Completamente de acordo. Não só na localização geográfica, como na quantidade de precipitação, principalmente o ECMWF, em cheio!
Registo diário de ontem: Precipitação bem distribuída por toda a RLC, com os máximos orográficos expectáveis. A estação do Barreiro/Lavradio não registou durante algumas horas. Notável a distribuição da Humidade Relativa mínima: a massa de ar seco que estava instalada mais a Leste só foi removida tardiamente, quando a frente estava já com actividade diminuída e as precipitações foram, em parte por isso, bastante mais reduzidas na Região Sul contígua. Pelo contrário, apesar dos valores na zona nordeste da RLC, a massa de ar foi totalmente removida e os acumulados foram o que se viu. Rajada máxima no Cabo da Roca, de resto os valores não revelam o que se passou nas zonas altas, onde não há EMA's, e para onde estavam previstas as rajadas mais fortes. Temperaturas máximas normais para uma massa de ar tropical pré-frontal nesta data... ... tal como as mínimas, que ainda espelham a passagem da frente antes da meia-noite:
Em Glória do Ribatejo tarde de céu nublado com abertas. Vento fraco a moderado de NW. Panorâmica a oeste: Solos em superávit e linhas de água sazonais bem cheias:
As estação da Figueira e de Aveiro deixaram de registar a partir das 5 de ontem, parece-me claramente uma falha
Depois do dia e noite de ontem com a frente e a depressão a assolarem-nos acirrada e duradouramente, hoje, após manhã de aguaceiros ligeiros, apareceu o sol primaveril e quentinho. Nas Furnas, por volta do meio dia, já ressaltavam os tons prata e azul. A nebulosidade escassa deixava ver o Cabo da Roca.
@Mammatus e @StormRic, as fotos que postei foram tiradas sensivelmente às 11/11:15 da manhã de hoje Entretanto a bonança chegou e proporcionou esta bonita simetria
Vistas do alto de Montemor, muita agua a correr por tudo lado, o que mostra que está a ser um inverno a sério, destaco para as lezírias quase cobertas de água, algo que não via á algum tempo.
Alguns desses passaram aqui pelo meu "quintal" Nuno Belíssimas como sempre --------------------------- Quanto há Karim, grande grande gaja pá Hoje mais 7.8mm para o penico, consequência do pos-frontal Fevereiro segue com 187.2mm Quinta-feira há mais, os 200mm estão já ali Bom resto de Domingo pessoal Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Ontem foi um dia extremamente chuvoso que muito beneficiou não só a Serra de Sintra, mas também a da Arrábida, onde os acumulados também andaram entre os 60 e os 90 mm. Hoje fui dar uma volta (quase sempre de carro) pelo Parque Natural da Arrábida, desde Sesimbra, passando pelo Calhariz, Casais da Serra, Azeitão e terminei na Quinta de Alcube. Muita água escorrer por todo o lado, pequenos ribeiros temporários tudo a correr ainda muito bem apesar de já terem passado várias horas depois da precipitação, muitas "lagoas" formadas nos campos e nas pradarias bem verdejantes. E muitos vestígios de terra e pedras ao longo das estradas, dando ideia que como estariam ontem. Fica uma foto da Cascata de Alcube, que é suficientemente elucidativa:
De facto acho que o mais extremo deste evento é ver o Cabo Raso com 70 mm Mês mais que feito, 143,5 mm. Dados do SNIRH, Ribeira da Laje ontem subiu de 0,74 m a 3,53 m, quase 3 metros de altura!
Sim, sem dúvida que foi um valor surpreendente! Eu lembro-me que vi um mapa de precipitações médias anuais, em que o Cabo Raso, apresentava menos de 500 mm (já com clima semiárido). Não sei se estava correto, mas deve ser quase certamente a zona mais seca da Estremadura.
O Cabo Carvoeiro já tem um valor abaixo dos 600 mm para 71-00, não me custa a crer que o Cabo Raso, sendo ainda mais seco, tivesse valores dessa ordem