Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Às 20h atingia-se em várias estações a máxima do dia, nomeadamente Coruche, Lisboa, Barreiro, por exemplo:

WPmS94Q.jpg


Continuamos no sector quente.

hcxatu7.jpg


aqui ao lado também tive a máxima do dia de 17.7ºC às 19h36min, tenho 16.9ºC
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Pelo menos estás mais optimista do que eu, hoje não acendi a lareira por motivos de segurança, em dias de forte temporal, é sempre o que faço, e para dormir, creio que não vai ser fácil hoje, tendo em conta o assobiar do vento nas paredes e telhados, e já nem consegui fazer a ronda hoje, para ver se está tudo em segurança ou não, tenho de aguardar por amanhã.
Vai tudo correr bem amigo

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vai tudo correr bem amigo

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Assim espero também, o meu maior receio é mesmo pelas linhas de água que se cruzam no final do meu terreno, em que quando ambas atingem mais de 1 metro de altura de água, costumam sempre causar estragos, como aluimento de terrra, mas depois de 5 anos, de trabalho que tenho feito por lá, com uma galeria ripícola, tendo as árvores já cerca de 4 metros de altura, já fico um pouco mais descanso, quanto ao resto das árvores, é esperar pela luz do dia para ver como estão.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A subida das temperaturas e o aumento do vento reforçam a conclusão de que o pico do vento observado anteriormente pode ser atribuído a uma linha de actividade maior no sector quente e não da frente:

b3jtlMX.jpg


Veremos se a RLC continuará neste sector devido à frente não descer mais em latitude, mantendo-se a norte de Peniche:

OwbXFEq.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A subida das temperaturas e o aumento do vento reforçam a conclusão de que o pico do vento observado anteriormente pode ser atribuído a uma linha de actividade maior no sector quente e não da frente:

b3jtlMX.jpg


Veremos se a RLC continuará neste sector devido à frente não descer mais em latitude, mantendo-se a norte de Peniche:

OwbXFEq.jpg
E falta os dados de Peniche! Acho que ficavam bem nesse quadro!
Infelizmente é o que temos...

Sei que na zona da ponta do Cabo carvoeiro a coisa foi basstante forte!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Infelizmente, o meu trabalho impediu-me de seguir esta maravilha de tempestade. :(

No começo do dia, esta tormenta parecia que ia ser um fiasco, no entanto, durante a manhã seguiram-se linhas de instabilidade que, de certa maneira, passaram de raspão pela zona, mas mesmo assim acumularam 11,4 mm. :)

Depois duma tarde bem ventosa com a maior rajada de vento do ano (60,5 km/h), segue-se agora a passagem da frente fria. Chove bem forte, como há muito não chovia. O acumulado diário segue nos 12,5 mm. Espero agora algumas horas de chuva durante esta noite! :rain: :viva:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Chuva forte tocada à vento lá fora, acumulado começa a ganhar expressão, com muita ainda por cair

32.7mm



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Não tenho referido mas continua o temporal, chuva moderada quase forte e vento forte que arrasta a água a escorrer pela rua em ondas.

Aparentemente a frente fria continua a descida em latitude:

wj2ucY1.jpg
Pelas últimas duas atualizações do radar, parece estar a abrandar a sua descida, mas pode ser só impressão. O ICON e o Harmonie (AEMET) prevêem que a mesma dê acumulados expressivos nas próximas horas nas latitudes onde ela está atualmente.
_________________

Por Leiria, já parou de chover e o vento abrandou significativamente.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O vento aqui finalmente acalmou... pelo menos deixou de se ouvir dentro de casa.

Aqui o "festival" do vento continua ainda soprando de forma moderada, e com chuva á mistura, tenho um alpendre á frente da casa, mas é como se não tivesse telhado, pois a chuva está a bater nessas janelas, que ficam lá debaixo.