azenhas do Mar. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr


Ericeira from Azenhas do Mar. Sintra, 27-12-2018
by JoãoP74, on Flickr

Exelentes fotos João. :thumbsup:
Gosto bastante da zona de Magoito, tem um trilho bem porreiro desde a praia da Aguda sempre no alto da falésia.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas,

12,8 graus.

Seiça vai nos 1,5 graus.
Certamente a gear, incrível.

A previsão para os próximos 7 dias será essa, fortes inversões em vales/várzeas.
Provavelmente a partir de terça deve gear no Pisão.

Seiça é mesmo um local incrível, em termos de inversões, vai já em 1.3ºC, e ainda agora á pouco caiu a noite, mas como o vale é bastante encaixado, nunca lá chega o sol.
Vai ser certamente mais uma noite com uma boa geada lá.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Seiça é mesmo um local incrível, em termos de inversões, vai já em 1.3ºC, e ainda agora á pouco caiu a noite, mas como o vale é bastante encaixado, nunca lá chega o sol.
Vai ser certamente mais uma noite com uma boa geada lá.



Não é assim tão encaixado, a estação está próxima da ribeira e na base vertente norte, e sim bastante sombria o que ajuda a inversão a começar mais cedo do que outros locais.

Já agora quem quiser ver um bom mapa da orografia saque esta aplicação.
Tem me ajudado muito em caminhadas e voltas de bike.
------

Vento de leste e temperatura estável.
De manhã ainda sopraram boas rajadas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Não é assim tão encaixado, a estação está próxima da ribeira e na base vertente norte, e sim bastante sombria o que ajuda a inversão a começar mais cedo do que outros locais.

Já agora quem quiser ver um bom mapa da orografia saque esta aplicação.
Tem me ajudado muito em caminhadas e voltas de bike.
------

Vento de leste e temperatura estável.
De manhã ainda sopraram boas rajadas.

Pois eu não conheço o local pessoalmente, mas já conheço o local através do google maps, por vezes não precisa de ser muito encaixado, mas basta sem um local sombrio, como uma linha de água por perto, para se consegui uma boas inversões.
Conheço aqui perto um local parecido, tenho de começar a fazer registos por lá.

https://www.google.com/maps/@39.411...4!1sKvvxXh0cXfnVrSJAaRT8pw!2e0!7i13312!8i6656

Ainda ontem passei por este local, eram cerca das 16 horas, e já era completamente noite, no vale, os carros até já traziam as luzes acesas, e só na subida a chegar á localidade, é que apareceu de novo o sol, dá até aquela sensação de quando se entra num túnel.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
As tuas fotos são sempre espetáculo
Obrigado! :)

Excelentes fotos como sempre.
Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk
Obrigado Paulo! As tuas do nevoeiro estão melhores! :D

Mais uma vez estás de parabéns, por essas excelentes fotos, que já nos vens habituado.
É verdade toda a paisagem agora que envolva os carvalhos, em grande extensão, está bela.
Obrigado Pedro! Infelizmente não deu para fotografar quando andei aí pelos teus lados, estava "de serviço", mas tive muita pena, estavam mesmo dignos de umas boas fotos :)

Joãozinho, valeu bem a pena a espera pela tua ida até as Azenhas do Mar ! Fotos maravilhosas como sempre, obrigado por me "transportares" até a um sítio de que gosto tanto
De restou pouco a relatar!
Lestada moderada, e muito sol

Mínima - 5.6°c
Tatual - 15.2°c, e 52% de HR.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Obrigado Ricardo, fico contente por não ter estragado as tuas memórias com umas fotos horríveis... :lol:
Exelentes fotos João.
Gosto bastante da zona de Magoito, tem um trilho bem porreiro desde a praia da Aguda sempre no alto da falésia.
Obrigado João! Pois eu bem que o vi... tem de ser noutro dia com mais tempo! E que dê para ir ao Pisão também, desta vez não deu :D