Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Deiam uma vista de olhos ao boletim meteorológico do mês de Janeiro, está muito bem feito e com muita informação!
http://www.ipma.pt/resources.www/do...fNuwdP/cli_20150101_20150131_pcl_mm_co_pt.pdf

Como já dito presenciamos dois recordes:
Pressão atmosférica - Máximo absoluto de 1050,3 hPa dia 09 de Janeiro em Chaves/Bragança
Menor valor absoluto da temperatura máxima em Lisboa (G.C): 5ºC no dia 07 de Janeiro
 
  • Gosto
Reactions: luky e StormRic


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas

Máxima já bem amena, já vi pessoas de manga curta junto ao rio e estava bem quentinho graças ao vento nulo e aos 16,1ºC de máxima

Agora estão 11,3ºC

a mínima já vai ser normal a partir de hoje
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas noites

Já se vê a mudança a aproximar-se, com nuvens características ao poente, finas faixas de altostratus e altocumulus. Neblina intensificou-se assim como o vento de Leste.
lBbr6n2.jpg


A trovoada já anda ao largo, a cerca de centena e meia de quilómetros a sudoeste quer da costa de Cascais quer do Algarve. Descargas intensas, por exemplo esta madrugada:
lcWRjDi.jpg


Forma-se um núcleo depressionário na periferia sul-sudoeste do anticiclone:
HtVyi7B.jpg

7gb5e5N.gif

aFtTds3.gif


A sudoeste do barlavento algarvio há linhas de instabilidade que se aproximam:
0XyWRAK.jpg

Dl6HYsN.jpg
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Boas tardes

Hoje o céu está mesmo completamente limpo, nem um farrapo de fractus. Se ontem ainda haviam algumas nuvens, evidenciadas ao pôr-do-sol, hoje nem isso. Vento de nordeste fraco. A mínima subiu um grau em relação a ontem e a máxima subiu bem mais. Excelente visibilidade, uma ligeira neblina no horizonte de terra. Mar calmo com ondulação reduzida de fundo mas que ainda forma boas ondas, para aprendizagem sobretudo. Muita gente na praia, muitos pescadores nas rochas do forte como ontem.

O poente ontem:
zdhsmGs.jpg


Edição: acrescento o vídeo HD dos últimos segundos do ocaso, na esperança de que se visse o raio verde. Hoje as condições devem estar melhores.


No Sabado, na volta que fiz, desta pela zona Oeste ( Ericeira - Stª Cruz ) também apanhei um pôr do sol identico, da praia da Assenta.
( não vou colocar nada por já ficar fora de tempo )
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Boas noites

Na Peninha faltaram talvez duas centenas de metros para ver algum floco de neve :lol: (sonhos...).
:cold: Um frio desgraçado por causa do vento (média 32 Km/h, máximo 43 Km/h de norte, medido com o Zephyrus do telemóvel a 488m), mesmo assim claro que não era muito para a Peninha e já apanhei mais frio lá, penso que terão faltado dois graus para baixo para que caísse algo mais do que chuva e granizo. Aguaceiros até ao pôr-do-sol, o último bateu forte com granizo pequeno, e ainda um aguaceiro perdido cerca das 19h. A serra está bem regada pelas poças que vi e água a correr.
Valeu pelo espectáculo de ver aquelas nuvens e cortinas de chuva a toda a volta, desde para lá da Ericeira até Lisboa e a margem sul e claro que estar ali com o tecto das nuvens à mesma altura é sempre uma experiência bem interessante :w00t:
399 fotos para escolher :cool: , não tirei mais porque já não sentia os botões da câmara com os dedos gelados. Também inclui uns belos céus estrelados.
O que vi a cair lá para a Cruz Alta foi notável, se houvesse alguém que lá estivesse...

Um dia o pessoal tem de combinar um encontro num local de preferência agreste como este :lol: e comparar intrumentos metereologicos, gostava de comparar o anemómetro que comprei com essa aplicação de telemóvel.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No Sabado, na volta que fiz, desta pela zona Oeste ( Ericeira - Stª Cruz ) também apanhei um pôr do sol identico, da praia da Assenta.
( não vou colocar nada por já ficar fora de tempo )

Põe no tópico Pôr do Sol! Penso que os dispositivos não mecânicos de medição da velocidade do vento funcionam segundo um princípio simples que é a frequência do som gerada pelo vento num sensor do tipo microfone, mas não tenho a certeza. Será portanto uma medição do "assobio" do vento e realmente nós próprios quando ouvimos o vento a assobiar nas esquinas ou em postes, etc, apercebemo-nos da força do vento pelo nota e intensidade do som. Quando estava na Peninha na 6ªfeira em determinada altura parecia que ouvia uma música tocada em flauta e fiquei intrigado pois ninguém estava na proximidade, depois percebi que era o vento que assobiava nalgum poste ou antena ou tubo aberto, talvez um algeroz. :lol:

Conseguiste ver o raio verde? ;)
Aqui também hoje não vi.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
751
Local
Mafra
Bom dia,

Já se vê uma massa negra vinda de sul, e lá por baixo está uma bela chuvada...

Às 7:00 estavam quase 8º em Cacilhas, mas em Benfica às 7:30 estavam 6º :cold:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000