Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa Noite
Tal como previsto, o vento desapareceu e houve uma bela inversão térmica, com a temperatura a descer até aos 0,3ºC :cold: A cidade acordou pintada de branco com gelo nos para-brisas e geada q.b. nos terrenos baldios e até alguns jardins urbanos :w00t:
Pelas 9/10h ainda era possível avistá-la nalguns locais sombrios e mais isolados. Tentei colocar uma imagem aqui no fórum através do telemóvel, mas mais uma vez sem sucesso :(

O céu apresentou-se praticamente limpo e com vento nulo, mas a partir do inicio da tarde houve mudança radical: o céu encobriu rapidamente e o vento começou a soprar fraco do quadrante W.
A próxima noite/madrugada já será bem mais quente e diferente com vento e até com alguma chuva. Veremos como corre ;)

Mínima:
0,3ºC
Máxima: 13,5ºC

T. Atual: 12,4ºC
HR: 64%
Vento: W / 3,2 Km/h
Boas amigo,

Como é que tentaste fazer o upload da foto? Tapatalk?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Há locais da Margem Sul bem mais intensos que a Praia da Rainha quanto à inversão térmica. Aquela zona do Intermarché/vale da Sobreda também é uma zona com grande potencial, oxalá que houvesse mais registos na nossa região!

Entretanto o tempo mudou drasticamente. Estão 12,7°C, vento moderado e o céu completamente nublado. Que contraste em relação ao início da manhã e ao dia de ontem! :surprise:
Estive por lá pelas 23h30m mais coisa menos coisa . Registei 2.8°C perto da Quinta da Carcereira e 3.2°C junto ao solar dos Zagalos. Deverá ter descido bem abaixo de 0 nesses locais. A vala de Corroios é outro poço de ar frio.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
81
Local
Coimbra, Rio Tinto
Coimbra, zona de São Romão, um vale propício a inversões térmicas. À hora que lá fui registei -4.4C, a cerca de meio metro do solo.
IMG-20201227-080644.jpg

IMG-20201227-081207.jpg

IMG-20201227-084126.jpg

IMG-20201227-083429.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas noites,

Muito frio pela manhã em Samora. Um pouco antes do nascer do sol fui à rua espreitar os carros e estavam branquinhos, com uma bela camada de gelo em cima. Lá ganhei coragem para sair do quentinho e ir dar um passeio até aos arrozais ver a geada :D

Tudo branquinho nos sítios mais abrigados, com o subir do sol começou tudo a desaparecer rapidamente. O carro marcava 0 ºC às 8h00 da manhã. A estação amadora de Samora ficou-se pelos 2,6 ºC. Curiosamente fica muito perto dos arrozais, onde havia poças com uma fina película de gelo.

Algumas fotos então :)
lamJABJ.jpg


7qsBoya.jpg


YmHMh6a.jpg


KrcDDdE.jpg


U1e1uh2.jpg


1Z9dEcA.jpg


V5RNGdA.jpg


A esta hora da manhã, e com o frio que estava, só consegui mesmo levar esta maluca comigo... :D
F3gcpc3.jpg


6pOeW3c.jpg


3tPqbwi.jpg


Quase tudo derretido aqui, já no regresso ao carro.
AMaHREg.jpg


Depois coloco algumas macros da praxe :)

A noite segue relativamente "agradável" com 11,6 ºC. A máxima foi de 12,2 ºC.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Luz e cores maravilhosas João, Saudades de ter tempo para fotografar algo assim Mas vou me regalando com as vossas Obrigado pela partilha

Quanto ao tempo , e depois de um final de manhã e início de tarde bem agradáveis, volta a frescura e já com céu totalmente nublado!

Tatual: 12.2°c , 67% de HR, e vento fraco de Oeste.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Obrigado Ricardo! :) Também não tenho tido muito tempo para o fazer; a aproveitar as poucas oportunidades enquanto estou cá por baixo :)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde,

Madrugada e início de manhã gélidos. :cold:

Mínima de 2.8ºC registada após as 7h, o único período temporal em que o vento esteve nulo, visto que durante a madrugada soprou sempre alguma aragem, caso contrário seria bem provável que fosse registado um valor inferior. Todavia, houve frio suficiente ao ponto de ter pequenas placas de gelo no vidro do carro, é raríssimo ver tal coisa aqui.

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISETUBAL5
bsi8rPT.png

Atenção que esta estação tem obviamente um problema de sensores!

2020-12-27_22-37-44.jpg
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas pessoal,

Minima de 2.4°C, manhã começou com céu limpo e muito frio, com o decorrer da manhã , começou a aparecer a nebulosidade e o vento começou a rodar por volta da hora do almoço.

Hoje, aproveitámos para dar um passeio por Cascais e depois por Lisboa, parecia que ia chover a qualquer momento...

Agora, o vento continua e a temperatura claro que nada tem a ver com as registadas ontem.

7543a7ab9e9d819ccb36e6d269cc1696.jpg
94b3e4560ec45715313739e5af78d182.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A mínima de 1,8ºC registada na zona alta da Póvoa de Santa Iria, na Escola D.Martinho Vaz, fazia suspeitar que mesmo sendo uma zona alta (70 a 90m) nas pequenas áreas mais deprimidas e rodeadas de edifícios altos tivesse ocorrido geada. E assim foi. Fotos de uma amiga, Olívia Raposo, obtidas nas zonas circuladas a roxo (campo nas traseira do Serra Nova e Quinta da Piedade). A estação da Escola situa-se na área circulada a azul:
sJMl6iJ.jpg


rQMcXqp.jpg


lqtSKIH.jpg


cSXX4Hg.jpg
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
muito boa foto, a fazer lembrar anos de frio mais consistente!! Grande captura.

Por aqui a mínima foi de -1ºC...por agora já estamos noutra, regime totalmente diferente, está meio abafado e já chuviscou.

Esta manhã no vale da Ribeira de Cabrela,Sintra.
-3/-4 graus.
Valeu esforço, até lama vi congelada.

 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Mais um naipe de excelentes fotos, e por serem em terreno plano lembram certos postais de países da Europa Central. :cold:

Boas noites,

Muito frio pela manhã em Samora. Um pouco antes do nascer do sol fui à rua espreitar os carros e estavam branquinhos, com uma bela camada de gelo em cima. Lá ganhei coragem para sair do quentinho e ir dar um passeio até aos arrozais ver a geada :D

Tudo branquinho nos sítios mais abrigados, com o subir do sol começou tudo a desaparecer rapidamente. O carro marcava 0 ºC às 8h00 da manhã. A estação amadora de Samora ficou-se pelos 2,6 ºC. Curiosamente fica muito perto dos arrozais, onde havia poças com uma fina película de gelo.

Algumas fotos então :)
lamJABJ.jpg


7qsBoya.jpg


YmHMh6a.jpg


KrcDDdE.jpg


U1e1uh2.jpg


1Z9dEcA.jpg


V5RNGdA.jpg


A esta hora da manhã, e com o frio que estava, só consegui mesmo levar esta maluca comigo... :D
F3gcpc3.jpg


6pOeW3c.jpg


3tPqbwi.jpg


Quase tudo derretido aqui, já no regresso ao carro.
AMaHREg.jpg


Depois coloco algumas macros da praxe :)

A noite segue relativamente "agradável" com 11,6 ºC. A máxima foi de 12,2 ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Pois é foi bom começar o dia com mega geada.
Fazendo o relato das temperaturas ao longo da viagem Alcabideche -Cabrela.

  • Alcabideche: 3 graus
  • A16 perto do autódromo: 2 graus
  • Até saida da A16 sintra/mafra : 3 graus.
  • Recta do Ral : 1 grau
  • Fervença: 0 graus
  • Viaduto ribeira do Adriao: -2 graus
  • Montelavar: 0 graus
  • Fundo de vale de Cabrela: -3 graus

Em Alcabideche tive mínima de 2 graus com formação de geada.

No vale da Atrozela deve ter ido na boa aos-3 graus/-4 graus metendo Colares no bolso...incrível.