Engraçado... não dei por ele quando tirei a foto. Cá para mim é algum efeito de luz na lente... Eram 16h22.
A nível nacional, foi um período claramente seco, nem chega a 90% do valor de 71-00. Esse artigo está disponível? Também estou curioso
Boa noite pessoal, Sim, apesar de não ter referido esse aspecto no outro post, durante o aguaceiro também ocorreu uma variação brusca no vento, embora a rajada mais elevada foi registada à tarde, 33.2 km/h. Aqui partilho. Desde esse aguaceiro, a meio da manhã, não ocorreu mais precipitação, o dia terminou assim com um acumulado de 8.61 mm. A tarde foi soalheira, quase primaveril não fosse a temperatura algo fresca. Extremos: 15.9ºC / 9.6ºC (mínima registada no último minuto do dia) Pressão atmosférica a subir ao longo de todo o dia. Dou por terminado este evento com um belo acumulado de 75.11 mm. "Fevereiro águas mil" segue com 147.79 mm e ainda não acabou, a meio da semana espera-se mais precipitação. ___________________________ Sigo com céu pouco nublado, 9.7ºC, vento fraco de W.
Acho que é mesmo um arco-íris, não pode ser tão perfeito e a lente não está numa direcção em que receba o sol. Além disso nas imagens de radar vê-se que houve uma nuvem/aguaceiro que acabou de dissipar-se precisamente nesse momento. Ainda havia precipitação fraca a caminho do solo, é um fenómeno comum que ocorre nos pós-frontais polares com rápida subida da pressão. Repara que o sol está nas tuas costas, exactamente na posição oposta à da direcção desse canto da foto. Lembrar também que o radar de Coruche estava inactivo, e os ecos que se vêem nas imagens são dos radares de Arouca e/ou Loulé, portanto a esta distância deles situam-se a grande altitude, algo como mais de 2 Km. Por isso, às 16h20 (última imagem acima) toda a precipitação acima dessa altitude já tinha terminado, os últimos pingos ainda iam a caminho do solo e o sol incidiu neles criando o ténue arco-íris. Não o viste antes porque só nessa altura o aguaceiro residual (praticamente já sem nuvem por cima) chegou a um local na direcção oposta ao sol relativamente ao sítio onde estavas, e pela sequência dos ecos era uma nuvem que se deslocava rapidamente, como aconteceu hoje na corrente de WNW/NW..
A RLC com dificuldade em ficar no "retrato" dos radares... Ficam os dois time-lapses para dar uma ideia melhor. Evento completo. Nesta altura já temos novamente circulação de WSW, evidente nas horas finais do radar, de Arouca principalmente. O dia de ontem, Domingo, terminou com 2,0 mm aqui em Santa Iria, máxima de 13,8ºC às 15h30 e mínima de 7,5ºC pelas 8h. O vento tinha terminado o dia fixo em W e em fraco à volta dos 10 Km/h, notavelmente estável desde as 20h. Até agora a mínima de hoje já é inferior à de ontem,tocou os 7,1ºC às 3h20. Temperatura subiu depois até aos 8,7ºC neste momento. Vento foi enfraquecendo ainda mais, caíndo na calma há pouco. HR entre 73% e 76%.
Fica uma perspetiva diferente dessas células Karim depression, at Creiro beach by Ricardo Carvalho, no Flickr Shelf cloud, at Creiro beach, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr Shelf cloud, at Creiro beach, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr Creiro beach, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr Creiro beach, Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr Creiro Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr Atmospheric instability by Ricardo Carvalho, no Flickr Atmospheric instability by Ricardo Carvalho, no Flickr
Boas, Hoje vi gelo nos vidros dos carros, A mínima nos vales devem ter rondado o ZERO, mas n tenho registo oficial.
Boas Belo dia de sol. Bem, impressionante como o caudal da ribeira da mula ainda está muito forte. Durante a semana ver se partilho um video no local onde se junta com a ribeira da Atrozela. É exactamente na ponte do Pisão. Outra curiosidade por lá, rebentou uma nascente junto à estrada, nunca a tinha visto correr, dado ser uma zona carsica e os recentes acumulados brutais parece que chegou ao limite.
Bom dia Céu quase limpo, apenas Cumulus humilis a Leste e a Oeste, longe. 14,9ºC, a subir. A mínima repetiu às 8h45 os 7,1ºC das 3h20. Vento fraco do quadrante Leste mas nas últimas horas a rodar até SSE e a aumentar para moderado 21 Km/h , mas variável, com rajadas 26 Km/h A pressão terminou a subida de 19 hPa, que vinha registando desde as 2h de ontem, às 11h. Principiou a descer lento uma hora atrás. Humidade relativa teve o máximo às 9h10, 84%, descendo, até ao momento, aos 65% Ficam as análises de superfície e umas pequenas fotos de ontem, despedida da Karim: A manhã de ontem: A tarde: NE Leste SE SE A noite passada: E agora ao meio dia:
bateu as mínimas de ontem! As máximas reagiram ao sol, claro, mas pouco porque a massa de ar era fria pós-frontal: Os acumulados complementaram significativamente os valores de anteontem na região de Coimbra, particularmente:
Segundo dia consecutivo com mínima abaixo de 5 ºC pela Figueira, o que não devia ser nada de espetacular em fevereiro, mas neste mês é... Ao menos temos chuva!
Mínima aqui deve ter sido abaixo dos 5ºC, já noto rapidamente o arrefecimento da minha casa. De jusante para montante, aqui uma foto dos triângulos antes do Jamor entrar no Palácio de Queluz, que muito bem fizeram o seu papel de não estragar o canal de azulejos com troncos ou até mesmo entupir Oeiras: No parque de Queluz a água do Jamor já é transparente. Pelas margens dá para perceber que entre Belas e Queluz o rio subiu cerca de 1 metro, acredito que com o afluente de Carenque deve ter ido aos 2 metros em Oeiras. Barragem de Queluz Os patos estão mais que contentes.