Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Ontem sim, um autêntico temporal digno desse nome que há muito mas mesmo muito tempo que não via um igual :shocking: Até há pessoas aqui na cidade a comentar que nunca tinham visto um tão intenso como este...
Em termos de vento foi a loucura total: horas a fio a soprar com grande intensidade na ordem dos 30 Km/h (visto a olho nu) e com rajadas bastante intensas, mas no entanto, por incrível que pareça, a minha estação ainda não bateu o anterior record de 44,3 Km/h :intrigante:
Em termos de chuva, acumulado generoso de 18 mm :thumbsup: Ocorreram períodos intensos/torrenciais, mas a chuva foi maioritariamente moderada, caindo quase sempre na horizontal.
Houve alguns danos na cidade tais como queda de árvores e caixotes do lixo derrubados. Por várias vezes vi o camião dos bombeiros a passar pelas ruas e a luz esteve constantemente a "tremer" durante a tarde, houve mesmo um período em que se apagou temporariamente :unsure:

Extremos de ontem: 15,4ºC / 17,8ºC / 18 mm (mínima batida perto da meia-noite)


Hoje segue tudo bem mais calmo, apesar da madrugada ainda ter sido algo turbulenta.
Neste momento, céu encoberto com chuva fraca a moderada e vento fraco de SW. O acumulado segue nos 4,2 mm.

O jardim nas minhas traseiras está totalmente ensopado, bom sinal portanto ;) Confesso que já há algum tempo que não o via assim...

Mínima de hoje: 15,3ºC
T. Atual: 17,0ºC
HR: 92%
Vento: SW / 2,2 Km/h
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Continua a cair bem, vamos nos 9mm.

Só acho estranho este ano não ter havido quase geada nenhuma, tive apenas um dia de geada ligeira em Novembro. Tb nem ha previsões de entradas mais frias.

Penso que será o Natal mais quente dos últimos anos...máximas quase a bater os 20ºC e as mínimas então mesmo muito altas. Parecem temperaturas dos Açores nesta altura.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Pelo modelos estaríamos agora no pico da intensidade do vento, mas ainda temos muitas horas de "Elsa" pela frente, que aparentemente já parece ter provocado uma vítima mortal no Montijo :sad: Sentimentos à família...
Como assim amigo? Não tenho conhecimento de nada... :unsure:
Meu deus, não queria que acontecesse nenhuma desgraça :sad:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia,

Por aqui começou a cair aguaceiros fracos a moderados por volta das 8 da manhã, e ainda continua, sem interrupções.
Depois de ver aqui os ribeiros da minha localidade, posso afirmar que foi a maior enchente dos últimos 6 anos pelo menos, agora já voltaram ao seu leito, mas estão no limite, basta chover novamente com mais intensidade para voltarem a galgar.
Nem deu para tirar umas fotos, pois ainda nunca parou de chover.

O rio Almonda, aqui já próximo da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, á muito que não via a água subir a este nível.



Há mais de 10 a 12 anos, que não via a água, chegar ao ponto de submergir esta estrada.





Um açude totalmente coberto com tanta água, no centro da cidade de Torres Novas.

80108683_1324823084366327_3747581024159137792_o.jpg


Créditos: Isabel Jorge
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Ontem foi 32 mm de chuva, igualou o máximo do dia mais chuvoso do ano. Felizmente não caiu tanta chuva pela AML como esperado ou podia ter sido bem pior.

Hoje já segue com 10 mm. Agora o mais grave deve ser os caudais dos rios, vamos a ver como se comportam o Zêzere e o Tejo visto que ainda há muita água na bacia e ainda mais por cair...