Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015



Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
762
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Produto do dia de hoje,

Carcavelos, que é um local que pouco se vê por aqui :lol:;), vento que registei, 28,7 km/h, ainda não chovia,

16344060908_e929f88b95_o.jpg
16344060968_91bb518158_o.jpg


da ponta do Sal, vento que registei 44,0 km/h, após entrar no carro começa a chover miudinha,

15909174054_b97fd199d3_o.jpg
16344061238_a508328d5e_o.jpg


e uma ondas já perto do cabo Raso, já chovia e tocada a vento, o que já não me deixou fazer medidas,

16531767445_e9a126c83a_o.jpg

15911560553_d2065bbe22_o.jpg


junto ao Raso, continuava a chover, fraca, mas tocada a vento,

15911560623_b46244c7f2_o.jpg


só por curiosidade, consegui medir o vento no Guincho 39,8 km/h, no cabo da Roca 33,6 km/h, estava relativamente calmo e perto da praia da Aguda 41,5 km/h,

agora começo a ter mais a noção dos ventos que apanho quando ando de bike :lmao:e eisto não é nada de especial, ( que espero recomeçar para a semana que vem )

apanhei nevoeiro ao chegar á Malveira da Serra até Almoçageme, na Azóia era complicado a condução pois havia uma visibilidade reduzida, na Roca já nem por isso, numa pausa dos chuviscos fui até á falésia e conseguia ver o mar logo o nevoeiro deveria estar mais alto, ainda pensei em dar um salto até á Peninha para ver se tinha a sorte de o nevoeiro estar nas zonas mais baixas, mas fazer a estradinha até lá acima com o nevoeiro quase serrado não me seduzio,

é pena que este anemómetro que apesar de medir a temperatura, demore algum tempo a actualizá-la, não me dando muito tempo para ter a temperatura real, no entanto a leitura da do carro começou pelos 15º e chegou aos 13º á medida que fui chegando á Roca.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

12,3ºC
Céu cinzento e vento fraco a moderado.
_______________

Dados de ontem 14-2-15

Temperatura minima:10,7ºC
Temperatura máxima:13,8ºC
Acumulado: 3,3 mm
Vento médio(24horas): 21km/h
Rajada máxima: 61,1 km/h

Bem, parece que o vendaval regressa na tarde de amanhã e prolonga-se no dia do Entrudo, o pico da ventania será a meio/final da madrugada.
Já foi lançado o aviso, esperemos que no verão sigam a mesma linha..


hj1oyB5.gif
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Produto do dia de hoje,

Carcavelos, que é um local que pouco se vê por aqui :lol:;), vento que registei, 28,7 km/h, ainda não chovia,

16344060908_e929f88b95_o.jpg
16344060968_91bb518158_o.jpg


da ponta do Sal, vento que registei 44,0 km/h, após entrar no carro começa a chover miudinha,

15909174054_b97fd199d3_o.jpg
16344061238_a508328d5e_o.jpg


e uma ondas já perto do cabo Raso, já chovia e tocada a vento, o que já não me deixou fazer medidas,

16531767445_e9a126c83a_o.jpg

15911560553_d2065bbe22_o.jpg


junto ao Raso, continuava a chover, fraca, mas tocada a vento,

15911560623_b46244c7f2_o.jpg


só por curiosidade, consegui medir o vento no Guincho 39,8 km/h, no cabo da Roca 33,6 km/h, estava relativamente calmo e perto da praia da Aguda 41,5 km/h,

agora começo a ter mais a noção dos ventos que apanho quando ando de bike :lmao:e eisto não é nada de especial, ( que espero recomeçar para a semana que vem )

apanhei nevoeiro ao chegar á Malveira da Serra até Almoçageme, na Azóia era complicado a condução pois havia uma visibilidade reduzida, na Roca já nem por isso, numa pausa dos chuviscos fui até á falésia e conseguia ver o mar logo o nevoeiro deveria estar mais alto, ainda pensei em dar um salto até á Peninha para ver se tinha a sorte de o nevoeiro estar nas zonas mais baixas, mas fazer a estradinha até lá acima com o nevoeiro quase serrado não me seduzio,

é pena que este anemómetro que apesar de medir a temperatura, demore algum tempo a actualizá-la, não me dando muito tempo para ter a temperatura real, no entanto a leitura da do carro começou pelos 15º e chegou aos 13º á medida que fui chegando á Roca.


Bela reportagem como sempre! Esta tarde tambem devo subir a serra, vamos ver o que me espera, espero bem não apanhar nevoeiro nos topos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta tarde tambem devo subir a serra, vamos ver o que me espera, espero bem não apanhar nevoeiro nos topos.

Algumas fotos.

Pisão - Porto Covo, Alcabideche

HxrwTOD.jpg


Já nas entranhas da serra.

2uikml5.jpg


Estrada da serra, junto a caminho do Palacio da Pena.
Muitas arvores caídas, possivelmente marcas recentes das ultimas ventanias.

o540oj.jpg


Sempre espectacular, o Palácio da Pena.

EiVOR4u.jpg


Vista a partir de Santa Eufémia.
Infelizmente tamanha nebulosidade não deu para muito, qualquer das formas daqui por pouco tempo regresso ao local, num dia de ceu limpo.

wv7kt3.jpg


1lrEG2H.jpg


Em termos de condições atmosfericas ao longo da volta, resume-se a ceu encoberto, poucas abertas, vento moderado a forte assim que me aproximei do Palacio da Pena, o frio intensificou-se assim como a humidade, a temperatura rondava os 9,5ºC/10ºC.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,516
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Produto do dia de hoje,

Carcavelos, que é um local que pouco se vê por aqui :lol:;), vento que registei, 28,7 km/h, ainda não chovia,



da ponta do Sal, vento que registei 44,0 km/h, após entrar no carro começa a chover miudinha,



e uma ondas já perto do cabo Raso, já chovia e tocada a vento, o que já não me deixou fazer medidas,

16531767445_e9a126c83a_o.jpg

15911560553_d2065bbe22_o.jpg


junto ao Raso, continuava a chover, fraca, mas tocada a vento,

só por curiosidade, consegui medir o vento no Guincho 39,8 km/h, no cabo da Roca 33,6 km/h, estava relativamente calmo e perto da praia da Aguda 41,5 km/h,
agora começo a ter mais a noção dos ventos que apanho quando ando de bike :lmao:e eisto não é nada de especial, ( que espero recomeçar para a semana que vem )

apanhei nevoeiro ao chegar á Malveira da Serra até Almoçageme, na Azóia era complicado a condução pois havia uma visibilidade reduzida, na Roca já nem por isso, numa pausa dos chuviscos fui até á falésia e conseguia ver o mar logo o nevoeiro deveria estar mais alto, ainda pensei em dar um salto até á Peninha para ver se tinha a sorte de o nevoeiro estar nas zonas mais baixas, mas fazer a estradinha até lá acima com o nevoeiro quase serrado não me seduzio,

é pena que este anemómetro que apesar de medir a temperatura, demore algum tempo a actualizá-la, não me dando muito tempo para ter a temperatura real, no entanto a leitura da do carro começou pelos 15º e chegou aos 13º á medida que fui chegando á Roca.

:palmas: reportagem sempre empolgante! Fiquei impressionado sobretudo com essas fotos das ondas, foram momentos muito bem apanhados! Interessante o contraste entre o mar calmo de Carcavelos e a força das ondas no Raso, embora potenciada pelo vento e a chegada da frente. Esta cobertura de nuvens que tem sido constante nos últimos três dias deve estar acima da serra. Mas da Roca olhando para a Peninha pode-se perceber se o cimo está acima, abaixo ou imerso nas nuvens. O último caso é o único em que não vale a pena ir lá, a não ser para desfrutar do nevoeiro na floresta que é um cenário belíssimo (mas não à noite, claro). No entanto como dizes que na Azóia (250m) estava cerrado, provavelmente a espessura da camada de nuvens era quase seguramente suficiente para engolir a Peninha também. Costumo fazer o percurso nocturno da Roca ou da Azóia à Malveira, pela estrada, e a variação do vento é notável ao longo das curvas e vales. O pico do vento é sempre quando a estrada contorna o Cabeço do Vento antes de chegar à Malveira, é ali que passa uma das correntes de vento.

Ontem o céu em Carcavelos esteve mesmo com o aspecto que mostraste praticamente todo o dia:
nZZ9Zzi.jpg


Mais interessante estava anteontem, dia 13, as nuvens tinham definição e o ar era límpido, a presença dos cumulus ainda na massa de ar frio pré-frontal dava o tom cénico:
rFEVxLk.jpg


Hoje amanheceu encoberto de estratocumulus e nimbostratus pouco consistentes, vento de ONO fraco mantendo-se assim todo o dia. Promessas de abertas por vezes mas de pouca duração. Um manto de estratocumulus e algumas nuvens altas que se vislumbravam quando aquele se abria.
8uNcnRM.jpg

aBLxvPP.jpg
 
Última edição: