Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,

Mais um dia bem ensolarado por Samora, sem uma única nuvem no céu. Muito ameno, a máxima deve ter chegado aos 17 ºC. Neste momento já bem mais frio, entre os 5 e os 6 ºC.

Hoje à tarde, voltei a encontrar um enorme bando de flamingos nos arrozais :w00t:
Infelizmente ia sem a máquina, mas ainda assim deixo uma foto e um vídeo, onde se veem melhor.

zwq6LdR.jpg

É engraçado como as íbis-pretas não se importam de partilhar o mesmo espaço que o dos flamingos. O mesmo já não se verifica com as garças, que os devem achar barulhentos de mais e que lhes afugentam os petiscos :D

Vídeo fantástico dos flamingos nas nossas lezírias! :thumbsup:

Tomei a liberdade de copiar o post para o tópico da biodiversidade para não ficar perdido aqui no meio do seguimento! :D

Boa tarde,
Durante a madrugada o vento acabou por soprar, o que fez com que a temperatura não descesse tanto como esperava. Ainda assim a temperatura caiu para os 5,2ºC de temperatura mínima. Não tivesse sido o vento e a temperatura mínima teria sido muito próxima de 0ºC. :cold:

Estes dias de anticiclone e de excelente visibilidade, com praticamente nenhuma nebulosidade e o vento de nordeste a empurrar o barro do grande deserto africano para bem longe da Península Ibérica, são o período ideal para observar o nascer do sol - apesar de ser algo bem duro e que requer alguma coragem. De novo fui ao Miradouro do Monte Gordo em Vila Franca de Xira, que dada a proeminência (basicamente uma ravina a 400 metros de altitude e com as Lezírias mesmo em frente) e exposição direta a leste considero que se trata do melhor sítio para ver o nascer do sol num raio de 50/60 km da minha casa. Montejunto, São Mamede ou a Serra da Estrela são sítios muito melhores mas estão muito longe de casa. :D
Pelo caminho passei por várias zonas com temperaturas muitíssimo reduzidas. Na zona da Moita, por exemplo, registei a temperatura na A33 no termómetro do carro de apenas 1ºC. Também registei 2ºC na zona de Sarilhos e 3ºC nos vales de Coina e do Rio Judas ao pé do Fogueteiro. :surprise:

Ao subir para o Monte Gordo é que se apercebe bem do fenómeno da inversão térmica. A atmosfera está bem mais quente do que o normal, o tempo frio é só à superfície. No miradouro estavam 8ºC ao nascer do sol, 4ºC acima da temperatura que registei nas lezírias entre Porto Alto e Vila Franca e 7ºC acima da temperatura que posteriormente registei na CREL na zona de Bucelas, às nove da manhã e já algum tempo depois de o sol nascer. Aliás, todo esse vale estava todo branco, cheio de geada - infelizmente estava de passagem na autoestrada e portanto não pude registar nada. :w00t:
Ficam aqui os registos deste nascer do sol, no entanto. O melhor que eu já vi até hoje, apesar da sensação térmica horrível que se fazia sentir no topo: :scared:
gTGO4YCh.jpg

z0fov4uh.jpg

TOFcEIyh.jpg

iD4mhTKh.jpg

nqVmAWkh.jpg

79TYrxph.jpg

YtAtFsph.jpg

hw4C5ZVh.jpg

2HOiO0bh.jpg

CRh5vBvh.jpg

b3G9qyah.jpg

1GdpCoAh.jpg

eEhpW0Th.jpg

5qh05T5h.jpg

i829GUkh.jpg

EaHliBmh.jpg

JketOcCh.jpg

o9QDHZSh.jpg

AJ5ehOIh.jpg

KXqFggOh.jpg

cUwN31wh.jpg

6T3QHsBh.jpg

WRy4wb2h.jpg

gES0uyMh.jpg

DHOIRGch.jpg

ChC5PCzh.jpg

Entretanto já é de novo noite, nestes dias curtos de dezembro. O dia foi bem fresco, com uma máxima de apenas 12,8ºC. Entretanto a temperatura segue já nos 8,6ºC e neste momento não corre qualquer vento. :)

Boa tarde,
Durante a madrugada o vento acabou por soprar, o que fez com que a temperatura não descesse tanto como esperava. Ainda assim a temperatura caiu para os 5,2ºC de temperatura mínima. Não tivesse sido o vento e a temperatura mínima teria sido muito próxima de 0ºC. :cold:

Estes dias de anticiclone e de excelente visibilidade, com praticamente nenhuma nebulosidade e o vento de nordeste a empurrar o barro do grande deserto africano para bem longe da Península Ibérica, são o período ideal para observar o nascer do sol - apesar de ser algo bem duro e que requer alguma coragem. De novo fui ao Miradouro do Monte Gordo em Vila Franca de Xira, que dada a proeminência (basicamente uma ravina a 400 metros de altitude e com as Lezírias mesmo em frente) e exposição direta a leste considero que se trata do melhor sítio para ver o nascer do sol num raio de 50/60 km da minha casa. Montejunto, São Mamede ou a Serra da Estrela são sítios muito melhores mas estão muito longe de casa. :D
Pelo caminho passei por várias zonas com temperaturas muitíssimo reduzidas. Na zona da Moita, por exemplo, registei a temperatura na A33 no termómetro do carro de apenas 1ºC. Também registei 2ºC na zona de Sarilhos e 3ºC nos vales de Coina e do Rio Judas ao pé do Fogueteiro. :surprise:

Ao subir para o Monte Gordo é que se apercebe bem do fenómeno da inversão térmica. A atmosfera está bem mais quente do que o normal, o tempo frio é só à superfície. No miradouro estavam 8ºC ao nascer do sol, 4ºC acima da temperatura que registei nas lezírias entre Porto Alto e Vila Franca e 7ºC acima da temperatura que posteriormente registei na CREL na zona de Bucelas, às nove da manhã e já algum tempo depois de o sol nascer. Aliás, todo esse vale estava todo branco, cheio de geada - infelizmente estava de passagem na autoestrada e portanto não pude registar nada. :w00t:
Ficam aqui os registos deste nascer do sol, no entanto. O melhor que eu já vi até hoje, apesar da sensação térmica horrível que se fazia sentir no topo: :scared:
gTGO4YCh.jpg

z0fov4uh.jpg

TOFcEIyh.jpg

iD4mhTKh.jpg

nqVmAWkh.jpg

79TYrxph.jpg

YtAtFsph.jpg

hw4C5ZVh.jpg

2HOiO0bh.jpg

CRh5vBvh.jpg

b3G9qyah.jpg

1GdpCoAh.jpg

eEhpW0Th.jpg

5qh05T5h.jpg

i829GUkh.jpg

EaHliBmh.jpg

JketOcCh.jpg

o9QDHZSh.jpg

AJ5ehOIh.jpg

KXqFggOh.jpg

cUwN31wh.jpg

6T3QHsBh.jpg

WRy4wb2h.jpg

gES0uyMh.jpg

DHOIRGch.jpg

ChC5PCzh.jpg

Entretanto já é de novo noite, nestes dias curtos de dezembro. O dia foi bem fresco, com uma máxima de apenas 12,8ºC. Entretanto a temperatura segue já nos 8,6ºC e neste momento não corre qualquer vento. :)
Isso, dá-me ideias dá-me... :D
Conheço bem. É, de facto, um magnífico miradouro sobre as lezírias do Tejo :) Nunca lá estive foi ao nascer do sol :D
Vejo que havia alguma neblina por Samora/Porto Alto a essa hora. Estou a ver se me convenço a ir aos arrozais amanhã de manhã... :cold:

Magnífico, o voo dos flamingos.
É espetacular :) Especialmente sendo tantos, é qualquer coisa de muito especial. Ficava horas a observar se eles deixassem :D
Vídeo fantástico dos flamingos nas nossas lezírias! :thumbsup:

Tomei a liberdade de copiar o post para o tópico da biodiversidade para não ficar perdido aqui no meio do seguimento! :D
Obrigado Miguel :) Já tinha pensado nisso, mas deu-me a preguiça :D
----------------------------

E hoje o dia foi igualzinho ao de ontem; muito sol, frio de manhã e ameno à tarde, sem uma única nuvem no céu. Belíssima luz para a fotografia.

Lá regressei durante a tarde aos arrozais, desta vez de máquina em riste a ver se os nossos amigos rosados por lá estariam novamente.
E estavam! Outra vez num enorme bando de centenas ou mesmo milhares de indivíduos. A faixa rosada que se vê ao longe são eles.
5SfGX7C.jpg

Infelizmente, antes que me conseguisse chegar mais próximo deles, foram espantados por um canzarrão que por ali costuma andar e, pronto... foi a debandada geral... é uma coisa mesmo brutal :w00t:
XigUaj4.jpg

nKUyELm.jpg

EkecS0Y.jpg

As amigas íbis-pretas também por lá andavam. Agora é também a melhor altura do ano para as ver :)
VxDrOXr.jpg

Aqui já com as patinhas na água, em busca do jantar :D
qVvI4TB.jpg

Nas zonas mais sombrias via-se, ainda, muita orvalhada.
Y245fQA.jpg

Temperatura a rondar os 5 ºC neste momento.

Boas,
Viagem desde o Alentejo até à zona de Lisboa marcada pelo registos de fortes inversões térmicas. Em alguns locais, o termómetro do carro chegou mesmo a descer até aos 2°C em movimento. Se tivesse parado no local, iria descer ainda mais.

Desde Vendas Novas até ao Montijo muitos bancos de nevoeiro, provavelmente o início do dia de amanhã será marcado pelo mesmo. Temperatura quase sempre nos 4/5°C, apenas já no Montijo subiu para os 8°C. Outro mundo!

Para haver frio aqui nas colinas da linha da Póvoa é complicado: as cinco estações de referência local ficaram-se à volta dos 7,0ºC. :o
Apenas Sacavém um pouco mais baixo, 5,0ºC, e Vialonga a ser o local mais frio da zona, lá em baixo no vale urbano, com 2,4ºC. No entanto, nos campos junto às ribeiras terá estado certamente mais frio e terá havido geadas.

Máximas à volta dos 13ºC. Dia bonito como têm sido os anteriores, continua o Dezembro agradável por aqui, com pouca história.

Estado
Fechado para novas mensagens.