Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,516
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Algumas fotos.

Pisão - Porto Covo, Alcabideche

Já nas entranhas da serra.

Estrada da serra, junto a caminho do Palacio da Pena.
Muitas arvores caídas, possivelmente marcas recentes das ultimas ventanias.

Sempre espectacular, o Palácio da Pena.

EiVOR4u.jpg


Vista a partir de Santa Eufémia.
Infelizmente tamanha nebulosidade não deu para muito, qualquer das formas daqui por pouco tempo regresso ao local, num dia de ceu limpo.
Em termos de condições atmosfericas ao longo da volta, resume-se a ceu encoberto, poucas abertas, vento moderado a forte assim que me aproximei do Palacio da Pena, o frio intensificou-se assim como a humidade, a temperatura rondava os 9,5ºC/10ºC.

:thumbsup: :cool: que volta sempre fascinante! A foto da Pena tirada da descida a chegar ao Portão dos Lagos está excelente, é um dos meus ângulos favoritos (vista possível só com as árvores desfolhadas e também por terem caído árvores nessa área). O palácio acabou de receber pintura nova, ficou mesmo bonito.
A vista desde o Pisão - Porto Covo é para mim desconhecida, aí está uma zona que me falta explorar, os cimos de Alvante e Pedra Amarela tomam daí uma dimensão interessante, mas estes que se vêem na foto são da encosta da margem esquerda da Ribeira do Vale da Mula, a escarpa do M2 à esquerda, a Penha do Saldanha, a Cruz Alta em plano recuado e a crista da Pedra Branca. O vale é realmente muito bonito, bucólico, tenho de ir lá :w00t:.
O apontamento das árvores caídas ao longo da rampa da Pena é infelizmente uma constante, as árvores de tronco aprumado caiem como palitos e vão continuar a caír pois a mata está esventrada, com clareiras, não mais conheceremos a frondosidade de outrora daquele percurso. Costumo regularmente fazer o percurso a pé dessa estrada e dos caminhos que sobem desde Seteais (azinhaga do Vale dos Anjos) e da Quinta de S. António, e não há vez que passe por lá e não veja mais perdas. Comparo fotos tiradas agora e poucos anos atrás, especialmente antes do Gong e o contraste é confrangedor.
Hoje não estava realmente um dia propício a vistas, muita neblina e céu cinzento sem definição. Santa Eufémia junto à Cruz tem também um belo panorama para leste e nordeste, num ângulo talvez pouco conhecido. Boas fotos desde o mirante junto à Capela! Mostram bem como o tempo estava "farrusco" ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
762
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:palmas: reportagem sempre empolgante! Fiquei impressionado sobretudo com essas fotos das ondas, foram momentos muito bem apanhados! Interessante o contraste entre o mar calmo de Carcavelos e a força das ondas no Raso, embora potenciada pela pelo vento e a chegada da frente. Esta cobertura de nuvens que tem sido constante nos últimos três dias deve estar acima da serra. Mas da Roca olhando para a Peninha pode-se perceber se o cimo está acima, abaixo ou imerso nas nuvens. O último caso é o único em que não vale a pena ir lá, a não ser para desfrutar do nevoeiro na floresta que é um cenário belíssimo (mas não à noite, claro). No entanto como dizes que na Azóia (250m) estava cerrado, provavelmente a espessura da camada de nuvens era quase seguramente suficiente para engolir a Peninha também. Costumo fazer o percurso nocturno da Roca ou da Azóia à Malveira, pela estrada, e a variação do vento é notável ao longo das curvas e vales. O pico do vento é sempre quando a estrada contorna o Cabeço do Vento antes de chegar à Malveira, é ali que passa uma das correntes de vento.

Ontem o céu em Carcavelos esteve mesmo com o aspecto que mostraste praticamente todo o dia:
nZZ9Zzi.jpg


Mais interessante estava anteontem, dia 13, as nuvens tinham definição e o ar era límpido, a presença dos cumulus ainda na massa de ar frio pré-frontal dava o tom cénico:
rFEVxLk.jpg


Hoje amanheceu encoberto de estratocumulus e nimbostratus pouco consistentes, vento de ONO fraco mantendo-se assim todo o dia. Promessas de abertas por vezes mas de pouca duração. Um manto de estratocumulus e algumas nuvens altas que se vislumbravam quando aquele se abria.
8uNcnRM.jpg

aBLxvPP.jpg

Sim e devia de estar nevoeiro no topo porque a caminho de casa de Fontanelas em direcção á Várzea de Sintra não se via a iluminação do palácio da Pena e das muralhas,

realmente notável diferença na ondulação, foi pena estar maré baixa se não as "explosões" deveriam ser maiores, mas já andava a espreitar pelas webcam´s,

na primeira foto, apanhaste o meu carro e se calhar a minha pessoa :lmao:.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
762
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Caminhada de hoje, e lá tive de dar uso ao télélé, para tirar umas pic´s, por momentos ainda pensei estar nos Alentejos ou melhor nos States, bom isto já é divagar ( foi de ter visto no Discovery "os caça tempestades" :D )
e claro poucos abrigos, neste caso apenas tinha a ponte, poderia significar uma molha, apesar de não estar prevista aguaceiros, apenas chuva fraca até ao inicio da tarde, coisa que nem aconteceu por aqui e em Lisboa na Expo pelo menos, mas isto da meteorologia nunca se sabe,

( não costumo "trabalhar" as fotografias, é o que sai na máquina e é o que publico, mas estas tive de "puxar" um pouco para mostrar o que os meus olhos viram, dado que não posso alterar a exposição no telefone para fazer eventualmente a compensação )

16516518116_0363f118d7_o.jpg
16354840848_a39cd2ce97_o.jpg
16356246539_36b6bc497a_o.jpg
16516518576_e277ef1369_o.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,516
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

O amanhecer hoje mantinha-se com o céu encoberto, mas, apesar do aspecto carregado e turbulento das nuvens, tratava-se de uma camada de estratocumulus relativamente fina. Durante a manhã apareceram abertas cada vez mais prolongadas e a maior parte da tarde o sol aqueceu bem o ambiente. Vento norte fraco de manhã e por vezes moderado à tarde, aumentando de intensidade. Ondulação alta, boas ondas em Carcavelos.

Aspectos do céu ao amanhecer, com laivos de cor do nascer do sol. A vista por cima das nuvens devia ser bem bonita.
RCVdY5c.jpg

D0eiBpD.jpg

jpLWMWY.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,516
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Chuvisca por aqui. Temperatura nos 11,9ºC e humidade relativa nos 81%.

Chegaram os restos da frente oclusa em dissipação. Também aqui em Carcavelos está a chuviscar com nimbostratus que rapidamente ocuparam as abertas existentes até há uma hora atrás. Mas não cobrem totalmente o céu.
GoClcdY.gif

7hVwCCH.jpg


Os chuviscos ou chuva fraca parecem estar confinados a uma pequena zona da região oeste:
wG9QYQF.jpg


A partir de agora vai começar o vento a aumentar à medida que o anticiclone se move para nordeste e carrega sobre a península ibérica. Até parece uma situação sinóptica de verão. Vem lá nortada forte, passando a nordeste ainda mais forte.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
11,1ºC
T.máxima: 13,7C

O vento ainda não está nada de especial, apenas moderado.
__________


A vista desde o Pisão - Porto Covo é para mim desconhecida, aí está uma zona que me falta explorar, os cimos de Alvante e Pedra Amarela tomam daí uma dimensão interessante, mas estes que se vêem na foto são da encosta da margem esquerda da Ribeira do Vale da Mula, a escarpa do M2 à esquerda, a Penha do Saldanha, a Cruz Alta em plano recuado e a crista da Pedra Branca. O vale é realmente muito bonito, bucólico, tenho de ir lá :w00t:.

Boas StormiRic,
Olha basta seguires esta pequena estrada(em determinada altura passa a terra batida), leva-te exactamente aos topos que rodeiam o vale de Porto de Covo/ribeira da Mula,assim com lá abaixo, ha muitos trilhos.

https://www.google.pt/maps/place/Zambujeiro, 2755 Alcabideche/@38.743248,-9.429134,3a,75y,337.29h,76.46t/data=!3m4!1e1!3m2!1sfA-V5MGccEkMk_HT5Vx5Jw!2e0!4m2!3m1!1s0xd1ec493283126db:0xbc059c0b0e7695bd
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
Sai de casa por volta das 12h, estava ainda tudo encoberto e 13ºC

Fui até Lisboa e quando cheguei lá está o céu quase limpo, muito abafado e uns bons 18-19ºC, sensação térmica quente.
Pela tarde as nuvens foram acumulando e às 17h já se sentia o frio a chegar.
Do nada às 18h começa a cair pingos vagos ainda em Lisboa, temperatura desce num instante associado ao vento moderado dava uma sensação térmica horrível.
Como percebem um grande contraste entre as 12h e as 18h, uma pessoa sem casaco as 18h gelava. Estas bruscas alterações de temp. são propícias para ficar em casa doente. (o que eu já estou)

Amadora
Temp. máxima: 16,1ºC
Temp. minima: 10,1ºC
Já se apanhou uma rajada de 50 km/h
Entrada de frio já chegou e com o vento forte vai ficar ainda mais frio, agasalhem-se bem amanhã!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,516
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E do amanhecer sombrio passámos a uma tarde alegre, com pequenos estratocumulus a denunciarem o vento. Talvez haja condições nas próximas 48 horas para formação de nuvens lenticularis.
2cjt76g.jpg

USByRpN.jpg

VftP9DW.jpg


Visibilidade excelente com a luz baixa do entardecer a revelar as escarpas calcáreas do anticlinal da Arrábida. A ondulação forte depois de rodear toda a costa de Cascais ainda chega à barra do Tejo com altura suficiente para exibir rebentação notável que se nota já soprada pelo vento. Os campos não estão com o verde usual desta época.
3FgBLnp.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais um dia marcado por nublosidade, o sol só se viu de tarde, e até vinha quentinho, mas nao durou mais do que 2/3 horas.
O vento já se faz ouvir, com rajadas por vezes moderadas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic