Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2016

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Sigo com 10,0°C.
A sensação térmica esteve/está muito baixa, quer no litoral centro, quer no resto do país, às 21UTC. Aqueles -31 em Fóia... :cold:
Devia/deve estar uma grande ventania lá.
utci_obs21.jpg

http://www.ipma.pt/pt/ambiente/biometeo/utci/index.jsp?page=utci21.xml
 
Última edição:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sigo com 10,0°C.
A sensação térmica esteve/está muito baixa, quer no litoral centro, quer no resto do país, às 21UTC. Aqueles -31 em Aljezur... :cold:
Devia/deve estar uma grande ventania lá.
utci_obs21.jpg

http://www.ipma.pt/pt/ambiente/biometeo/utci/index.jsp?page=utci21.xml

Não sei bem explicar esse parametro, mas sei que não é sensação térmica,esses supostos valores de sensação térmica não fariam qualquer sentido, alias na sensação térmica nunca entra "calor".
Os ditos -31ºC são na Foia e não em Aljezur. :thumbsup:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não sei bem explicar esse parametro, mas sei que não é sensação térmica,esses supostos valores de sensação térmica não fariam qualquer sentido.
Os ditos -31ºC são na Foia e não em Aljezur. :thumbsup:
Desculpem o off-topic: porque achas que não é sensação térmica?

http://www.ipma.pt/pt/ambiente/biometeo/index.jsp
"Indices Biometeorológicos
Os estudos desenvolvidos no âmbito da Biometeorologia e da Bioclimatologia Humana mostram alguns dos efeitos que o estado do tempo e o clima podem provocar nos seres humanos. Recorrendo à utilização destes índices, é possível identificar alguns efeitos combinados que os diferentes elementos climáticos podem causar.

A aplicação de índices biometeorológicos permite quantificar o conforto humano utilizando modelos teóricos"
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite.ontem ainda consegui acumular 4mm com os aguaceiros fortes que caíram de manhã, agora sim o frio decidiu aparecer e já vou com 8,8ºC, espero bater já esta noite a mínima da estação este ano de 6,5ºC de resto céu limpo e vento nulo.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Sigo com 10,0°C.
A sensação térmica esteve/está muito baixa, quer no litoral centro, quer no resto do país, às 21UTC. Aqueles -31 em Fóia... :cold:
Devia/deve estar uma grande ventania lá.
utci_obs21.jpg

http://www.ipma.pt/pt/ambiente/biometeo/utci/index.jsp?page=utci21.xml

Pelo que soube, havia muito vento na zona de Albufeira, Portimão e Faro (vi algumas publicações pelo facebook de amigos), por isso não me admirava nada que estive gélido... mas aquela Serra de Monchique, aguenta muita coisa!
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Falando na EMA do Cabo Carvoeiro, estive a consultar dados antigos, parece que em 1986 e 1987 houve minimas de 1ºC e geada, brutal.
Se quiseres vê os dados aqui:

http://agricultura.isa.utl.pt/agribase_temp/solos/default.asp
__________

9,3ºC

Devo ter uma mínima a rondar os 6ºC, tudo depederá do enfraquecimento do vento, o que por aqui é sempre complicado, vamos ver.
Lembro-me bem! Eu nessa altura vivia no Largo dos Remédios, ali mesmo junto à marginal e ao Cabo Carvoeiro. Os invernos eram rigorosos nessa altura. Trovejava que Deus dava! Era lindo ver a trovoada no mar. Sofriamos com invernos rigorosos e o verão era mesmo só aqueles 3 meses. O mar tb era muito mais revolto. Lembro-me das ondas varrer a marginal. Hoje só com umas borrifadelas da rebentação das ondas já anda tudo assustado. Era adolescente e bem me lembro da frialdade desses invernos! Acordava várias vezes e via o jardim de casa todo branco com geada. Agora a malta queixa-se do frio mas não é nada como dantes.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Fui agora ao terraço. o termómetro marca 7,4ºC aqui no centro de Peniche, mas a sensação é de estarem uns 4 graus! :cold:
O vento acalmou já passava da meia noite.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,221
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa noite!
Temperatura desce a bom ritmo aqui, sigo já com 6,8ºC!! :cold:
Vento sopra por vezes moderado de NE e torna o ambiente mesmo cortante com sensações térmicas a rondar os 2ºC...
O dia teve aguaceiros de manhã, ceu limpo a tarde e ainda muito vento de N com rajadas intensas, sendo a máxima registada de 75 km/h!

Temperaturas: 8,1ºC / 12,9ºC

Isto sim foi um dia de Inverno! :D
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Bom dia, A noite foi fresca por aqui com uma mínima de 0,6º C e alguma pouca geada pelo início da manhã.
Neste momento os sol brilha e o céu está com um azul fantástico a temperatura é agora 4,0º C

Uma foto que acabei de tirar

Moinho.jpg