Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Duarte Sousa 1 Fev 2021 às 00:00.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    :w00t: grande vista! Céu e mar numa luz esplêndida!

Então trata-se da mesma linha de células que passou aqui em Santa Iria às 10:40 e que deu um grande sobressalto ao vento e descida de temperatura.

São todas observações da mesma linha de células que passou aqui:
    [​IMG][​IMG]

Aquele eco amarelo/laranja terá sido o que corresponde à descarga maior captada nas fotos do Nuno, ou pouco depois.
    Quando as células ultrapassaram a Arrábida/S.Luís receberam novo impulso do estuário do Sado:

Já tinha saudades destas vistas! Abraço! :cheers:
    Ali na penúltima foto, mesmo ao centro no cimo da colina, está a "minha" estação de referência, em Parque de Santa Iria. Ontem registou 46,5 mm e mais 2,0 mm hoje.

Esta foto:
    ...mostra as células da linha que estava nessa altura a passar para lá da Arrábida, que referimos acima.

Espectáculo!:thumbsup:

2. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Eu não tinha noção que o Cabo Raso era tão seco, só me apercebi quando li qualquer coisa aqui no fórum, há uns tempos.

3. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Boa noite,
    Por aqui desde o meio-dia que não chove, mas a pós-frontal ainda acumulou 5,3 mm. O evento acaba assim nos 72,6 mm, elevando o acumulado mensal para os 153,7 mm ou 168% do valor médio para o mês de fevereiro, e ainda deverei acumular algo no dia 25. :rain:

O resto do dia foi bastante ameno, com vento fraco a ligeiramente moderado mas com uma temperatura máxima normal para a altura do ano. Foi uma tarde soalheira e calma, que no início ainda teve uns momentos nublados mas que mais tarde limpou. Durante a tarde era possível ouvir a corrente da vala lá em baixo a partir da varanda - nem imagino como deve ter estado ontem à noite... :uau:

Charneca de Caparica
    Máx: 15,3ºC
    Mín: 8,7ºC
    Prec: 5,3 mm

Agora estão 11,2ºC e céu pouco nublado. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Por aqui o dia aguentou-se sem chover nada, se bem que por volta da hora de almoço o céu começou a escurecer muito e o vento esttava a puxar, mas não passou de uns pingos, creio que o grosso dela foi para a zona do vale do Tejo, de resto foi o sol que marcou presença, por vezes entre a nuvens.

RStorm, Mammatus, belem e 5 outras pessoas gostaram disto.
  5. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Viena
    De um relatório da CMC:

Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença.

Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro :lol:

6. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    Hoje também aqui por Lisboa uma tarde calma, com chuviscos esporádicos e belíssimas nuvens.

Deu para esticar as pernas na mata de Monsanto e ainda tirar umas fotos e um timelapse (a partir do heliporto para o Bugio) e com pingas no final.

7. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Mas o valor do continente para fevereiro em 1998-2008 também foi de uns míseros 59,5 mm, fazendo uma simples proporção daria uma valor 71-00 de cerca de 50 mm

8. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Bem como disse anteriormente nunca vi tanta água na serra. Como fui de bike deu para ter ideia o que aconteceu na rede hidrográfica, foi efectivamente uma explosão de água. Para se ter ideia a ribeira da malveira/guincho na zona da ponte junto à praia chegou a ter uma largura de 10/12 mts. Felizmente para cascais no pior período de chuva a barragem da mula nao descarregava..

Lagoa azul a descarregar, já estava, mas com uma força incrível...

Barragem da mula a descarregar

Um afluente da ribeira da mula

9. Tufao André

Tufao André
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    Venda Nova (Amadora)
    Apenas a registar um aguaceiro forte e com umas pedrinhas de granizo à mistura depois das 12h, mas de curta duração!
    Fez o acumulado subir para os 3 mm.
    A tarde foi tranquila, sem chuva, fria e com vento moderado de NO.

Com este evento espectacular, o acumulado total do mês disparou para os 144 mm!! :thumbsup: Praticamente o dobro da média mensal e o mês ainda não acabou... Mais chuva deve cair esta semana!

10,6°C actuais

10. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Boas noites,

Tarde seca, luminosa e um pouco ventosa por Samora. O último aguaceiro do dia "lembrou-se" de cair mesmo quando estava a meio do passeio higiénico dominical... :rolleyes::D Dia muito mais fresco hoje, com a máxima a chegar apenas aos 15,3 ºC. Neste momento estão 10,9 ºC e a madrugada deverá ser bem fria :cold:
    Fui ver como estava o Almansor; nada de muito surpreendente àquela hora, mas como estava a vazar, deve ter estado, muito provavelmente, mais alto.

Aqui foi onde vi os cavalos brancos na outra noite :w00t:

E já mais à frente, nos arrozais

11. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :surprise: Que espectáculo! Estes são vídeos para "emoldurar", confesso que nunca vi a Mula a descarregar, nem tanta água a afluir à albufeira! Só mesmo tu e a tua bike para uma reportagem em cima do acontecimento e com esta qualidade. :palmas:

12. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Segundo esse gráfico, e nesse período de tempo (1998-2008) penso que nem deve ter chegado a 330 mm (e fiz contas ligeiramente acima, a ver se depois analiso essa informação com mais cuidado).
    Não sei se foi um período mais seco do que o normal, mas para ajudar a ter uma ideia mais concreta seria preciso uma série mais completa.
    Mesmo assim, um excelente achado e muito melhor do que nada!
    Eu lembro-me de ter lido algumas partes do artigo onde esse gráfico foi publicado, mas já nem me lembrava que também falavam do Cabo Raso.

#867 belem, 21 Fev 2021 às 22:46
    Última edição: 21 Fev 2021 às 23:43
  13. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Boa noite,

Deixando um pequeno resumo dos ultimos 2 dias na Cova da Piedade:

20/02: 67.5mm
    21/02: 4.8mm

Total do evento: 72,3mm
    Total mensal: 122,7mm

14. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :thumbsup: belas fotos! Nessa vê-se um arco-íris do lado direito. A que horas foi?

15. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts

Obrigado.
    Estes vídeos dão uma ideia, por exemplo a quantidade de água nas bermas e estradas simplesmente um caos, nem imagino ontem...
    Obrigado :thumbsup: tenho sorte pois de Alcabideche à barragem /serra é um pulo.
    Já agora um video que uma amiga me mandou, esta tarde na cascata de Fervença(montelavar/Pero Pinheiro).

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página