Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
e fica o registo da "aragem" que se fazia sentir,

16420067320_c120dd23c4_o.jpg




num caminho até á Azóia, apesar da aparente protecção pela encosta, ia ficando sem a máquina pois estava montada no tripé e o vento fe-la quase tombar pela ribanceira a baixo,

16605926091_a7c6c24f5e_o.jpg

Excelente reportagem Vitor, mais uma!
Bela rajada essa, ontem a nortada estava nervosa. :D

Esse local da foto, sempre me suscitou interesse, estou ha anos para ir la abaixo, salvo erro é o vale da ribeira do Touro/ribeira da Mata, certo?
É dos vales que apresenta maior declive nas suas vertentes, é impressionante.

O juntamento das curvas de nivel fala por si.
Se o vale fosse mais perto, já tinha ido lá fazer registos das t.minimas, deve fazer fortes inversões.

0JYAvzW.jpg
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A noite e inicio de manha foram marcadas por rajadas de vento moderadas, dando algumas tréguas por agora, e veio o sol para nos animar mais um dia.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ao final da tarde caiu morrinha no Guincho, mas mal se notava, na Roca a morrinha/chuvisco era mais intensa(o).
Vento moderado e a temperatura rondava os 12,5ºC.
_____

Sigo com 11,5ºC
Extremos térmicos de hoje: 9,7ºC / 14,2ºC
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:surprise: espectacular reportagem, Vitor! Está cada vez melhor! Apanhaste a "fábrica do vento" em plena laboração :w00t:, não voou nada com as rajadas de 90km/h? Já me aconteceu, no mirante do ocidente, a única maneira de tirar fotos foi com a máquina sobre a rocha, com o tripé já não dava :lol:. Esse muro é bastante útil realmente. Magnífico o mar do Guincho e do Raso.
Belas nocturnas! Conseguiste uma composição completa: Lua e o par juntinho de Vénus e Marte (logo acima da Lua também estava Urano mas muito apagado), e ainda o Convento de São Saturnino (excelente unidade hoteleira)! Esse caminho vai dar à enseada do Guincho Velho, não sei se conheces, o TT pode ir até uma casa em ruínas que tem uma boa vista sobre o vetusto e velho pequeno porto de abrigo e o Espigão das Ruivas; a meio caminho antes de um lacete apertado para a direita há uma vista sobre a Baía do Terramoto, abismo fantástico. O caminho é bastante mau e exigente mesmo para quatro rodas mas costumo ver lá viaturas de pescadores, de mergulhadores de caça submarina e até de praticantes de canoagem. É o único local desta costa que tem condições.
Guincho à noite desde a Pirolita tem sempre um sabor a lugar do fim-do-mundo!
Na terceira foto a contar de cima tens o Adrenunes enquadrado pelo vale da Praia da Adraga do lado esquerdo e a Praia das Maçãs do lado direito.

Ficam aqui as fotos também de ontem, mas o passeio foi só à varanda...

Primeiro arco-íris ao amanhecer, contra um fundo de aguaceiro de chuvisco, era pouco colorido, nem parecia merecer a segunda parte do nome:
Ho7P9kg.jpg


Para sul-sueste, luz bastante branca do nascente:
ZiF66gW.jpg


Olhando mais atentamente reparei numa invulgar neblina brilhante sobre a água:
DpazZIl.jpg


E as belas ondas com "penteado para trás" pelo vento:
IgtP69X.jpg


Este segundo arco-íris persistiu quase uma hora pois as nuvens à medida que avançavam dissipavam-se largando continuamente um chuvisco fino que não saía do mesmo lugar. Um fenómeno semelhante ao das nuvens que formam o "capacete" da Serra de Sintra, que em constante movimento permanecem renovando-se:
2G5jFCP.jpg

Eu é que ia voando hehehe, fotografar era algo dificil, ainda por cima o vento nem era constante, soprava de rajadas, penso que poderá ter alcançado os 100 km/h, só para segurar o anemómetro, pois dificil mesmo de luvas calçadas para não gelar, foi deveras interessante, vento assim só quando veio cá o Gong ( tenho imagens e videos ),

essa enseada, após "googlar" acho que descobri onde é, se for onde penso ser, sim é o unico caminho que ainda não fiz, de jipe, como a entrada ao lado de uma casa era algo apertado, não sabia de dava para passar, mas fiz uma parte a pé para um eventual reconhecimento, alias este ano quando os dias forem grandes, quero bater a pé o que for possivel fazer para o registar em fotografia e em video também.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Excelente reportagem Vitor, mais uma!
Bela rajada essa, ontem a nortada estava nervosa. :D

Esse local da foto, sempre me suscitou interesse, estou ha anos para ir la abaixo, salvo erro é o vale da ribeira do Touro/ribeira da Mata, certo?
É dos vales que apresenta maior declive nas suas vertentes, é impressionante.

O juntamento das curvas de nivel fala por si.
Se o vale fosse mais perto, já tinha ido lá fazer registos das t.minimas, deve fazer fortes inversões.

0JYAvzW.jpg

É esse caminho sim, é efectivamente um vale muito fechado.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dois videos de Sábado que ilustram bem a força da menina, a nortada.

Cume que circunda o vale de Porto Covo, já perto da Barragem da Mula, Serra de Sintra.



@StormRic é um trilho espectacular, foi a primeira vez que passei por lá, tens que lá ir tirar umas fotos! Do lado oposto, ou seja, Pisão, a visão é esta:
zaNY9Vf.jpg





Guincho

 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E ontem finalmente recomecei a andar de bicla, de tanto tempo parada que acho que se chateou comigo :lol: após começar a andar noto algo de estranho, tentei perceber, não descobri, voltar para casa não estava no programa, por isso siga, seja o que se quiser,

levei para o meu reinicio e porque não tinha intenções de fazer muitos km´s, levei a minha ultra sofisticada compacta de 55€ :lol:, tripé, um qualquer muro, pilarete, até contentor do lixo, para as nocturnas,

inauguração da pista pedocisclismo de Algés, ou talvez pista de corta mato e ou BTT em modo off-road, enfim ao longo de alguns anos que por aqui passei no caminho de terra nunca apanhei nada disto, e já agora com tanto espaço porque não fizeram-na mais larga ? pois já estou a ver os conflitos em dias mais solarengos,
ó tempo volta pata trás,

16616902001_53b0ef300b_o.jpg


algures no passeio maritimo de Oeiras,

16616902081_6e1d6f0e24_o.jpg


em Carcavelos,

15995847074_246fc6d036_o.jpg
16618032365_051521a890_o.jpg
16432237329_924700b5fb_o.jpg


Cascais ao fundo,

16618032575_c5482e9b96_o.jpg


no regresso, novamente Carcavelos, a cor alaranjada, humm

16410745907_6f49a9a4ab_o.jpg


no inicio do passeio maritimo de Oeiras do lado da marina,

16616902681_0347188bca_o.jpg


praia de Caxias,
a partir daqui os tons constantes alaranjados confirmaram as minhas suspeitas, chuva, bom o que senti talvez foi mais moléculas H2O , mas ainda estava a uns 6 - 7 km do carro e uma dor numa perna que me impedia de andar "rápido" fruto da longa paragem, felizmente não passou de particulas de agua,

15998282613_d27d800119_o.jpg


venha o proximo, que já tinha saudades, esperando agora sem paragens.