Boa tarde,
Durante a madrugada o vento acabou por soprar, o que fez com que a temperatura não descesse tanto como esperava. Ainda assim a temperatura caiu para os 5,2ºC de temperatura mínima. Não tivesse sido o vento e a temperatura mínima teria sido muito próxima de 0ºC.
Estes dias de anticiclone e de excelente visibilidade, com praticamente nenhuma nebulosidade e o vento de nordeste a empurrar o barro do grande deserto africano para bem longe da Península Ibérica, são o período ideal para observar o nascer do sol - apesar de ser algo bem duro e que requer alguma coragem. De novo fui ao Miradouro do Monte Gordo em Vila Franca de Xira, que dada a proeminência (basicamente uma ravina a 400 metros de altitude e com as Lezírias mesmo em frente) e exposição direta a leste considero que se trata do melhor sítio para ver o nascer do sol num raio de 50/60 km da minha casa. Montejunto, São Mamede ou a Serra da Estrela são sítios muito melhores mas estão muito longe de casa.

Pelo caminho passei por várias zonas com temperaturas muitíssimo reduzidas. Na zona da Moita, por exemplo, registei a temperatura na A33 no termómetro do carro de apenas 1ºC. Também registei 2ºC na zona de Sarilhos e 3ºC nos vales de Coina e do Rio Judas ao pé do Fogueteiro.
Ao subir para o Monte Gordo é que se apercebe bem do fenómeno da inversão térmica. A atmosfera está bem mais quente do que o normal, o tempo frio é só à superfície. No miradouro estavam 8ºC ao nascer do sol, 4ºC acima da temperatura que registei nas lezírias entre Porto Alto e Vila Franca e 7ºC acima da temperatura que posteriormente registei na CREL na zona de Bucelas, às nove da manhã e já algum tempo depois de o sol nascer. Aliás, todo esse vale estava todo branco, cheio de geada - infelizmente estava de passagem na autoestrada e portanto não pude registar nada.

Ficam aqui os registos deste nascer do sol, no entanto. O melhor que eu já vi até hoje, apesar da sensação térmica horrível que se fazia sentir no topo:
Entretanto já é de novo noite, nestes dias curtos de dezembro. O dia foi bem fresco, com uma máxima de apenas 12,8ºC. Entretanto a temperatura segue já nos 8,6ºC e neste momento não corre qualquer vento.