Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
como já disse não tenho nenhuma estação meteorologica, no entanto, queria deixar aqui o meu contributo, obtido através da observação.
neste momento, a passar ligeiramente a sul de setubal, a caminho do interior, um acumulado de nuvens, com base baixa e topo muito alto, brancas e cinzentas, a uma velocidade considerável, muito mais rápido do que o vento que se faz sentir.
apesar de não ser um relato tão emocionante como seria se tivesse dados meteorologicos, acredito que, quem gosta de meteorologia, terá tentado entender qual o tipo de nuvens a que me refiro. bem como tentar entender a direcção das correntes, com a ajuda das imagens de satelite.
cumprimentos a todos!

Boa noite

Por aqui sigo com

Temperatura - 12,0º
Humidade - 90%
Pressão - 1000 hpa
Precipitação - 20,0 mm (acumulada no dia)
s/vento

Boa noite.

Tarde de aguaceiros. Temperatura máxima de 16,7ºC, e actual de 13,8ºC.

Humidade nos 88% e vento moderado de SO (225º).

Neste momento, a passar ligeiramente a sul de setubal, a caminho do interior, um acumulado de nuvens, com base baixa e topo muito alto, brancas e cinzentas, a uma velocidade considerável, muito mais rápido do que o vento que se faz sentir.

Provavelmente seriam para já Cumulus do tipo Congestus.

De momento o céu apresenta-se com boas abertas e o vento permanece moderado de S/SW.

A temperatura anda pelos 13ºC.

Deixar uns números sobre a precipitação neste inverno.

Desde o início do ano hidrológico, 1 de Outubro, já tenho acumulados 610,6 mm. Este valor já é superior à média anual e ainda estamos longe de 30 de Setembro...

Esta noite vai ser animada e provavelmente o vento vai soprar mais forte que ontem. Atmosfera mais instável, com a passagem de alguma célula mais activa podem surgir umas rajadas interessantes.

Os avisos do IM estão lançados, amarelo para vento e precipitação.

Deixar uns números sobre a precipitação neste inverno.

Desde o início do ano hidrológico, 1 de Outubro, já tenho acumulados 610,6 mm. Este valor já é superior à média anual e ainda estamos longe de 30 de Setembro...

Esta noite vai ser animada e provavelmente o vento vai soprar mais forte que ontem. Atmosfera mais instável, com a passagem de alguma célula mais activa podem surgir umas rajadas interessantes.

Os avisos do IM estão lançados, amarelo para vento e precipitação.

Trovoadas provavelmente existirão certo?
Sigo com 13.9ºC.

boas:)
hoje o dia foi de aguaceiros, que variaram entre moderados e muito fortes, acompanhados de forte trovoada entre as 6.00h e as 7.00h, o vento soprou fraco a moderado com rajadas de SW/WSW.
neste momento, ceu muito nublado por nuvens cumuliformes, vento fraco a moderado de WSW e 12.1º ( hoje esteve muito calor..:hehe::p).
de referir que os solos estão saturados e escorrem parecendo turfeiras....os "abrolhos", nascentes, rios, ribeiros...todos se encontram heios de agua e vertem-na copiosamente fazendo cascatas monte abaixo:shocking::w00t: