grande vista! Céu e mar numa luz esplêndida! Então trata-se da mesma linha de células que passou aqui em Santa Iria às 10:40 e que deu um grande sobressalto ao vento e descida de temperatura. São todas observações da mesma linha de células que passou aqui: Aquele eco amarelo/laranja terá sido o que corresponde à descarga maior captada nas fotos do Nuno, ou pouco depois. Quando as células ultrapassaram a Arrábida/S.Luís receberam novo impulso do estuário do Sado: Já tinha saudades destas vistas! Abraço! Ali na penúltima foto, mesmo ao centro no cimo da colina, está a "minha" estação de referência, em Parque de Santa Iria. Ontem registou 46,5 mm e mais 2,0 mm hoje. Esta foto: ...mostra as células da linha que estava nessa altura a passar para lá da Arrábida, que referimos acima. Espectáculo!
Eu não tinha noção que o Cabo Raso era tão seco, só me apercebi quando li qualquer coisa aqui no fórum, há uns tempos.
Boa noite, Por aqui desde o meio-dia que não chove, mas a pós-frontal ainda acumulou 5,3 mm. O evento acaba assim nos 72,6 mm, elevando o acumulado mensal para os 153,7 mm ou 168% do valor médio para o mês de fevereiro, e ainda deverei acumular algo no dia 25. O resto do dia foi bastante ameno, com vento fraco a ligeiramente moderado mas com uma temperatura máxima normal para a altura do ano. Foi uma tarde soalheira e calma, que no início ainda teve uns momentos nublados mas que mais tarde limpou. Durante a tarde era possível ouvir a corrente da vala lá em baixo a partir da varanda - nem imagino como deve ter estado ontem à noite... Charneca de Caparica Máx: 15,3ºC Mín: 8,7ºC Prec: 5,3 mm Agora estão 11,2ºC e céu pouco nublado.
Por aqui o dia aguentou-se sem chover nada, se bem que por volta da hora de almoço o céu começou a escurecer muito e o vento esttava a puxar, mas não passou de uns pingos, creio que o grosso dela foi para a zona do vale do Tejo, de resto foi o sol que marcou presença, por vezes entre a nuvens.
De um relatório da CMC: Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença. Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro
Hoje também aqui por Lisboa uma tarde calma, com chuviscos esporádicos e belíssimas nuvens. Deu para esticar as pernas na mata de Monsanto e ainda tirar umas fotos e um timelapse (a partir do heliporto para o Bugio) e com pingas no final.
Mas o valor do continente para fevereiro em 1998-2008 também foi de uns míseros 59,5 mm, fazendo uma simples proporção daria uma valor 71-00 de cerca de 50 mm
Bem como disse anteriormente nunca vi tanta água na serra. Como fui de bike deu para ter ideia o que aconteceu na rede hidrográfica, foi efectivamente uma explosão de água. Para se ter ideia a ribeira da malveira/guincho na zona da ponte junto à praia chegou a ter uma largura de 10/12 mts. Felizmente para cascais no pior período de chuva a barragem da mula nao descarregava.. Lagoa azul a descarregar, já estava, mas com uma força incrível... Barragem da mula a descarregar Um afluente da ribeira da mula
Apenas a registar um aguaceiro forte e com umas pedrinhas de granizo à mistura depois das 12h, mas de curta duração! Fez o acumulado subir para os 3 mm. A tarde foi tranquila, sem chuva, fria e com vento moderado de NO. Com este evento espectacular, o acumulado total do mês disparou para os 144 mm!! Praticamente o dobro da média mensal e o mês ainda não acabou... Mais chuva deve cair esta semana! 10,6°C actuais
Boas noites, Tarde seca, luminosa e um pouco ventosa por Samora. O último aguaceiro do dia "lembrou-se" de cair mesmo quando estava a meio do passeio higiénico dominical... Dia muito mais fresco hoje, com a máxima a chegar apenas aos 15,3 ºC. Neste momento estão 10,9 ºC e a madrugada deverá ser bem fria Fui ver como estava o Almansor; nada de muito surpreendente àquela hora, mas como estava a vazar, deve ter estado, muito provavelmente, mais alto. Aqui foi onde vi os cavalos brancos na outra noite E já mais à frente, nos arrozais
Que espectáculo! Estes são vídeos para "emoldurar", confesso que nunca vi a Mula a descarregar, nem tanta água a afluir à albufeira! Só mesmo tu e a tua bike para uma reportagem em cima do acontecimento e com esta qualidade.
Segundo esse gráfico, e nesse período de tempo (1998-2008) penso que nem deve ter chegado a 330 mm (e fiz contas ligeiramente acima, a ver se depois analiso essa informação com mais cuidado). Não sei se foi um período mais seco do que o normal, mas para ajudar a ter uma ideia mais concreta seria preciso uma série mais completa. Mesmo assim, um excelente achado e muito melhor do que nada! Eu lembro-me de ter lido algumas partes do artigo onde esse gráfico foi publicado, mas já nem me lembrava que também falavam do Cabo Raso.
Boa noite, Deixando um pequeno resumo dos ultimos 2 dias na Cova da Piedade: 20/02: 67.5mm 21/02: 4.8mm Total do evento: 72,3mm Total mensal: 122,7mm
Obrigado. Estes vídeos dão uma ideia, por exemplo a quantidade de água nas bermas e estradas simplesmente um caos, nem imagino ontem... Obrigado tenho sorte pois de Alcabideche à barragem /serra é um pulo. Já agora um video que uma amiga me mandou, esta tarde na cascata de Fervença(montelavar/Pero Pinheiro).