Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.
Depois do dia e noite de ontem com a frente e a depressão a assolarem-nos acirrada e duradouramente, hoje, após manhã de aguaceiros ligeiros, apareceu o sol primaveril e quentinho. Nas Furnas, por volta do meio dia, já ressaltavam os tons prata e azul. A nebulosidade escassa deixava ver o Cabo da Roca.

:w00t: grande vista! Céu e mar numa luz esplêndida!

as fotos que postei foram tiradas sensivelmente às 11/11:15 da manhã de hoje

Então trata-se da mesma linha de células que passou aqui em Santa Iria às 10:40 e que deu um grande sobressalto ao vento e descida de temperatura.

Manhã de céu muito nublado com abertas. Vento fraco de WNW.
Bastante escuro a sul:

Neste momento, o dia segue parcialmente nublado com abertas e há pouco caiu uma bela chuvada.

Hoje, esta célula descarregou uma quantidade considerável de água durante alguns minutos:

Esse eco amarelo aí na zona do Barreiro gerou um rain rate máximo de 24 mm/h, e uma considerável queda da temperatura, -3.9ºC em 10 minutos!

Essa foto foi tirada por volta das 11h da manhã? Se foi o caso, esse foi o aguaceiro que não me deixou dormir até ao meio-dia.

São todas observações da mesma linha de células que passou aqui:
lPBjndJ.jpg
CS8y5du.jpg

Aquele eco amarelo/laranja terá sido o que corresponde à descarga maior captada nas fotos do Nuno, ou pouco depois.
C5TqkC9.jpg

Quando as células ultrapassaram a Arrábida/S.Luís receberam novo impulso do estuário do Sado:
UTqyQev.jpg

Vistas do alto de Montemor,
muita agua a correr por tudo lado, o que mostra que está a ser um inverno a sério,
destaco para as lezírias quase cobertas de água, algo que não via á algum tempo.

Já tinha saudades destas vistas! Abraço! :cheers:
Ali na penúltima foto, mesmo ao centro no cimo da colina, está a "minha" estação de referência, em Parque de Santa Iria. Ontem registou 46,5 mm e mais 2,0 mm hoje.

Esta foto:
...mostra as células da linha que estava nessa altura a passar para lá da Arrábida, que referimos acima.

Fica uma foto da Cascata de Alcube, que é suficientemente elucidativa:

Espectáculo!:thumbsup:

Sim, sem dúvida que foi um valor surpreendente!
Eu lembro-me que vi um mapa de precipitações médias anuais, em que o Cabo Raso, apresentava menos de 500 mm (já com clima semiárido).
Não sei se estava correto, mas deve ser quase certamente a zona mais seca da Estremadura.
Eu não tinha noção que o Cabo Raso era tão seco, só me apercebi quando li qualquer coisa aqui no fórum, há uns tempos.

Boa noite,
Por aqui desde o meio-dia que não chove, mas a pós-frontal ainda acumulou 5,3 mm. O evento acaba assim nos 72,6 mm, elevando o acumulado mensal para os 153,7 mm ou 168% do valor médio para o mês de fevereiro, e ainda deverei acumular algo no dia 25. :rain:

O resto do dia foi bastante ameno, com vento fraco a ligeiramente moderado mas com uma temperatura máxima normal para a altura do ano. Foi uma tarde soalheira e calma, que no início ainda teve uns momentos nublados mas que mais tarde limpou. Durante a tarde era possível ouvir a corrente da vala lá em baixo a partir da varanda - nem imagino como deve ter estado ontem à noite... :uau:

Charneca de Caparica
Máx: 15,3ºC
Mín: 8,7ºC
Prec: 5,3 mm

Agora estão 11,2ºC e céu pouco nublado. :)

Por aqui o dia aguentou-se sem chover nada, se bem que por volta da hora de almoço o céu começou a escurecer muito e o vento esttava a puxar, mas não passou de uns pingos, creio que o grosso dela foi para a zona do vale do Tejo, de resto foi o sol que marcou presença, por vezes entre a nuvens.

Eu não tinha noção que o Cabo Raso era tão seco, só me apercebi quando li qualquer coisa aqui no fórum, há uns tempos.
De um relatório da CMC:

lo4JGYz.png

Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença.

Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro :lol:

UoKqBaH.png

De um relatório da CMC:

lo4JGYz.png

Cabo da Roca abaixo dos 500 mm e acredito que Raso idem. Aliás, acho que até deve ir abaixo dos 400. Por exemplo, locais a escassos kms de distância como a Roca e a Base Aérea têm +300 mm de diferença.

Cabo Raso para um período de 1998-2008 tem uma média de 30 mm para Fevereiro :lol:

UoKqBaH.png
Mas o valor do continente para fevereiro em 1998-2008 também foi de uns míseros 59,5 mm, fazendo uma simples proporção daria uma valor 71-00 de cerca de 50 mm

Bem como disse anteriormente nunca vi tanta água na serra. Como fui de bike deu para ter ideia o que aconteceu na rede hidrográfica, foi efectivamente uma explosão de água. Para se ter ideia a ribeira da malveira/guincho na zona da ponte junto à praia chegou a ter uma largura de 10/12 mts. Felizmente para cascais no pior período de chuva a barragem da mula nao descarregava..

Lagoa azul a descarregar, já estava, mas com uma força incrível...

Barragem da mula a descarregar

Um afluente da ribeira da mula

Apenas a registar um aguaceiro forte e com umas pedrinhas de granizo à mistura depois das 12h, mas de curta duração!
Fez o acumulado subir para os 3 mm.
A tarde foi tranquila, sem chuva, fria e com vento moderado de NO.

Com este evento espectacular, o acumulado total do mês disparou para os 144 mm!! :thumbsup: Praticamente o dobro da média mensal e o mês ainda não acabou... Mais chuva deve cair esta semana!

10,6°C actuais

Boas noites,

Tarde seca, luminosa e um pouco ventosa por Samora. O último aguaceiro do dia "lembrou-se" de cair mesmo quando estava a meio do passeio higiénico dominical... :rolleyes::D Dia muito mais fresco hoje, com a máxima a chegar apenas aos 15,3 ºC. Neste momento estão 10,9 ºC e a madrugada deverá ser bem fria :cold:
Fui ver como estava o Almansor; nada de muito surpreendente àquela hora, mas como estava a vazar, deve ter estado, muito provavelmente, mais alto.

Aqui foi onde vi os cavalos brancos na outra noite :w00t:
zXMIVw6.jpg

E já mais à frente, nos arrozais
zccu9AK.jpg

D6CeK6L.jpg

Bem como disse anteriormente nunca vi tanta água na serra. Como fui de bike deu para ter ideia o que aconteceu na rede hidrográfica, foi efectivamente uma explosão de água. Para se ter ideia a ribeira da malveira/guincho na zona da ponte junto à praia chegou a ter uma largura de 10/12 mts. Felizmente para cascais no pior período de chuva a barragem da mula nao descarregava..

Lagoa azul a descarregar, já estava, mas com uma força incrível...

Barragem da mula a descarregar

Um afluente da ribeira da mula

:surprise: Que espectáculo! Estes são vídeos para "emoldurar", confesso que nunca vi a Mula a descarregar, nem tanta água a afluir à albufeira! Só mesmo tu e a tua bike para uma reportagem em cima do acontecimento e com esta qualidade. :palmas:

De um relatório da CMC:

lo4JGYz.png

UoKqBaH.png

Segundo esse gráfico, e nesse período de tempo (1998-2008) penso que nem deve ter chegado a 330 mm (e fiz contas ligeiramente acima, a ver se depois analiso essa informação com mais cuidado).
Não sei se foi um período mais seco do que o normal, mas para ajudar a ter uma ideia mais concreta seria preciso uma série mais completa.
Mesmo assim, um excelente achado e muito melhor do que nada!
Eu lembro-me de ter lido algumas partes do artigo onde esse gráfico foi publicado, mas já nem me lembrava que também falavam do Cabo Raso.

Última edição:
:surprise: Que espectáculo! Estes são vídeos para "emoldurar", confesso que nunca vi a Mula a descarregar, nem tanta água a afluir à albufeira! Só mesmo tu e a tua bike para uma reportagem em cima do acontecimento e com esta qualidade. :palmas:

Obrigado.
Estes vídeos dão uma ideia, por exemplo a quantidade de água nas bermas e estradas simplesmente um caos, nem imagino ontem...
Obrigado :thumbsup: tenho sorte pois de Alcabideche à barragem /serra é um pulo.
Já agora um video que uma amiga me mandou, esta tarde na cascata de Fervença(montelavar/Pero Pinheiro).

Estado
Fechado para novas mensagens.