Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2013

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Bem penso que o distrito de Coimbra foi dos mais afetados, o cenario por Coimbra era desolador, arvores caídas um pouco por todo o lado, placares publicitarios no chao, sinais de transito, casas sem telhados, estradas cortadas, algumas inundações e muitas freguesias sem luz praticamente 24 horas. Aliás ainda tenho zonas aqui a volta sem luz e mesmo na minha rua só tenho luz dentro de casa.
Talvez o pior evento de que tenho memória.

Sim, muitas zonas de Miranda do Corvo ainda estão sem electricidade. Os ribeiros por lá também estão a transbordar.

Por aqui pela Lousã, tudo bem mais calmo.
Precipitação acumulada hoje, 31,8mm e parece que não é número definitivo.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites, dia incrível este!!

Extremos de temperatura: 8,3ºC / 15ºC

As 2 rajadas máximas do dia:

107 km/h (Às 13h e 43m)
95 km/h (Às 16h e 30m)

Este video espelha bem o dia de hoje, em Alcabideche. As rajadas rondam os 85/90 km/h,força incrivel.

___________________________________________

Neste momento, sigo com 11,0ºC, vento forte (40 km/h) e céu pouco nublado.
 
Editado por um moderador:

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Boa noite.
Na Guia o cenário é desolador. Não temos luz, água, telemovel, telefone, TV, nada. Estamos isolados do mundo e n sabemos o q se passa em lado nenhum. Estradas cortadas, cabos pelo chão, centenas de arvores no chão, rachadas como se fossem palitos. Tive de vir a Pombal, agora q a estrada foi desimpedida.

Estou preocupada com o q me espera em Coimbra, o meu apartamento é antigo e espero q esteja tudo bem...

Desculpem-me as abreviaturas, sei q n são permitidas, mas estou com o telemovel... Força a todos os q tiveram danos. Eu tive alguns, os meus familiares tambem, agora resta fazer contas aos prejuízos. Devo dizer q nunca senti tanto medo. Senti realmente medo.

PS: uma parte da linha do oeste ficou com os carris arrancados...
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Bom dia!

Na minha zona na Marinha Grande (Garcia), está sem luz à cerca de 27 horas. Não existe rede telemóvel (Vodafone).

Hoje no trajecto para Leiria verifiquei que existem, centenas (e não é exagero!) de pinheiros derrubados, e verifiquei uma zona com alguns partidos pelo meio!
Aos colegas da zona de Leiria que queiram verificar e comprovar o que vou escrever, existem um extensão com grande quantidade de pinheiros derrubados, que incluiu esses partidos ao meio, que vai desde a zona das Trutas, até à nacional para Leiria, entre a Embra e a zona Industrial da antiga Jasmim! Se virarem à direita no cruzamento do Pingo Doce da Embra, que vai dar à Trutas conseguem verificar isso. É incrivel o que aconteceu nesse faixa! À zonas que o pinhal foi todo derrubado! E falamos de pinheiros de grande porte!
Falaram-me que na zona da Mata Nacional a destruição de pinhal também é grande!
Neste momento não consigo colocar fotos, mas vou tentar arranjar material para verificarem a destruição.

Na Marinha pelos parques a queda de arvores antigas foi grande, e ontem à noite só metade da cidade tinha luz.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bis em Parceiros-Leiria acabei de saber que na terra ao lado acabou a agua

Bom dia :)

Finalmente voltou a calmaria:pray:

Por aqui não tive eletrecidade durante toda a tarde de Ontem.
Estive sem Comunicações (Internet, TV e Telefone) desde a manhã de ontem até agora (cerca de 1 dia).
Estou bastante desatualizado:(

Tenho alguns estragos no pátio de minha casa e tive de desligar a estação. Daqui a pouco, digo mais coisas e ponho fotos e vídeos ;)
 

Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Só agora é que tivemos um pouco de calmia também por aqui.

O dia de ontem foi caótico.
Não dormi absolutamente nada da noite de sexta-feira para sábado, o vento (ainda o de SW e W) estava incrivelmente forte e foi toda a noite um vendaval. Lembro-me de estar 50% a dormir e ouvir um barulho tal na rua como nunca tinha ouvido. Assustei-me tanto, mas como estava cheio de sono, não me lembro do que se passou a seguir. :confused:

Já durante o dia de sábado: definitivamente o dia em que tive mais medo em relação à meteorologia e com mais vento como nunca havia visto.
Aqui, não houve luz o dia todo (senão à noite, por alguns instantes), não houve internet, havia rede da Vodafone apenas de vez em quando e, felizmente, havia água.

As ribeiras da minha localidade (que vão afluir ao rio Alcobaça, que desagua na Nazaré) estavam muito cheias, pois o mar "empurrava" contra a foz, não deixando a água escoar.

Em termos de estragos, houve imensas árvores caídas, telhados improvisados a voar, plásticos e placas a voarem também, placas da estrada totalmente tombadas... o "comum", infelizmente.
Todo o dia foi assim... o vento não dava quaisquer tréguas.

Confesso que realmente tive muito medo. A minha casa fica mesmo virada para NW, o que ainda pior foi. Tivemos que ter os estores fechados a maioria do dia (com um bocadinho aberto só para ter luz...).

Tenho muita pena dos estragos ocorrentes deste evento... foi um dia realmente infeliz. :( mas felizmente não houve nada de particularmente grave aqui. No entanto, vou publicar um vídeo de uma terra que o teve bem pior do que cá...
 

Dinis93

Cirrus
Registo
18 Ago 2012
Mensagens
33
Local
Cela (Alcobaça)
Estou espantado com os relatos da zona da Marinha Grande e Leiria... passo aí quase todos os dias, até tenho medo de imaginar como estão as coisas aí também. :/

Força nos trabalhos de recuperação!
 

morcega

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
15
Local
Lourinhã
Bom dia!
Ora por aqui ta calminho , nem esta agora vento! embora eu acha-se que não foi nada extraordinario pela minha zona !
Pelo que tenho visto e lido em outros locais, foi um verdadeiro caos! Só lamento os estragos! :x
A proxima que venha com mais trovoada, que eu nem a ouvi :c