Pode haver uma cheia muito grave da Ribeira de Colares. Não sei qual é o estado de limpeza daquele leito de cheia. Mas parece-me que para esse extremo da RLC não vai intensificar a precipitação; Setúbal sim! 72,4 mm na Serra 25,4 mm aqui em Santa Iria
Esperemos que a frente não estacione muito tempo por aqui, porque as coisas estão a ficar algo húmidas... (estação do IST/Arco do Cego/Lisboa)
Sim, é a minha Jorge, situação complicada por cá! Fiz agora o caminho do trabalho para casa, e uma coisa que demoro 10 minutos, demorei 45! Liguei para o 112 por causa de uma queda de árvore, e disseram que não tinham pessoal tal o número de ocorrências! Sigo com 50.2mm e contínua a chover copiosamente! Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Queda de temperatura brusca, fim do vento, paragem abrupta na queda da pressão e posterior aumento. Marcou a fronteiras das massas de ar, estando já Sesimbra neste momento na massa de ar fria. Chove copiosamente há vários minutos. Situação pode-se complicar nas próximas horas na região de Lisboa e Setúbal, pelo radar não se vê indícios de abrandamento.
Descida de temperatura no litoral pode indicar o aproximar do fim desta frente. Mas os acumulados estão feitos e vão descer às zonas baixas: Isto foi só até às 13h. A frente ondula e o espaçamento das isóbaras alarga-se, queda do vento mas maior lentidão da frente, maior persistência da precipitação. Preferíamos uma passagem mais rápida empurrada por vento de W.
Por falar nisto, confesso que não conhecia a localização do radar do Sul (Loulé) e faz-me um bocado confusão pq n é mais puxado para o Atlântico, Monchique ou mesmo mais a Norte na zona da Barragem de St. Clara...
Com efeito. Queda da temperatura, abrandamento do vento, inclusive mudança de direcção do mesmo, e pressão atmosférica em ligeira recuperação. 29.21 mm and counting
Acredito que a ribeira de Colares esteja no limite, esses 74 mm da estação da serra vão exactamente lá dar. A estação do Penedo segue com 46 mm , zonas tradicionalmente ricas em água com tanto mm em cima é complicado.
Acumulados superiores a 10mm na última hora: Alcobaça: 15mm Praia da Rainha: 12.7mm Coimbra (Aeródromo): 11.1mm Rio Maior: 10.2mm A região de Leiria é talvez das mais afetadas devido à ausência do radar de Coruche. As imagens não passam a ideia de tais acumulados. 58mm em Azeitão. Nas próximas horas, especial atenção para as estações de Setúbal, Pegões, Coruche, Alvega etc.
A Ribeira de Colares já foi palco de cheias graves. Desde que se tenham lembrado de abrir a comporta da pequena represa em Colares, penso que escoará bem. Depende do que vier da encosta Norte. Quando é muito o cruzamento da Várzea fica intransitável.