Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esse local da foto, sempre me suscitou interesse, estou ha anos para ir la abaixo, salvo erro é o vale da ribeira do Touro/ribeira da Mata, certo?
É dos vales que apresenta maior declive nas suas vertentes, é impressionante.

O juntamento das curvas de nivel fala por si.
Se o vale fosse mais perto, já tinha ido lá fazer registos das t.minimas, deve fazer fortes inversões.

O vale do Rio Touro/Ribeira da Mata é selvagem, não tem acessos a não ser na sua cabeceira onde mais junto à estrada tem a Quinta de Rio Touro e um pouco mais abaixo, com acesso pelos moinhos da Azóia, o Convento de São Saturnino. Daí para baixo não há caminhos, excepto um muito velho que cruza de um lado ao outro cerca de 500m mais abaixo de S.Saturnino, mas já nem deve estar acessível devido ao mato. Só mesmo já na foz, Porto Touro, há outro caminho que liga a Pirolita ao Guincho Velho, mas aí a temperatura já está condicionada pelo mar. O vale é muito estreito e profundo, se houver lugar sujeito a inversões será na zona do Convento, mesmo assim duvido por causa da inclinação, o ar não estagna.
Fico muito curioso pelo que possas descobrir de novo sobre este vale que é um local ainda muito bem preservado e singular nesta paisagem.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Nada a apontar de grande coisa.
Acumulado de 1.3 mm.
Chuviscou durante o almoço e durante várias partes do dia um tipo de precipitação que nem merece o nome de chuvisco, simplesmente coisas a cair do céu. :D
Por volta das 14h o vento ficou maluco, chovia fracamente e a chuva vinha de todos os lados, era praticamente horizontal e nem um chapeu de chuva literalmente na horizontal me livrou de apanhar uma grande molha...e eu que tenho sempre sorte de andar na rua contra o vento :mad::rain:

Minimas e máximas muito próximas e deve continuar assim toda a semana.
Máxima: 14,7ºC
Minima: 10,9ºC

Nos próximos dias temos o AA, dias com céu pouco nublado e temperaturas razoáveis.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma panorâmica de ontem ( Domingo ) de manhã daqui, quase total ausência de vento apenas registei 12,2 km/h, temperatura relativamente amena,

:palmas: Inspiradoras panorâmicas repletas de perspectivas e detalhes que nos deixam entusiasmados pela redescoberta da paisagem sob ângulos tão diferentes. Gosto muito disto, mesmo.
Além disso estas fotos mostram o ambiente que tem prevalecido neste Fevereiro que será lembrado pelo cinzento e pelo chuvisco inconsequente.
Aquela foto do alinhamento Espichel/Restelo é notável porque mostra que mesmo assim a visibilidade ainda era boa; e é uma perspectiva comprimida deveras invulgar.
Imprescindíveis estas reportagens, Vitor, obrigado pela partilha!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E ontem finalmente recomecei a andar de bicla, de tanto tempo parada que acho que se chateou comigo :lol: após começar a andar noto algo de estranho, tentei perceber, não descobri, voltar para casa não estava no programa, por isso siga, seja o que se quiser,

levei para o meu reinicio e porque não tinha intenções de fazer muitos km´s, levei a minha ultra sofisticada compacta de 55€ :lol:, tripé, um qualquer muro, pilarete, até contentor do lixo, para as nocturnas,

inauguração da pista pedocisclismo de Algés, ou talvez pista de corta mato e ou BTT em modo off-road, enfim ao longo de alguns anos que por aqui passei no caminho de terra nunca apanhei nada disto, e já agora com tanto espaço porque não fizeram-na mais larga ? pois já estou a ver os conflitos em dias mais solarengos,
ó tempo volta pata trás,

:bombar: Boa! Tenho que consertar a minha também, para voltar aos passeios de duas rodas.

Quando o tripé não dá usa-se um "tripedra" pois claro :lol:

A pista de Algés-Caxias ficou muito maltratada pelo mar na zona a seguir à Cruz Quebrada, por acaso ontem passei de comboio e reparei que estava repleta de pedras arremessadas pelas ondas, areia, lixo. Penso que na primavera lhe façam uma limpeza.

As fotos aqui da Praia de Carcavelos ficaram composições muito boas, englobam múltiplos aspectos não esquecendo o céu que ficou perfeito; a terceira foto com a perspectiva da praia é excepcional. Favorita aquela com a Arrábida em fundo, visibilidade fascinante não é? Bela memória do dia esta recolha de imagens!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O vale é muito estreito e profundo, se houver lugar sujeito a inversões será na zona do Convento, mesmo assim duvido por causa da inclinação, o ar não estagna.
Fico muito curioso pelo que possas descobrir de novo sobre este vale que é um local ainda muito bem preservado e singular nesta paisagem.

Percebo o que estás a dizer, de facto o vale apresenta declive, ainda assim acredito que o vale terá inversões fortes,pois tem encostas com declives muito acentuados( no google earth chega acusar 78%,de inclinação, é de loucos)/ ausência de edificado ao longo das mesmas, o factor horas de sol tem uma grande importância, os valeiros que estão na vertente norte da serra e estão interligados com o vale, também devem gerar muito ar frio.Pode sempre existir sectores do vale onde o ar frio se acumule devido a vegetação, por exemplo, enfim só mesmo com medições é que podemos ter uma ideia mais concreta do que se passa lá em baixo.Um dia, quem sabe. :D
__________

11,1ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:bombar: Boa! Tenho que consertar a minha também, para voltar aos passeios de duas rodas.

Quando o tripé não dá usa-se um "tripedra" pois claro :lol:

A pista de Algés-Caxias ficou muito maltratada pelo mar na zona a seguir à Cruz Quebrada, por acaso ontem passei de comboio e reparei que estava repleta de pedras arremessadas pelas ondas, areia, lixo. Penso que na primavera lhe façam uma limpeza.

As fotos aqui da Praia de Carcavelos ficaram composições muito boas, englobam múltiplos aspectos não esquecendo o céu que ficou perfeito; a terceira foto com a perspectiva da praia é excepcional. Favorita aquela com a Arrábida em fundo, visibilidade fascinante não é? Bela memória do dia esta recolha de imagens!:thumbsup:

:thumbsup:

O dia estava invulgarmente com boa visibilidade, apesar de encoberto,

sei que os lugares/cenários podem começar a ser repetitivos, mas é o que se pode arranjar :)

estes chuviscos tem predominado os dias, ainda hoje assim o foi, ao fim da manhã, já tenho saudades de uns bons aguaceiros.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Algumas imagens dos últimos três dias, com poucas ou nenhumas novidades. Os céus de estratus e estratocumulus, por vezes alguns nimbostratus à passagem das frentes fracas ou em dissipação, por vezes alguns altocumulus e altostratus ou cirrus.
Neblina tem alternado com boa visibilidade apesar da nebulosidade. Tudo típico da periferia do anticiclone.

Poente de Sábado, dia 21:
h7LMhuj.jpg


Amanhecer de Domingo, 22:
wHc39nV.jpg

hdnpYVO.jpg


Tarde de Domingo:
xPPrmFB.jpg


Poente de hoje (amanhecer com nuvens baixas, encobriam a Arrábida, cinzento, nenhumas cores):
Pu8bncU.jpg


O somatório dos chuviscos que têm caído nem deve chegar a um milímetro, o chão só fica humedecido ou quando muito molhado mas sem acumular poças.