Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.
Esta tarde tive de sair e dei a volta à península... fazendo a comparação da intensidade de vento do fim da tarde para o que está agora, a intensidade do vento no centro da cidade é seguramente acima do registo no Cabo Carvoeiro. Mas isso não será nada anormal.

Entretanto, desde o meu comentário anterior, parece que as rajadas aumentaram de intensidade. Anda muita coisa no ar pela rua.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Diminuíu um pouco às 2h, mais intenso no Cabo Raso mas, curiosamente, nada de especial no Cabo da Roca:
iEkPiZf.jpg

Qo0YK0w.jpg

Aqui em Santa iria, 39 Km/h, rajadas 53 Km/h, nada de especial também, vento normal.

Continuo surpreso pelo vento apenas moderado no Cabo da Roca.
Diminuíu no Cabo Carvoeiro e no Raso, pelas 3h era mais intenso em S.Pedro de Moel e na Fóia mas na verdade nada de especial. Veremos amanhã quais foram as rajadas máximas, só isso justificará os avisos amarelos.

slSiKvs.jpg

Os aguaceiros fracos continuam pela Região Oeste, puxados a vento, claro:
47kRj5C.jpg

Em Santa Iria, chegou aos 40 Km/h e rajadas até 58 Km/h.
0,3 mm
9,9ºC

Continuo surpreso pelo vento apenas moderado no Cabo da Roca.
Diminuíu no Cabo Carvoeiro e no Raso, pelas 3h era mais intenso em S.Pedro de Moel e na Fóia mas na verdade nada de especial. Veremos amanhã quais foram as rajadas máximas, só isso justificará os avisos amarelos.

slSiKvs.jpg

Os aguaceiros fracos continuam pela Região Oeste, puxados a vento, claro:
47kRj5C.jpg

Em Santa Iria, chegou aos 40 Km/h e rajadas até 58 Km/h.
0,3 mm
9,9ºC
Confirmo, diminuiu.

Mas voltou a intensificar! E muito

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Imagem do satélite Suomi ontem às 13h28:

Xw7spQL.jpg

Por agora, Cabo Carvoeiro é a estação mais ventosa e chuvosa da RLC às 4h:
VET8FVB.jpg

Há pelo menos uma estação em Alcabideche que já registou rajadas à volta de 90 Km/h e vento médio em 5 minutos de 71 km/h. Que noite agradável, a lembrar certas noites de Verão... :rolleyes:

Última edição:
Valente ventania toda a noite. Soprou, uivando, forte de norte e certamente de oeste porque ouvi as gotas de chuva (em água e, acho eu, bolinhas de gelo) estamparem-se a alta velocidade contra o vidro da minha janela. Agora continua o show wuthering heights com a música de fundo de um mar que não está para brincadeiras. Grande animação! ;)

Há pelo menos uma estação em Alcabideche que já registou rajadas à volta de 90 Km/h e vento médio em 5 minutos de 71 km/h. Que noite agradável, a lembrar certas noites de Verão... :rolleyes:

Boas,

Sim, a fazer lembrar os massacres localizados do verão.
Confirmo noite de tempestade no reino do vento.:D

13 mm
93 km/h rajada máxima de vento.

Sinceramente não me admiro muito das diferenças para os cabos, muitas vezes passa despercebido ao pessoal , mas este rectângulo mete os cabos no bolso.;)

Última edição:
Boa tarde,
Como já estava à espera, os aguaceiros logo após a meia-noite começaram a dissipar-se a sul das serras a norte de Lisboa, tanto que, no final de contas, apenas acumulei uns (espetaculares) 0,5 mm na passada madrugada. Enfim! :disgust:

Entretanto o dia de hoje tem sido algo ventoso e com céu nublado, tendo a rajada máxima sido atingida durante a madrugada. A temperatura atual é de 12,0°C. :)

Tão depressa como se formou, o núcleo depressionário sobre a fronteira afastou-se para Leste e perdeu identidade, arrastando consigo o início de uma oclusão em gancho:
by3exXo.gif

cQqvO3d.gif

À mesma hora da última carta de análise, a imagem do Terra dá uma boa ideia da circulação:

DYqpbI0.jpg

Continuamos com nebulosidade, média em geral, modelada pelo vento de Noroeste moderado a forte.
Quatro aguaceiros fracos sempre puxados e espalhados pelo vento renderam apenas 0,8 mm até às 10h.

Vento acima dos 30 Km/h, especialmente a partir do início da manhã, com vários picos de vento médio em cinco minutos de mais de 45 Km/h, máximo de 50 Km/h às 12h45 e há pouco, às 15h30.
Rajadas acima dos 60 Km/h, frequentes, rajada máxima de 69 Km/h às 13h50.

Temperatura mínima de 9,3ºC às 8h10; mínima secundária de 9,4ºC às 10h10.
Máxima provisória de 11,8ºC às 15h25.

O pólo do vento na RLC (exceptuando a singularidade da zona de Alcabideche/Serra de Sintra) foi sem dúvida o Cabo Carvoeiro, com pelo menos cinco horas de vento médio acima dos 60 Km/h !
Das 6h às 7h atingiu mesmo os 66 Km/h, esperemos que não tenha havido problemas sérios em Peniche.

wv3nOme.jpg

As alturas e cercanias dos montes e serras, da Região Oeste às Serras mais a norte da RLC, foram os locais que recolheram maior acumulado dos aguaceiros fracos ou moderados.
Torres Vedras é um exemplo da persistência dos pequenos acumulados horários:
5XsBkTY.jpg

Estado
Fechado para novas mensagens.