Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019

A RLC mantém-se em sector quente.
Provavelmente nova ondulação da frente ou formação de segunda frente mais a norte.
Esperemos a análise das 00h para confirmar.

Ambas as hipóteses concretizaram-se:

IqcRXkI.gif


Esta carta parece uma repetição da carta de há 24h atrás (dia 19 às 00h) no que respeita à intensa circulação zonal a afectar o território.
Parece assim que vai continuar esta situação de vento forte e precipitação por vezes intensa e algo incerta na sua distribuição, com surpresas positivas ou negativas.

Aqui na rua, Póvoa alta, 16,3ºC há cerca de uma hora, temperatura que vai manter-se pela noite e pouco variará durante o dia de hoje, algo bizarra para uma madrugada de Dezembro.
HR 90%.
Chuva moderada batida a vento, numa saída rápida facilmente registei rajadas na ordem dos 50 Km/h, vento médio entre os 20 e os 40 Km/h.
Uma árvore de porte médio partida a meio era retirada pelos bombeiros, ramos partidos por todo o lado, solos alagados nos ajardinamentos.
 
Bem, parece que a frente fria já passou, logo depois das 4 da manhã. A temperatura teve uma queda de 2°C em muito pouco tempo, e não voltou a subir. :) :cold:

Agora já estamos em regime pós-frontal. Estão 15,2°C, vento forte e deverão cair uns aguaceiros no dia de hoje. Até agora caiu apenas 1 mm. :rain:
 
Bom dia,

7.8mm acumulados hoje, com um pouco de acalmia de vento.

Alguém que esteja perto, consegue confirmar se a torre Vasco da Gama na parte superior ficou sem vidros em grande parte? E que pareceu-me, ao passar no parque das nações que só havia vidros em algumas partes

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
Bom dia,

Esta Depressão foi das mais intensas que já presenciei. Não tanto pela rajada máxima, mas os ventos sustentados foram de facto impressionantes.
Fica o registo de 32,5mm e recorde de rajada máxima batido em 77,1km/h. Alguns estragos visiveis em Almada, árvores partidas, cabos de comunicação no chão, sinalética vertical completamente obliterada entre outros.
A lamentar o SMPC de Almada que esteve num jantar de Natal durante a fase mais complicada deste evento. Prioridades...

Chove fraco por Alfragide entretanto e reparei que a ribeira de Algés leva um bom caudal.
 
Incrível a quantidade de água que cai atualmente na zona de Leiria. Chuva muito grossa e persistente!
Bom dia a todos! Aqui também está a chover bastante e algum vento também. Ontem aqui foi uma loucura. Hoje de manhã verifiquei que tinha um grande ramo de um dos sobreiros partido...
 


Chove bem, de forma persistente.