Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2013

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Será assim tão impossivel nevar na Serra de Sintra ou Arrabida durante a noite se houver precipitação? Não creio.. a humidade até está aceitável 65% e a temperatura desce vertiginosamente, agora 9,2º
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
acho melhor é dar um salto a fátima :lol: aproveito e faço umas rezas para ver se tenho alguma surpresa cá na minha terra :p
neste momento parece vir um escuro do lado norte a descer para sul que tem de passar por cima de mim, abocado tavam 8º C agora não sei, mas está menos porque está muito frio lá fora :cold:

PS: bons registo da zona de fátima :thumbsup:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Digo-vos de experiência aqui da Islândia, que com +4ºC e humidade relativamente baixa (como hoje aí em Portugal deivo ao vento de leste), pode nevar muito mais facilmente do que com ar húmido do Atlântico e temperaturas de +2ºC.

E digo-vos igualmente que com um regime de convexão, como o que estão a ter, a queda de neve ainda é mais errática, dado que um aguaceiro pode ser de chuva mas rapidamente passar a neve, ou ser um aguaceiro de chuva, seguido de outro de neve forte. Mas o mais comum, em vez da chuva ou neve, é mesmo granizo, por vezes mesmo com temperaturas abaixo dos zero. Tudo depende de cada nuvem, e cada nuvem (aguaceiro) é diferente da próxima.

Estes episódios aqui costumam depositar boas camadonas e por vezes ocorrendo com temperaturas de +5ºC. Portanto tenham esperança aí. Eu acredito que com o cair da noite, muitas cotas baixas vão ver neve, ainda que por breves momentos.

Ventos de leste ou nordeste trazendo humidade do interior, embora raros, são muito mais favoráveis a neve a cotas baixas do que as mais frequentes entradas de noroeste ou norte.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
david pelo movimento do radar o centro da depressão está algures por essas bandas ;) gostava de ver essas células na zona de Abrantes talvez mais a norte a ganharem força e virem aqui pra Grande Lisboa :) Faz hoje 3 anos que passou a Xynthia lembram-se? ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Será assim tão impossivel nevar na Serra de Sintra ou Arrabida durante a noite se houver precipitação? Não creio.. a humidade até está aceitável 65% e a temperatura desce vertiginosamente, agora 9,2º

O problema é que não deverá sequer ocorrer precipitação :D

Sigo com 9,3ºC, 61%HR vento de Norte.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Algumas fotos da tarde de hoje:

img9301q.jpg


img9345l.jpg


fghfi.jpg


img9367s.jpg


img9366sy.jpg


img9412e.jpg


img9409o.jpg


hmtfyj.jpg
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Será assim tão impossível nevar na Serra de Sintra ou Arrabida durante a noite se houver precipitação? Não creio.. a humidade até está aceitável 65% e a temperatura desce vertiginosamente, agora 9,2º

O problema será mesmo com a precipitação. Vai se muito escassa ou inexistente. É uma lotaria...
Se houver precipitação... talvez um farrapito ou outro misturado com água.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Máxima de 11,1ºC, nesta tarde soalheira.

De momento sigo com 7,9ºC (valha-nos a descida) e vento fraco/nulo, do quadrante Norte.

58% de humidade e 1010 hPa de pressão.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
dASk não anda muito longe não, mas penso que ainda não está bem na minha zona
11rzvko.jpg

o que achas?


duarte sousa essa mancha branca que circundaste é o que? :p é que hoje já vi essas manchas nos aguaceiros que passaram umas 2 ou 3 vezes
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Extremos de hoje na Quinta do Conde

Temp. máxima: 12,7ºC (às 13h30)
Temp. mínima: 0,2ºC (às 06h19)
Rajada de vento máxima: 32km/h (às 14h41)
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa tarde.
tmaxima: 11.6ºC
tminima: -1.0ºC

Ás 16.30 fiz a viagem de Ourem para Leiria passando por Fátima e já não apanhei a neve. Nem no chão :sad:

Temperatura actual nos 4.2ºC, Hr 82%, pressão nos 1011hpa.