Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Ontem foi mais um ótimo dia do ponto de vista da precipitação, com 23,6 mm acumulados! :rain: (A somar aos 23,1 mm de dia 4).

Extremos 5/12: 12,1ºC / 4,2 ºC

Parece que de sexta para sábado sempre caiu alguma neve na serra de Sintra

Imagens "roubadas" da cronologia de um "maluco" que foi fazer trail as 6 da manhã para Sintra
a91a7391a9995f8845737d647653684a.jpg
9ee2c5562cd3e42949b1a7e3c4bbf08f.jpg

Ontem foi mais um ótimo dia do ponto de vista da precipitação, com 23,6 mm acumulados! :rain: (A somar aos 23,1 mm de dia 4).

Extremos 5/12: 12,1ºC / 4,2 ºC

Tem corrido mesmo bem para os nossos lados.
Hoje já tenho mais 5 mm e deve acumular bem mais durante a tarde. Em Albarraque tendencialmente deverá chover algo parecido com Alcabideche,o mesmo não se aplica ao Linhó que é bem mais chuvoso. Uma pena terem tirado online uma estação amadora da rede, por vezes, era grande esponja.:rain:

Última edição:
Bom dia,
Ontem os aguaceiros ainda levaram o acumulado diário aos 6,9 mm. O dia acabou, portanto, assim: :)

Charneca de Caparica
Máx: 13,3°C
Mín: 5,2°C
Prec: 6,9 mm

Os aguaceiros continuaram durante a madrugada, acumulando mais 0,5 mm. A depressão Dora, portanto, rendeu aqui na zona uns belos 19,6 mm. Entretanto parece que está por vir uma nova frente que deverá chegar aqui à tarde - venha ela! :rain:

A temperatura atual é de 12,4°C e está céu pouco nublado. ;)

:sad::sad:E
Olá @VazCosta

Obrigado pelo relato! Relativamente à noite de hoje, apesar de ainda estar fresco, já não há condições de frio em altitude para neve a cotas tão baixas nesta zona. Mesmo na sexta-feira, já foi no limite. Hoje seriam precisos mais uns 400 m no Montejunto para ver algo em estado sólido. :D

Pelo Cacém sigo com 8ºC. Noite calma.

Sim é verdade, a temperatura depois de estar a descer até ao princípio da noite, voltou a subir.
Nem sequer lá fui acima...:sad:
Paciência, fica para a próxima.

Tem estado a chover aqui por Carcavelos (alternando com algumas abertas).
A temperatura subiu significativamente.

:sad::sad:E

Sim é verdade, a temperatura depois de estar a descer até ao princípio da noite, voltou a subir.
Nem sequer lá fui acima...:sad:
Paciência, fica para a próxima.

Boa tarde

A entrada das frentes quentes (houve uma pré-sistema frontal) teve consequências notáveis ao nível da temperatura.

m38BUEL.jpg

woTZjxw.gif

Ma5I4rx.jpg

Em relação à precipitação os acumulados são escassos, pelo menos por aqui: 1,5 mm

Ontem foi assim: 5,3 mm.

OThB8aJ.jpg

Acumulados regulares mas pouco volumosos, pelo menos os que são registados nas EMA's do IPMA:

zKKeDeM.jpg

Acho que o sector quente pode ser identificado na imagem de satélite de massas de ar, apesar de as frentes terem pouca expressão ao nível da nebulosidade individualizada:

tm1KAST.jpg

Mais clara a identifcação na imagem de radar:
piYKU3C.jpg

Parece que de sexta para sábado sempre caiu alguma neve na serra de Sintra

Imagens "roubadas" da cronologia de um "maluco" que foi fazer trail as 6 da manhã para Sintra
a91a7391a9995f8845737d647653684a.jpg
9ee2c5562cd3e42949b1a7e3c4bbf08f.jpg

Hummm...:intrigante:
Eu olho para essa mancha branca e vem-me logo à cabeça que se trata de granizo ou eventualmente uma aglomeração de graupel.
Está muito longe de ser neve acumulada.