Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2010

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
239
Local
Atouguia da baleia-Peniche
Algumas imagens de Peniche

fortaleza.jpg



bemmaisalto.jpg



007lw.jpg



005ii.jpg
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
A rajada máxima foi de 115,9 km/h pelas 14:08. Fiquei sem electricidade, de seguida, bem como toda a zona, até perto das 18h.

O vento perdeu bastante intensidade, entretanto.

Temperatura máxima de 18,4ºC pelas 10:57, e actual de 11,1ºC. A mínima foi de 10,7ºC até ao momento, registada há pouco.

Quanto a precipitação, fiquei com 20,0mm.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Tenho informações de que cairammuitas arvores na zona de Leiria. A zonas que segundo me disseram parece que passou um tornado por lá. Tambem me foi dito por alguem que ja trabalha ha mais de 20 anos nestas coisas que nunca tinha visto cair tantas arvores num dia.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tenho informações de que cairammuitas arvores na zona de Leiria. A zonas que segundo me disseram parece que passou um tornado por lá. Tambem me foi dito por alguem que ja trabalha ha mais de 20 anos nestas coisas que nunca tinha visto cair tantas arvores num dia.

Na página da protecção civil há ocorrências de quedas de árvores no distrito de Leiria. Mas não falaram em nenhum tornado.

lei.png


Mais ocorrências, aqui!

---------------------------

Aqui, o vento forte derrubou o ecoponto, os contentores do lixo, espalhou lixo por todo o lado, mas não vi nada mais grave.

À janela, com o anemómetro portátil na mão, medi rajadas na casa dos 70km/h. Mas em condições muito peculiares. Mão de fora (no máximo 5 minutos), numa tentativa de captar o vento que vinha de todas as direcções (de cima, de baixo, da direita, da esquerda). :p
Era mesmo só para ter uma ideia. Mas se na janela e nestas condições, tive uma rajada de 75,6Km/h, no telhado do prédio, não duvido que tenha atingido valores bem interessantes.

Ainda assim, e também aqui, não foram as piores rajadas deste inverno.

De destacar a temperatura, que de manhã atingiu os 20,2ºC e agora está nos 9,8ºC.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Hoje o vento deu o ar da sua graça para a aviação, em Lisboa. Os aviões hoje tinham dificuldade em encontrar o caminho direito. Aliás, pelo menos um abortou a aterragem:

dsc60212.jpg


dsc60502.jpg
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
A rajada máxima que registei hoje foi de 65,5 Km/h, longe por exemplo da máxima do dia 20 que foi de 90,6 Km/h.

A chuva é que não pára e amanhã deverá fazer com que Fevereiro seja o mês deste ano hidrológico, ultrapassando o valor do mês de Novembro que é perto de 200mm.

Este mês tem acumulado 188,6mm até ao momento.
 

tsunami

Cirrus
Registo
25 Fev 2008
Mensagens
77
Local
Granja do Ulmeiro, Soure
Bem por aqui até as 15.30 tudo mais ou menos normal, a partir daí foi um vendaval, não sei a velocidade do vento, as fui chamado para ir para o quartel para reforço de piquete, ainda fizemos uma intervenção num corte de árvore, algumas casas ficaram destelhadas, muitos cortes de árvores, uma chaminé caiu em cima de uma habitação, mas sem grandes estragos. Todos os meios da sede e da secção destacada dos Bombeiros de Soure foram usadas, e os moto serras não chegavam para as encomendas. A antena de tv do nosso quartel também se desprendeu e por sorte caiu a 2 metros do carro de um colega. A partir das 17/18 horas acalmou, veio a chuva com pouca intensidade, mas nalgumas alturas moderada.
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Boas...
Continuo sem electricidade desde as 15horas e não se sabe a que horas será reposta,provavelmente só amanhã(vai valendo o gerador).Não tenho tambem telefone,mas tenho net fixa,e redes de telemovel é muito raro conseguir...
Parece que regressei 100 anos atrás....:lmao:Espero que não por muito tempo,senão deixa de ter piada....
A rajada maxima que consegui registar foi ás 14h49 ,91.7 km/h, depois disso fiquei sem electricidade e não sei os outros valores,mas pelo que observei e pela comparação com este, atrevo-me a dizer que ultrapassou os 120 km/h...
Tive varios registos superiores a 60km/H
O resultado disto foram: muitas arvores caidas,sinais de transito,toldos,alguns postes de electricidade,ate montras de lojas partidas,muitas telhas arrancadas e um valente susto,cada vez mais a Natureza mostra o seu poder....:surprise:
Agora tudo calmo 9.6º de temperatura,pressão 1001.9 .
Os registos de chuva não sei, porque o pluviometro abanou bastante com o vento.:(

www.meteofebres.blogspot.com
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Tenho informações de que cairammuitas arvores na zona de Leiria. A zonas que segundo me disseram parece que passou um tornado por lá. Tambem me foi dito por alguem que ja trabalha ha mais de 20 anos nestas coisas que nunca tinha visto cair tantas arvores num dia.

boas noites , de facto kikofra tens razão só aqui na minha aldeia contei 6 aravores a obsttruir as estradas municipasi, o EN 109 esteve cortada assim como o iC2 debido aquedas de arvores , nao sei os valores mas foi uma tarde com muito , muito vento ha e sem energia electrica também da 15 ás 20h
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Ora bem o pico do temporal acabou por ser às 16h30 por aqui, uma vez que foi a altura que soprou a rajada mais forte:

16:33 12.2 °C 9.1 °C 995.5hPa SUL 25.3km/h 55.0 km/h

É surpreendente porque foi a primeira vez que consegui tal valor, real, na Cova da Piedade, num local onde a baixa altitude não permite valores mais extremos.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
...uma vez que foi a altura que soprou a rajada mais forte:
55.0 km/h

É surpreendente porque foi a primeira vez que consegui tal valor, real, na Cova da Piedade, num local onde a baixa altitude não permite valores mais extremos.

A mesma situação que em Moscavide, onde os 69,2 km/h, embora não sejam um valor extraordinário, constituem um valor bastante elevado para a zona que é, bastante abrigada do vento por ser bastante mais baixa do que a envolvência.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Tal como se previa, um dia de muito vento, mas, por aqui, sem consequências de maior, salvo um ou outro caixote do lixo derrubado.
Rajadas muito fortes, especialmente ao início/meio da tarde, sendo que depois foi acalmando progressivamente...
Quanto a temperatura, um pico muito alto, cerca das 10 e pouco, a atingir a máxima do ano, com 20.9ºC.
A pressão mínima ficou-se pelos 986hpa, mais alta que em Dezembro...
A chuva foi moderada, e centrou-se especialmente durante a noite...

Extremos do dia:

12.6ºC
20.9ºC
Precipitação: 9mm.

De momento, 13ºC, 62%HR, 1009hpa, vento fraco, céu pouco nublado...