Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.
Segundo esse gráfico, e nesse período de tempo (1998-2008) penso que nem deve ter chegado a 330 mm (e fiz contas ligeiramente acima, a ver se depois analizo essa informação com mais cuidado).
Não sei se foi um período mais seco do que o normal, mas para ajudar a ter uma ideia mais concreta seria preciso uma série mais completa.
Mesmo assim, um excelente achado e muito melhor do que nada!
Eu lembro-me de ter lido algumas partes do artigo onde esse gráfico foi publicado, mas já nem me lembrava que também falavam do Cabo Raso.
A nível nacional, foi um período claramente seco, nem chega a 90% do valor de 71-00. Esse artigo está disponível? Também estou curioso

Boa noite pessoal,

(...)

Aqui em Santa iria ocorreu uma variação de temperatura também assim brusca, mas sem a precipitação, cerca de meia hora mais cedo e, isso sim, com uma variação violenta do vento.

18uOeKJ.jpg

(...)

Sim, apesar de não ter referido esse aspecto no outro post, durante o aguaceiro também ocorreu uma variação brusca no vento, embora a rajada mais elevada foi registada à tarde, 33.2 km/h. Aqui partilho.

Zntxull.png

Desde esse aguaceiro, a meio da manhã, não ocorreu mais precipitação, o dia terminou assim com um acumulado de 8.61 mm.
A tarde foi soalheira, quase primaveril não fosse a temperatura algo fresca.

Extremos: 15.9ºC / 9.6ºC (mínima registada no último minuto do dia)

Pressão atmosférica a subir ao longo de todo o dia.

jw9FbPJ.png

Dou por terminado este evento com um belo acumulado de 75.11 mm.
"Fevereiro águas mil" segue com 147.79 mm e ainda não acabou, a meio da semana espera-se mais precipitação.

Sigo com céu pouco nublado, 9.7ºC, vento fraco de W.

Engraçado... não dei por ele quando tirei a foto. Cá para mim é algum efeito de luz na lente... :intrigante:
Eram 16h22.

Acho que é mesmo um arco-íris, não pode ser tão perfeito e a lente não está numa direcção em que receba o sol. ;)
Além disso nas imagens de radar vê-se que houve uma nuvem/aguaceiro que acabou de dissipar-se precisamente nesse momento. Ainda havia precipitação fraca a caminho do solo, é um fenómeno comum que ocorre nos pós-frontais polares com rápida subida da pressão. Repara que o sol está nas tuas costas, exactamente na posição oposta à da direcção desse canto da foto.
4Zob6Yp.jpg
K7RFcrf.jpg
ZXX5FRU.jpg
jaztLHT.jpg

Lembrar também que o radar de Coruche estava inactivo, e os ecos que se vêem nas imagens são dos radares de Arouca e/ou Loulé, portanto a esta distância deles situam-se a grande altitude, algo como mais de 2 Km. Por isso, às 16h20 (última imagem acima) toda a precipitação acima dessa altitude já tinha terminado, os últimos pingos ainda iam a caminho do solo e o sol incidiu neles criando o ténue arco-íris. Não o viste antes porque só nessa altura o aguaceiro residual (praticamente já sem nuvem por cima) chegou a um local na direcção oposta ao sol relativamente ao sítio onde estavas, e pela sequência dos ecos era uma nuvem que se deslocava rapidamente, como aconteceu hoje na corrente de WNW/NW..
:)

A RLC com dificuldade em ficar no "retrato" dos radares...

Ficam os dois time-lapses para dar uma ideia melhor.
Evento completo.

Nesta altura já temos novamente circulação de WSW, evidente nas horas finais do radar, de Arouca principalmente.

O dia de ontem, Domingo, terminou com 2,0 mm aqui em Santa Iria, máxima de 13,8ºC às 15h30 e mínima de 7,5ºC pelas 8h.
O vento tinha terminado o dia fixo em W e em fraco à volta dos 10 Km/h, notavelmente estável desde as 20h.

Até agora a mínima de hoje já é inferior à de ontem,tocou os 7,1ºC às 3h20.
Temperatura subiu depois até aos 8,7ºC neste momento.

Vento foi enfraquecendo ainda mais, caíndo na calma há pouco.

HR entre 73% e 76%.

Última edição:
Boas

Belo dia de sol.

Bem, impressionante como o caudal da ribeira da mula ainda está muito forte. Durante a semana ver se partilho um video no local onde se junta com a ribeira da Atrozela. É exactamente na ponte do Pisão.

Outra curiosidade por lá, rebentou uma nascente junto à estrada, nunca a tinha visto correr, dado ser uma zona carsica e os recentes acumulados brutais parece que chegou ao limite.

Última edição:
Bom dia

Céu quase limpo, apenas Cumulus humilis a Leste e a Oeste, longe.

14,9ºC, a subir.
A mínima repetiu às 8h45 os 7,1ºC das 3h20.

Vento fraco do quadrante Leste mas nas últimas horas a rodar até SSE e a aumentar para moderado 21 Km/h , mas variável, com rajadas 26 Km/h

A pressão terminou a subida de 19 hPa, que vinha registando desde as 2h de ontem, às 11h. Principiou a descer lento uma hora atrás.

Humidade relativa teve o máximo às 9h10, 84%, descendo, até ao momento, aos 65%

Ficam as análises de superfície e umas pequenas fotos de ontem, despedida da Karim:

A manhã de ontem:
z5RU2q7.gif
MolzCk5.gif

A tarde:
MolzCk5.gif

NE
msuoTys.jpg

Leste
3ctEFvN.jpg

SE
Cw9zQLV.jpg

CXHrJSI.gif

SE
y4CVE0T.jpg

72tT3KS.jpg

A noite passada:
7B1p42E.gif
2S4CAaI.gif

E agora ao meio dia:
xoNTPZH.gif

Última edição:
Mínima aqui deve ter sido abaixo dos 5ºC, já noto rapidamente o arrefecimento da minha casa.

De jusante para montante, aqui uma foto dos triângulos antes do Jamor entrar no Palácio de Queluz, que muito bem fizeram o seu papel de não estragar o canal de azulejos com troncos ou até mesmo entupir Oeiras:

DR9UePk.jpg

No parque de Queluz a água do Jamor já é transparente. Pelas margens dá para perceber que entre Belas e Queluz o rio subiu cerca de 1 metro, acredito que com o afluente de Carenque deve ter ido aos 2 metros em Oeiras.

Barragem de Queluz :lol:

Os patos estão mais que contentes.

Estado
Fechado para novas mensagens.