Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2020

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Aguaceiro moderado Azeitão



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
04ce8dbd4ab6cdf6fea107c211f7acb2.jpg
f106a797654f7f148befb1cdd70d693d.jpg



Edit: Acumulou 2.1mm, praticamente tudo o que choveu hoje
 
Última edição:


almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Tem corrido mesmo bem para os nossos lados.
Hoje já tenho mais 5 mm e deve acumular bem mais durante a tarde. Em Albarraque tendencialmente deverá chover algo parecido com Alcabideche,o mesmo não se aplica ao Linhó que é bem mais chuvoso. Uma pena terem tirado online uma estação amadora da rede, por vezes, era grande esponja.:rain:

Sim a zona do Linhó é bem mais chuvosa. De acordo com a estação do SNIRH que lá existia a média anual (média pequena) era de 969 mm no período 90-01. No Algueirão deverá estar entre os 800 e 850 mm para o período 71-00 (já que a estação da Base Aérea, a uma altitude menor e mais afastada da serra tem média de 768 mm para o mesmo periodo).

Entretanto, mais 6,3 mm acumulados hoje. O mês segue com 53 mm. Muito bom! :rain:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Hummm...:intrigante:
Eu olho para essa mancha branca e vem-me logo à cabeça que se trata de granizo ou eventualmente uma aglomeração de graupel.
Está muito longe de ser neve acumulada.
Sim, também me parece que é acumulação de granizo e/ou graupel.
Não invalida que não possam ter caído flocos de neve essa noite em Sintra, é provável, mas quase de certeza não serão o que está acumulado nessas fotos.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Desde as 16h00 que a chuva é agora mais persistente, graças a uma mancha de precipitação relativamente localizada a passar aqui pela Região Oeste:

rFEvRaD.jpg


O acumulado em Santa Iria (Parque) reflecte bem esta persistência, de 1,5 mm passou para 7,1 mm ao longo destas quase duas horas de chuva fraca ou moderada.
HR 82%.

10,7 mm em Bucelas, dos quais 6,6 mm nas últimas duas horas, HR 98%.
8,6 mm em Montachique, 5,6 mm desde as 15h, 95 % HR.
6,2 mm em Meteo Santa Iria, 4,5 mm na última hora.
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Referes-te a isto?

8PrzXGF.png


Observa-se com melhor clareza nas fotos que tiraste no Cabeço de Montachique.
Ficaram brutais!

Sim, referia-me a isso mesmo. E obrigado! :)

--

Deixo mais uma fotografias tiradas na sexta-feira dia 4/12.


IMG_8605-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_8611-HDR
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_8617-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_20201204_142242_1-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_8647-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr

--

E deixo ainda umas tiradas ontem pelas 8h20. O arco-íris estava magnífico e apresentava um contraste espetacular com o céu escuro por trás e o Sol a iluminar o primeiro plano. Pena não ter cabido todo na foto :p


IMG_20201205_082231
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_20201205_082309
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_20201205_082650-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nevoeiro fino (vêem-se as estrelas) aqui na zona alta da Póvoa.
Tp2lFns.jpg
HHljB6Y.jpg


Humidade relativa muito elevada em toda a RLC, sector quente do sistema frontal.
NaJkJ1w.jpg


Final da precipitação pela península de Setúbal. Região a norte de Coimbra com bons acumulados devido à persistência da precipitação.
R6GD9kK.jpg


Temperaturas aqui em casa:

Interior: 18,6ºC, HR 63%;
Exterior/marquise: 12,3ºC, 76%;
Exterior: 11,0ºC; 84%.

Bucelas: 8,8ºC, 98%
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa noite

Mais uma excelente mas curta rega, com um acumulado de 3 mm :thumbsup:
O céu apresentou-se geralmente muito nublado com algumas abertas. Aguaceiros durante a madrugada e períodos de chuva entre o meio da tarde e o final do dia.
O vento apresentou-se maioritariamente nulo, soprando temporariamente fraco de W durante o período da tarde.

Neste momento sigo com céu pouco nublado e parece que se está a formar neblina/nevoeiro.

Extremos: 6,8ºC / 14,2ºC / 3 mm

T. Atual: 10,9ºC
HR: 88%
Vento: Nulo
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mínima de 4,7ºC. Faz hoje 3 anos que registei 0ºC por aqui.

Praticamente 40 mm acumulados nestes dias. Grão a grão vamos fazendo o mês. Dezembro de 2019 a ser repetido...
Dezembro de 2019? Dezembro de 2019, até agora, tem sido incomparável a dezembro de 2020. Dezembro de 2019 começou com anticiclone e uma entrada continental até relativamente fraquinha comparando com as de outros anos. Entretanto tivemos a passagem de três depressões: o David, a Elsa e o Fabien (o último, contudo, foi fraquinho e quase só trouxe vento) e, depois do Fabien, tempo bem ameno para o mês em questão e nevoeiros bem frescos a marcar o último dia do mês. :)
Já este ano tivemos uma entrada de norte logo a começar o mês. Lembro-me que o mesmo ocorreu em dezembro de 2009, no começo do mês, com bastante precipitação a norte (e nada no sul) e bastante frio. Talvez essa seja uma melhor comparação...
____________________
Boa noite,
Hoje o dia começou com céu limpo e tempo fresco, mas às nove da manhã começaram a entrar as frentes quentes e a temperatura subiu abruptamente, dos 9°C para os 14,1°C de máxima. :eek:
A frente quente por aqui rendeu muito pouco - apenas 0,8 mm. Se incluirmos os aguaceiros pós-frontais de madrugada ainda associados à depressão Dora, o acumulado de hoje sobe para os 1,3 mm. O acumulado mensal segue nos 20,4 mm, ou 16% da média mensal.

Charneca de Caparica
Máx: 14,1°C
Mín: 7,1°C

Agora estão 13,3°C e céu pouco nublado, bem quente em comparação com dias anteriores a esta hora! :calor: