Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas, por aqui o dia foi um pouco nublado, e já se notou a subida das temperaturas mínimas.
Após um pesquisa pelo youtube, encontrei um vídeo que nao é da minha autoria, só para relembrar o caudal do rio Almonda, á precisamente 1 ano atrás. Eu gravei também no mesmo local que mostra neste vídeo, agora no inicio do mês, mas nem tem comparação o caudal, uma vez que neste nem se vê os pilares das pontes.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Acho que a chuva hoje não gostou muito de Lisboa, só caiam pingos aleatórios a cada minuto, uns pingos a mais às 18h30 mas nada de mais. Sinceramente pensava que ia chover muito mais que ontem. 0,3mm acumulados

Minima: 7,8ºC
Máxima: 16,4ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Rachie

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Hoje tive de ir ao H Santa Maria e o céu a ficar interessante, e ao mesmo tempo a ficar um pouco preocupado pois não tinha levado chapeu de chuva e tinha de andar um bocado até ao autocarro, quando sai de lá pelas 17:30h tinha este cenário e a preparar-me para uma eventual molha :lol:, pena que o telemovel não traduza com a fidelidade com que os meus olhos viram, mas fica a amostra, ( as nuvens estavam mais alaranjadas )

15882606674_b1a5f58afa_o.jpg
16317435668_2dc9ffe6b7_o.jpg
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Põe no tópico Pôr do Sol! Penso que os dispositivos não mecânicos de medição da velocidade do vento funcionam segundo um princípio simples que é a frequência do som gerada pelo vento num sensor do tipo microfone, mas não tenho a certeza. Será portanto uma medição do "assobio" do vento e realmente nós próprios quando ouvimos o vento a assobiar nas esquinas ou em postes, etc, apercebemo-nos da força do vento pelo nota e intensidade do som. Quando estava na Peninha na 6ªfeira em determinada altura parecia que ouvia uma música tocada em flauta e fiquei intrigado pois ninguém estava na proximidade, depois percebi que era o vento que assobiava nalgum poste ou antena ou tubo aberto, talvez um algeroz. :lol:

Conseguiste ver o raio verde? ;)
Aqui também hoje não vi.

Sim o principo de funcionamento é esse, resta saber se traduz a real velocidade do vento dado que não está calibrado,
por acaso quando estive na Peninha e estava o vendaval não me lembro de ouvir isso, mas a ventania era tanta e o barulho era imenso, que não me aguentei por muito tempo, ia gelando, mas para a proxima vou mais preparado para o vento e o frio.

fenómeno identico é a chaminé da minha casa, cujo "chapéu" é uma folha penso de zinco em /\ e emite uma frequência e intensidade do som, com a velocidade do vento, ou seja tenho um "anemómetro" acustico :lmao:,

onde uma vez houvi fenómeno identico foi no cabo da Roca junto ao mamarracho, ai sim era brutal o efeito acustico que fazia, "emitia" varias frequências em simultâneo que alteravam com a velocidade do vento.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Por aqui o dia começou cinzento, gradualmente o céu foi ficando pouco ou limpo durante a manhã, mas durante a tarde a situação foi mudando com aumento de nebulosidade e com nuvens bastante escuras. Ainda caíram alguns pingos fracos mas grossos antes das 17h e por volta das 18h30 a chuva chegou mesmo a ser moderada, mas rapidamente passou! N foi nada de especial...
Acumulado: 2,5 mm
T. mínima: 7,7ºC
T.máxima: 15,1ºC

A noite segue fresca, estão 9,3ºC
e em queda com vento nulo e céu limpo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje tive de ir ao H Santa Maria e o céu a ficar interessante, e ao mesmo tempo a ficar um pouco preocupado pois não tinha levado chapeu de chuva e tinha de andar um bocado até ao autocarro, quando sai de lá pelas 17:30h tinha este cenário e a preparar-me para uma eventual molha :lol:, pena que o telemovel não traduza com a fidelidade com que os meus olhos viram, mas fica a amostra, ( as nuvens estavam mais alaranjadas )

Boas noites

Confirmo :) , também andei por aí perto, cerca das 18h as nuvens ficaram feéricas já com os alaranjados do pôr-do-sol. Devem ter caído alguns pingos ou chuvisco ou chuva fraca, chão levemente molhado mas não dei por ela.
A meio da tarde em Carcavelos era este o aspecto do céu, alguns cumulus e altocumulus/altostratus pouco consistentes. Na aparência já começa a ser primaveril.
5umjZE4.jpg


Em Lisboa ao pôr-do-sol, belo aspecto do céu mas "inofensivo":
mSJ9R9M.jpg

TrGztbL.jpg