Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Boas! :rain::cold:

Manhã de aguaceiros frios aqui pela Azambuja, intervalados por curtas abertas com Sol. A temperatura baixa a cada aguaceiros e recupera durante as abertas, mas tem se mantido a tendência de descida. O meu sensor marca apenas 7.3ºC, sendo a mínima até ao momento foi de 7.0ºC atingida durante o último aguaceiro.
 


Rui Rosinha

Cirrus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
22
Local
Castanheira de Pera
Boa tarde!
Chuva e vento forte na Marinha Grande. Á pouco caíram umas bolinhas de gelo muito pequenas.

Ninguém tem indicações do norte do distrito de Leiria?? Figueiró e Castanheira de pêra?
Cumprimentos a todos!

Por Castanheira de Pera, mais propriamente na Serra do Santo António da Neve (1100m) de manhã já havia neve acumulada.
Mas já há relatos de queda de neve ja abaixo dos 800m, com tendência a baixar ainda mais ao longo do dia.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
https://www.publico.pt/2020/12/04/s...oteccao-civil-registou-44-ocorrencias-1941733

Está assim, em cinco minutos passa de um negrume fechado a NW a abertas de sol , agora a aumentar a duração do céu aberto:

WNW 14:44:26
EDXXYPi.jpg


14:44:43
ioNhuAV.jpg


14:50:20
kqtFWBV.jpg


7,9 mm

7,4ºC às 14:30, num sobe e desce ao sabor dos aguaceiros.

A intensidade do vento acompanha a oscilação da temperatura à passagem dos aguaceiros e varia entre 30 e 50 Km/h, rajadas no entanto não têm ultrapassado os 70 Km/h.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
7.6 em Santa iria?

Sim, Santa Iria de Azóia, Parque.

Alguem por aqui da serra de aires e candeeiros?? Amanha era gaija para lá ir de manha se houvesse probabilidade de alguma coisinha
Hoje não vou a sintra mas vou ao Guincho e fazer a marginal, a ver se encontro as ondas de 14 metros que o ipma menciona aqui para lisboa (alerta vermelho hoje para agitação maritima!!)

Atenção às marés, cheia precisamente no pico da ondulação!
rio6QMp.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Há pouco caiu um aguaceiro com umas pedras de granizo. Pouco mas audível nos vidros.
A temperatura baixou muito. Há pouco tive de ir à rua, abri a porta do prédio, virada a norte, levei logo com uma rajada que me deixou tipo cubo de gelo!

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há pouco caiu um aguaceiro com umas pedras de granizo. Pouco mas audível nos vidros.
A temperatura baixou muito. Há pouco tive de ir à rua, abri a porta do prédio, virada a norte, levei logo com uma rajada que me deixou tipo cubo de gelo!

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

A estação do Cabo está com um registo de variação horária do vento notável oscila dos 19 Km/h aos 55 Km/h :shocking:
Temperatura a descer, às 14h já se aproximava dos 10ºC.
IyOFIY8.jpg


Penela tem menos vento, mais chuva e aproxima-se das temperaturas propícias a neve:
6vkKseu.jpg


O Aqua oferece-nos esta bela imagem da pureza da corrente polar, às 13h36

5oqBlN9.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A estação do Cabo está com um registo de variação horária do vento notável oscila dos 19 Km/h aos 55 Km/h :shocking:
Temperatura a descer, às 14h já se aproximava dos 10ºC.
IyOFIY8.jpg


Penela tem menos vento, mais chuva e aproxima-se das temperaturas propícias a neve:
6vkKseu.jpg


O Aqua oferece-nos esta bela imagem da pureza da corrente polar, às 13h36

5oqBlN9.jpg
Sim. O vento tem tido períodos de acalmia. Mas saomuito curtos! É do tipo que qd reparas já está forte outra vez. Não chego a perceber o que é rajada e o que é vento médio!

Agora está a cair outro aguaceiro forte com pedreiras de granizo e puxado a vento muito forte outra vez.

Estou curiosa para ver amanhã a intensidade das rajadas de hoje.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk