Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A entrada de nebulosidade instável está neste momento a originar aguaceiros e trovoadas no litoral oeste (entre Peniche e a Figueira da Foz). Vento moderado durante os aguaceiros, que podem ser de granizo.
Provavelmente estas células deverão perder actividade à medida que fazem o percurso por superfície emersa, uma vez que deixam de estar alimentadas de vapor de água procedente do Atlântico...

ImapWeather
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Confirmo! Sequencia de 6 trovoes com varios relampagos mesmo aqui!
Temp. Actual: 2.5º Impressionante! Esteve antes deste aguaceiro nos 1.5º
De momento, chuva fraca.
Sera de esperar mais alguma coisa para aqui?


Depende da precipitação, é seguir o satélite http://sat24.com/sp
Dá ideia que é por muito pouco que não tem neve visto que são aguaceiros que arrastam frio de altura.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Confirmo! Sequencia de 6 trovoes com varios relampagos mesmo aqui!
Temp. Actual: 2.5º Impressionante! Esteve antes deste aguaceiro nos 1.5º
De momento, chuva fraca.
Sera de esperar mais alguma coisa para aqui?

Muito interessante o tempo por ai ;)
Mesmo que não neve,é sem duvida excelente trovoada,chuva e 2,5ºC por ai!!

Oeiras vai nos 7,4º.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Temos uma janela de opurtunidade aberta até cerca das 12z...teremos forçamento vertical devido á entrada do nucleo frio em altura e á passagem do eixo do cavado ( -30 a -33 de T500, e até -2/-3 na T850).

Poderão ocorrer alguns aguaceiros de neve em locais da zona oeste, onde haverá tambem alguma humidade maritima nos niveis baixos a forneçer energia á linha de instabilidade...qualquer celula mais forte poderá portanto gerar um fluxo frio descendente que baixe a cota até aos 300-400m:)

Depois das 12z não haverá tanto forçamento vertical, mas o gradiente termico deverá manter o regime de aguaceiros...mas infelizmente teremos tambem mais calor nos niveis baixos...:sad:
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Aqui na minha zona so chove ainda nao parou à umas 2 horas mas so ouvi aquele trovao. a temperatura é que está bastante mais alta. no meu parapeito marca 6,1ºC mas mesmo em espaço aberto duvido que esteja menos. na serra é provavel que esteja a nevar. alguem confirma?
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Temos uma janela de opurtunidade aberta até cerca das 12z...teremos forçamento vertical devido á entrada do nucleo frio em altura e á passagem do eixo do cavado ( -30 a -33 de T500, e até -2/-3 na T850).

Poderão ocorrer alguns aguaceiros de neve em locais da zona oeste, onde haverá tambem alguma humidade maritima nos niveis baixos a forneçer energia á linha de instabilidade...qualquer celula mais forte poderá portanto gerar um fluxo frio descendente que baixe a cota até aos 300-400m:)

Depois das 12z não haverá tanto forçamento vertical, mas o gradiente termico deverá manter o regime de aguaceiros...mas infelizmente teremos tambem mais calor nos niveis baixos...:sad:

No meu ver nunca poderá passar de uns aguaceiros com granizo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No meu ver nunca poderá passar de uns aguaceiros com granizo.

Neve é muito provável que não, mas estava a recordar-me das datas de 29 Janeiro 2006 e de 28 Janeiro 2007, e como hoje é 30 Janeiro, não devia haver duas sem três :D


Mas a Janeiro de 2006 foi diferente, um núcleo muito mais activo. Para recordar:

2006012912.gif


2006012912.jpg